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PASSOS PARA REALIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO PESQUISA de MARKETING Passo 1 Objetivos da Pesquisa Passo 2 Questões / Hipóteses Passo 3 Necessidade de Dados Passo.

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1 PASSOS PARA REALIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO PESQUISA de MARKETING Passo 1 Objetivos da Pesquisa Passo 2 Questões / Hipóteses Passo 3 Necessidade de Dados Passo 4 Metodologia da Pesquisa Passo 5 Planejamento da Organização, Cronograma e Orçamento Passo 6 Execução da Pesquisa PLANEJAMENTO DA DAPESQUISA

2 Planejamento da Pesquisa de Marketing Algumas Finalidades da Pesquisa: Descrever os mercados Indicar oportunidades Detectar qual a imagem do produto / serviço ou empresa, junto ao público Testar produtos ou serviços Impacto da propaganda Auxiliar o profissional que planeja, na compreensão do mercado. Como me assegurar se necessito ou não de Pesquisa?

3 Planejamento da Pesquisa de Marketing Descrições do produto / serviço Descrições do problema de marketing Descrições do público-alvo Descrições do mercado, dos concorrentes, etc Descrições das áreas geográficas de mercado Pesquisas anteriores Razões conhecidas ou supostas para a compra / uso do produto ou serviço. Para otimizar os Resultados da Pesquisa BRIEFING

4 Os objetivos da pesquisa são determinados de maneira a trazer as informações que solucionam o problema da pesquisa. Que informações são necessárias para resolver o problema de pesquisa ? Na definição dos objetivos de pesquisa, devem ser levados em consideração os seguintes aspectos: Tempo disponível; Recursos disponíveis; Acesso aos detentores dos dados; e Meios de captação dos dados. Planejamento da Pesquisa de Marketing

5 Os objetivos da pesquisa podem ser: OBJETIVO PRINCIPAL OBJETIVO PRINCIPAL quando o pesquisador só coleta INFORMAÇÕES relacionadas ao problema de pesquisa. Planejamento da Pesquisa de Marketing OBJETIVO SECUNDÁRIO OBJETIVO SECUNDÁRIO quando o pesquisador busca componentes específicos que focalizam os aspectos-chave do problema, que estão mais ou menos diretamente relacionados com o problema da pesquisa.

6 ESTABELECIMENTO DAS QUESTÕES E/OU FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES Planejamento da Pesquisa de Marketing QUESTÃO DA PESQUISA QUESTÃO DA PESQUISA são enunciados aprimorados dos componentes específicos do problema. Ex.: Projeto de Fidelização de clientes das Lojas Americanas - Perfil Psicológico dos Clientes. Eles mostram fidelidade à loja? Eles são grandes usuários de crédito?

7 ESTABELECIMENTO DAS QUESTÕES E / OU FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES Planejamento da Pesquisa de Marketing HIPÓTESES HIPÓTESES são suposições que podem ser confirmadas, ou não, pela pesquisa. Ex.: Hipóteses formuladas em relação a questão da pesquisa sobre a fidelização de clientes das Lojas Americanas H1 – Os clientes que são fiéis à loja tem menos informações a respeito do ambiente de compras. H2 – Os clientes fiéis à loja são mais avessas a riscos que os clientes infiéis.

8 ESTABELECIMENTO DAS NECESSIDADES DE DADOS Planejamento da Pesquisa de Marketing DADOS PRIMÁRIOS DADOS PRIMÁRIOS são dados NÃO disponíveis ou inacessíveis para consulta. Ex. Consumidores, Telespectadores, Radiouvintes, Intermediários, Leitores, etc. DADOS SECUNDÁRIOS DADOS SECUNDÁRIOS são dados já disponíveis para consulta, podendo esta ser gratuita ou remunerada. Ex. IBGE, Centro de Pesquisa Universitários, como a FGV e ainda institutos privados como IBOPE, DATAFOLHA, etc.

9 Planejamento da Pesquisa de Marketing VARIÁVEIS SIMPLES VARIÁVEIS SIMPLES são aquelas extremamente fáceis de serem identificadas e medidas. Ex. Idade, cultura, peso, sexo, etc. VARIÁVEIS COMPLEXAS VARIÁVEIS COMPLEXAS são aquelas que para serem medidas é preciso identificar um conjunto de Varáveis Simples. Ex. Nível Socioeconômico dos Entrevistados. Obtêm-se através das Varáveis Simples, como: escolaridade, profissão, bens, renda, moradia, etc. DEFINIÇÃO DAS VARIÁVEIS DA PESQUISA

10 Planejamento da Pesquisa de Marketing 1. DETERMINAÇÃO DO TIPO DE PESQUISA a) Pesquisa Exploratória b) Pesquisa Descritiva c) Pesquisa Causal 2. DETERMINAÇÃO DO MÉTODOS E TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS 3.DETERMINAÇÃO DA POPULAÇÃO DE PESQUISA,TAMANHO DA AMOSTRA E DO PROCESSO DE AMOSTRAGEM DETERMINAÇÃO DA METODOLOGIA DE PESQUISA

11 Planejamento da Pesquisa de Marketing 4. PLANEJAMENTO DA COLETA DE DADOS a) Perfil dos entrevistadores e dos supervisores b) Número de entrevistadores, supervisores, de entrevistas diárias por entrevistador, etc. c) Prazo para realização do campo d) Remuneração dos entrevistadores e) Material e treinamento dos entrevistadores f) Procedimentos de coleta de dados 5. PREVISÃO DO PROCESSAMENTO E ANÁLISE DOS DADOS DETERMINAÇÃO DA METODOLOGIA DE PESQUISA

12 Planejamento da Pesquisa de Marketing 1. PLANEJAMENTO DA ORGANIZAÇÃO a) Recursos Internos b) Capacidade Técnica c) Custo; e d) Prazo. 2. CRONOGRAMA 3.ORÇAMENTO a) Coordenaçãob) Supervisão c) Técnicos d) Secretaria e) Materiais; e f) Outros custos indiretos. PLANEJAMENTO DA ORGANIZAÇÃO, CRONOGRAMA E ORÇAMENTO DA PESQUSA

13 Planejamento da Pesquisa de Marketing 1. EXECUÇÃO DA PESQUISA a) Preparação do campo, que consiste em: (1) Construção, Pré-Teste e reformulação dos instrumentos (2) Impressão dos Instrumentos (3) Formação da Equipe de Campo (4) Distribuição do Trabalho Capacidade Técnica b) O Campo (1) Coleta de dados (2) Conferência, verificação e correções. c) Processamento e Análise (1) Digitação (2) Processamento (3) Análise e Interpretação EXECUÇÃO DA PESQUISA

14 Planejamento da Pesquisa de Marketing a) RELATÓRIO COMPLETO (1) Apresentação da Pesquisa (2) Aspectos Metodológicos e Operacionais (3) Conclusões e Recomendações b) RELATÓRIO SINTÉTICO OU GERENCIAL (1) Principais Tabelas e Gráficos (2) Conclusões e Recomendações c) APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESULTADOS COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS


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