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PESQUISA E SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING Prof. Msc. Décio Luiz Mello Peixoto Faria Março - 2009.

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1 PESQUISA E SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING Prof. Msc. Décio Luiz Mello Peixoto Faria Março

2 SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING - SIM É constituído por pessoas, equipamentos e procedimentos para coleta, classificação, análise, avaliação e distribuição de informações necessárias, precisas e atualizadas para a tomada de decisões de marketing. É constituído por pessoas, equipamentos e procedimentos para coleta, classificação, análise, avaliação e distribuição de informações necessárias, precisas e atualizadas para a tomada de decisões de marketing.

3 GERAÇÃO DE INFORMAÇÕES INTERNAS INTERNAS Informações coletadas no âmbito da empresa EXTERNAS EXTERNAS Informações coletadas fora da empresa

4 PESQUISA DE MARKETING DEFINIÇÃO: DEFINIÇÃO: Pesquisa de marketing é a elaboração, a coleta, a análise, a edição de relatórios sistemáticos de dados relevantes sobre uma situação específica de marketing com a qual uma organização se depara. KOTLER; ARMSTRONG (2003, p.94)

5 TIPOS DE PESQUISA DE MARKETING Pesquisa Qualitativa Pesquisa Qualitativa Pesquisa Quantitativa Pesquisa Quantitativa Pode ser: Pesquisa Exploratória Pesquisa Descritiva Pesquisa Causal

6 PROCESSO DE PESQUISA DE MARKETING 1. Definição do Problema, das Hipóteses e dos Objetivos da pesquisa; 2. Planejamento da pesquisa; 3. Execução da pesquisa; 4. Interpretação e apresentação dos resultados.

7 PROCESSO DE PESQUISA DE MARKETING 1. DEFINIÇÃO: Do Problema; Do Problema; Das Hipóteses; Das Hipóteses; Dos Objetivos (geral e específicos) da pesquisa. Dos Objetivos (geral e específicos) da pesquisa.

8 PROCESSO DE PESQUISA DE MARKETING 2. PLANEJAMENTO DA PESQUISA: 2.1 Determinação da metodologia - Tipo de pesquisa; Tipo de pesquisa; Método e técnica de coleta de dados, Método e técnica de coleta de dados, População de pesquisa e tamanho da amostra; População de pesquisa e tamanho da amostra; Planejamento da coleta de dados (primários e/ou secundários); Planejamento da coleta de dados (primários e/ou secundários); Processamento e análise de dados. Processamento e análise de dados.

9 PROCESSO DE PESQUISA DE MARKETING 2. PLANEJAMENTO DA PESQUISA: Construção do Instrumento de pesquisa (questionário ou formulário); Construção do Instrumento de pesquisa (questionário ou formulário); Estabelecimento das necessidades de dados; Estabelecimento das necessidades de dados; Determinação de fontes de dados. Determinação de fontes de dados.

10 PROCESSO DE PESQUISA DE MARKETING 3. EXECUÇÃO DA PESQUISA: Coleta de dados; Coleta de dados; Conferência, verificação e correção de dados; Conferência, verificação e correção de dados; Digitação; Digitação; Processamento; Processamento; Análise e interpretação; Análise e interpretação; Conclusão e recomendações. Conclusão e recomendações.

11 PROCESSO DE PESQUISA DE MARKETING 4. COMUNICAÇÃO DE DADOS Elaboração e entrega dos relatórios de pesquisa; Elaboração e entrega dos relatórios de pesquisa; Preparação da apresentação oral dos resultados. Preparação da apresentação oral dos resultados.

12 CÁLCULO DO TAMANHO DA AMOSTRA 1. UNIVERSOS FINITOS Número de elementos não excede Z² x p x (1-p) x N Z² x p x (1-p) x N n= _________________ e² x (N – 1)+Z² x (1-p) e² x (N – 1)+Z² x (1-p) Z= valor encontrado na tabela das áreas da curva normal para significância de 5% - Z=1,96 N= tamanho do universo p= proporção de sucessos e de insucessos = 50% ou 0,5 n= tamanho da amostra e= erro máximo admitido

13 CÁLCULO DO TAMANHO DA AMOSTRA 2. UNIVERSOS INFINITOS Número de elementos excede Número de elementos excede Z² Z² n= ________ (Z x e)² (Z x e)² n= tamanho mínimo da amostra Z= valor encontrado na tabela das áreas da curva normal para significância de 5% - Z=1,96 e= erro máximo admitido

14 BIBLIOGRAFIA Gil, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo, Atlas, Gil, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo, Atlas, KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. São Paulo, Prentice-Hall, KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. São Paulo, Prentice-Hall, MATTAR, F. Pesquisa de marketing. São Paulo, Atlas, MATTAR, F. Pesquisa de marketing. São Paulo, Atlas, MOROZOWSKI, A.C.; FARIA, D.L. Perfil da consumidora curitibana. Curitiba, FESP, MOROZOWSKI, A.C.; FARIA, D.L. Perfil da consumidora curitibana. Curitiba, FESP, 2000.


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