A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A inserção do idoso no mercado de trabalho na Região Metropolitana de Porto Alegre PED-RMPA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A inserção do idoso no mercado de trabalho na Região Metropolitana de Porto Alegre PED-RMPA."— Transcrição da apresentação:

1 A inserção do idoso no mercado de trabalho na Região Metropolitana de Porto Alegre PED-RMPA

2 Evolução demográfica na RMPA 1993: 7,9% idosos (245 mil pessoas) 2007: 12,2% idosos ( 472 mil pessoas) 14,0 % mulheres idosas 10,3 % homens idosos Do total dos idosos com 60 anos e mais as mulheres representavam 60,4% e do total de idosos com 80 anos e mais elas representavam cerca de 70,0%. Crescimento da População Idosa: 92,6% Crescimento da População Total: 24,6%

3 Variação Percentual da População Total e da PEA Segundo Idade na RMPA – 1993 a 2007

4 A inserção do idoso no trabalho Proporção de idosos na PEA: 3,6%. Taxa de participação dos idosos: 14,6% (ocupados 14,1%; desempregados 0,5%). Os demais eram inativos (85,4%). Dentre os ocupados, cerca de 50,0% já eram aposentados e / ou pensionistas. Das mulheres idosas ocupadas, 61,8% encontravam- se inseridas em ocupações mais precárias, frente a 48,0% da mão-de-obra masculina idosa. No total de trabalhadores ocupados, observa-se uma concentração bem menor nessas ocupações: 37,4% para as mulheres e 31,1% para os homens.

5 Distribuição dos ocupados por idade, segundo a posição na ocupação na RMPA –

6 Distribuição dos ocupados com 60 anos e mais por sexo, segundo a posição na ocupação na RMPA –

7 Distribuição dos ocupados com 60 anos e mais por sexo, segundo classes de salário mínimo na RMPA

8 Contribuição na renda familiar O idoso contribuía com mais de 50,0% da sua renda pessoal na renda familiar. A contribuição da renda do idoso na renda familiar era tanto maior quanto menor era o nível de renda desse grupo: cerca de 70,0%, quando recebia menos de três salários mínimos, enquanto, para aquele que recebia acima de 10 salários mínimos, era em torno de 40,0%.

9 Distribuição dos ocupados com 60 anos e mais por sexo e grau de escolaridade na RMPA –

10 Para concluir: O envelhecimento da população e, particularmente, da PEA exige a formulação de políticas públicas e sociais que objetivem uma melhor inserção do idoso no mercado de trabalho, que entre outras contemplem: - programas que visem melhorar o nível educacional da população idosa em geral; - programas de qualificação contínua na área do trabalho; - empregos de boa qualidade adaptados às necessidades deste contingente; - os requisitos necessários a uma força de trabalho mais sujeita a riscos físicos e com menores agilidade e força física.


Carregar ppt "A inserção do idoso no mercado de trabalho na Região Metropolitana de Porto Alegre PED-RMPA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google