Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
ENSINO DE ESPANHOL PARA A MELHOR IDADE
Microanálise Etnográfica: ENSINO DE ESPANHOL PARA A MELHOR IDADE Alunas: Aryane Braun Mariane Moura
2
INTRODUÇÃO Com o aumento da expectativa de vida da população, surgem novas questões a serem resolvidas em relação ao planejamento de vida nessa nova fase. Em muitos casos, envelhecer causa um sentimento de angústia e insegurança devido à incerteza do idoso em relação ao seu novo papel na sociedade, vivendo então à sua margem, sem expectativas de novas contribuições. O projeto analisado propõe dar atenção a eles, através do ensino de línguas.
3
Hipóteses Maioria do sexo feminino Idade entre 50 e 60
Moradia próximo ao local do curso Renda familiar de 1 a 3 salários mínimos Buscam o curso para fazer alguma atividade para ocupar o tempo ocioso.
4
OBJETIVOS Possibilitar o aprendizado de um novo idioma e também de seus aspectos culturais que o envolvem; Estimular a memória, a concentração, o desenvolvimento da socialização e da auto-estima; Atividade intelectual promovendo qualidade de vida ao idoso.
5
MATERIAIS E MÉTODOS Apostila elaborada em especial para esse público, pensando em sua realidade; Prioridade para a questão sociocultural, apresentando formas e expressões para se comunicar em diversos contextos: cumprimentos, compras, consulta médica... Abordagem comunicativa.
6
RESULTADOS E DISCUSÃO Foi entregue um formulário de pesquisa aos alunos, com algumas perguntas a fim de conhecer um melhor o público e outras relacionadas ao aprendizado de segunda língua para verificar a importância desse projeto para eles. Totalizavam, até o momento, dezessete idosos.
7
SEXO
8
FAIXA ETÁRIA
9
RENDA FAMILIAR
10
ESCOLARIDADE
11
EXPECTATIVAS Auto-estima Confiança Aprender Entusiasmar outras pessoas
Sonho Viajar Comunicação Aproveitamento Conhecer Significação da existência
17
CONCLUSÃO A maioria das hipóteses não foram confirmadas, como a da faixa etária, que apresentou uma idade maior, da renda familiar, que apresentou-se superior e do porque estão fazendo o curso, que não é apenas para ocupar o tempo, mas para realização de sonho e aplicações práticas.
18
CRÉDITOS Disciplina: Cultura e Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas Professora Mariza Riva Projeto “Lengua y Cultura Hispánica” Mariane S. G. Moura Rogéria de Aguiar Coordenação: Terumi Koto Projeto Integrar – Psicologia - UFPR
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.