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Censo Demográfico 2010 Análise dos Resultados Preliminares do Universo e da Amostra.

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Apresentação em tema: "Censo Demográfico 2010 Análise dos Resultados Preliminares do Universo e da Amostra."— Transcrição da apresentação:

1 Censo Demográfico 2010 Análise dos Resultados Preliminares do Universo e da Amostra

2 1. DEMOGRFIA Áreas de Crescimento e Esvaziamento CRESCIMENTO POPULACIONAL: 1991/2000 | 2000/2010 Em AZUL: municípios que tiveram taxas de crescimento positiva entre 1991 e 2010 POPULAÇÃO PARANAENSE : HAB 2

3 3 DISTRIBUIÇÃO POPULACIONAL NO ANO 2010 Apenas 87 municípios paranaenses – cerca de 1/5 do total – estão acima de 20 mil habitantes, concentrando 75% da população estadual Dos demais, 98 têm menos de moradores, e destes 65 perderam população. 1. DEMOGRFIA Distribuição Populacional e Porte dos Municípios 3

4 1. DEMOGRFIA Pirâmide Demográfica 4 Pirâmide Etária do Paraná, ,89 milhão de jovens entre 10 e 19 anos e 1,81 milhão de crianças até 10 anos

5 1. DEMOGRFIA Pirâmide Demográfica 5 Pirâmide Etária do Paraná, ,84 milhão de jovens entre 10 e 19 anos e 1,48 milhão de crianças até 10 anos

6 Click to edit Master text styles Second level Third level Fourth level Fifth level 1. DEMOGRFIA PiRâmides Etárias 6

7 Transição Demográfica Brasileira Click to edit Master text styles Second level Third level Fourth level Fifth level 1. DEMOGRFIA Transição Demográfica Brasileira 7

8 1. DEMOGRFIA Taxa de Fecundidade Observada e Projetada 8 Taxa de Fecundidade

9 População Jovem – Contração Absoluta 1. DEMOGRFIA População Jovem 9

10 Idade Média da População Brasileira Click to edit Master text styles Second level Third level Fourth level Fifth level 1. DEMOGRFIA Idade Média da População Brasileira 10

11 Bônus Demográfico 1. DEMOGRAFIA 2015/ / / / /2030 Diminuição da população jovem (0-14 anos)Ampliação da população Idosa (+65 anos) Fonte: IBGE, IPARDES Oportunidade para o desenvolvimento econômico Necessidade da intensificação de geração emprego e políticas sociais. BONUS DEMOGRÁFICO Bônus demográfico é o momento em que a estrutura etária da população atua no sentido de facilitar o crescimento econômico. Isso acontece apenas uma vez na história de uma dada população e é quando há um aumento na população economicamente ativa e um menor número de idosos e crianças. 11

12 2 - POBREZA 12

13 2 – POBREZA - População Miserável 13 Renda menor ou igual a ¼ de Salário Mínimo POPULAÇÃO MISERÁVEL 2010 Média PR = 7,0%

14 2 – POBREZA – Grau de Urbanização 14

15 2 – POBREZA - Rendimento Médio Rendimento médio do PR: R$1.298,37 15

16 16 Taxa de Analfabetismo ANALFABETISMO – EDUCAÇÃO – Taxa de Analfabetismo Taxa de Analfabetismo da População de 15 anos ou mais: 2000: 9,5% 2010: 6,3%

17 17 Taxa de Analfabetismo ANALFABETISMO URBANO – EDUCAÇÃO – Taxa de Analfabetismo Taxa de Analfabetismo da População de 15 anos ou mais URBANA 2010: 5,5%

18 18 Taxa de Analfabetismo ANALFABETISMO RURAL – EDUCAÇÃO – Taxa de Analfabetismo Taxa de Analfabetismo da População de 15 anos ou mais RURAL 2010: 10,8%

19 19 Taxa de Analfabetismo ANALFABETISMO GERAÇÕES X E Y – EDUCAÇÃO – Taxa de Analfabetismo Taxa de Analfabetismo: 15 – 24 anos: 0,9 % anos: 2,2%

20 20 Taxa de Analfabetismo ANALFABETISMO 3a IDADE – EDUCAÇÃO – Taxa de Analfabetismo Taxa de Analfabetismo 60 anos ou mais: 21,8%

21 21 4 – ESCOLARIZAÇÃO: FREQUÊNCIA ESCOLAR 80% dos estudantes (2,5 milhões) do Paraná frequentam a Rede Pública de Ensino AINDA ESTÃO FORA DA ESCOLA: 4,5 mil crianças de 6 anos, 33 mil crianças de 7 a 14 anos e 109 mil jovens de 15 a 17 anos.

22 22 5 – PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS

23 QUESTÕES CONSTATADAS Esvaziamento das pequenas cidades Envelhecimento da população Bônus demográfico Pressão urbana nas periferias das grandes cidades e Regiões Metropolitanas Taxa de Analfabetismo em rápido declínio Desafio da Escolarização dos 15 aos 17 anos Pobreza no interior e pobreza nas periferias: educação de mais qualidade como elemento de transformação social e econômica Responsabilidade da Rede Pública: 80% dos estudantes PARA TRANSFORMAR O PARANÁ TEMOS QUE TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO PÚBLICA 23 CONCLUSÕES


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