A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Pesquisa de marketing em alimentos Profa. Adm. MSc. Camila de Castro Carlos Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Pesquisa de marketing em alimentos Profa. Adm. MSc. Camila de Castro Carlos Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos."— Transcrição da apresentação:

1 1 Pesquisa de marketing em alimentos Profa. Adm. MSc. Camila de Castro Carlos Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos

2 2 Objetivos do aprendizado Apresentar e conceituar os elementos básicos utilizados em pesquisa de marketing; Compreender o processo de elaboração de um plano de pesquisa; Propiciar uma visão crítica dos usos e das limitações da pesquisa de marketing; Conhecer as principais técnicas de coleta e análise de dados. Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos

3 Importância da pesquisa de mercado 3 Pesquisa Dados/ Informações Tomada de decisão Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos

4 Conceitos importantes Método científico Rigor formal Aumenta a credibilidade da pesquisa Modelar Simplificar uma realidade complexa Definir estrutura de estudo do problema de mkt Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos 4

5 Processo de pesquisa de mkt 1.Definição do objeto da pesquisa 2.Definição do problema e objetivos (primários e secundários) da pesquisa 3.Definição da abordagem da pesquisa 4.Definição do tipo de pesquisa 5.Definição dos métodos de pesquisa 6.Criação do instrumento de pesquisa 7.Definição da amostra 8.Coleta de dados 9.Análise de dados 10.Apresentação e discussão dos resultados 11.Tomada de decisão Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos 5

6 Tipos de dados Primários Obtenção de informações direto do objeto de estudo Secundários Obtenção de informações sobre o objeto de estudo, através de terceiros _dad=portal&_schema=PORTAL Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos 6

7 Estudo de caso Padaria do Sr. Manoel Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos 7

8 1.Objetos de estudo na pesquisa de mkt 8Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos Preço Vendas Promoção Estratégias Produto Ferramentas Distribuição Serviços Clientes

9 2.Definição do problema e objetivos Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos 9 Quem são (serão) meus clientes? O que eles desejam?

10 3.Definição da abordagem da pesquisa Quantitativa: apresenta informações que podem ser transformadas em números e analisadas estatisticamente Qualitativa: apresenta informações que na maioria das vezes só podem ser analisadas através de interpretação de textos. Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos 10

11 4.Definição do tipo de pesquisa Exploratória Descritiva Causal Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos 11 Ex. Pesquisar possíveis consumidores para avaliar a aceitação por um novo produto Ex. Pesquisar as preferências dos consumidores Ex. Pesquisar a relação entre determinada ação de marketing com o aumento nas vendas

12 5. Definição dos métodos de pesquisa Técnicas qualitativas: Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos 12

13 5. Definição dos métodos de pesquisa Técnicas Qualitativas Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos 13

14 5. Definição dos métodos de pesquisa Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos 14 Técnicas Quantitativas

15 6.Criação do instrumento de pesquisa Questionário Roteiro Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos 15

16 7.Definição da amostra Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos 16

17 Últimos passos da pesquisa Coleta de dados Análise de dados Apresentação e discussão dos resultados Tomada de decisão Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos 17


Carregar ppt "1 Pesquisa de marketing em alimentos Profa. Adm. MSc. Camila de Castro Carlos Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google