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©2000 Prentice Hall Objetivos ä Os componentes de um moderno sistema de informações de marketing ä Sistema de pesquisa de marketing ä Sistema de apoio.

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2 ©2000 Prentice Hall

3 Objetivos ä Os componentes de um moderno sistema de informações de marketing ä Sistema de pesquisa de marketing ä Sistema de apoio a decisões de marketing ä Previsão e mensuração da demanda

4 ©2000 Prentice Hall Um s ss sistema de informações de marketing (SIM) é constituído de pessoas, equipamentos e procedimentos para coleta, classificação, análise, avaliação e distribuição de informações necessárias de maneira precisa e oportuna para os que tomam decisões de marketing. Um s ss sistema de inteligência de marketing é um conjunto de procedimentos e fontes usados por administradores para obter informações diárias sobre eventos no ambiente de marketing.

5 Definição dos Problemas e dos Objetivos da Pesquisa Pesquisa Exploratória Pesquisa Descritiva Pesquisa Causal Testa as relações de causa e efeito. Testa as hipóteses a respeito das relações de causa e efeito. Testa as relações de causa e efeito. Testa as hipóteses a respeito das relações de causa e efeito. Demonstra a natureza do problema - sugere soluções ou novas idéias. Demonstra a natureza do problema - sugere soluções ou novas idéias. Determina dimensões.

6 ©2000 Prentice Hall Abordagens de Pesquisa Dados comportamentais Grupo de foco Levantamentos Experimental Observação

7 ©2000 Prentice Hall Fontes Secundárias de Dados ä Fontes internas ä Publicações governamentais ä Livros e periódicos ä Informações comerciais ä On-line ä Associações ä Informações sobre negócios

8 ©2000 Prentice Hall O Processo de Pesquisa de Marketing Definição do problema e dos objetivos da pesquisa da pesquisa Definição do problema e dos objetivos da pesquisa da pesquisaDesenvolvimento do plano do plano de pesquisa Desenvolvimento do plano do plano de pesquisa Coleta de informações informações Análise das informações informações Apresentação das conclusões Apresentação

9 ©2000 Prentice Hall A Boa Pesquisa de Marketing: ¶É científica ·É criativa ¸Utiliza múltiplos métodos ¹Realiza a interdependência de modelos e dados ºPreocupa-se com o valor e o custo das informações »Mostra um saudável ceticismo ¼É ética

10 ©2000 Prentice Hall Noventa Tipos de Mensuração de Demanda (6 x 5 x 3) Vendas totais Vendas da empresa Vendas de linha de produto Vendas de forma de produto Vendas de itens de produtos Vendas setoriais Nível de produto Território Região País Cliente Mundo Nívelespacial Curto prazoMédio prazoLongo prazo Nível temporal

11 ©2000 Prentice Hall Demanda Demanda de mercado Demanda da empresa

12 ©2000 Prentice Hall Estimativa da Demanda Corrente ä Potencial total do mercado ä Potencial de mercado da área ä Vendas setoriais ä Participação de mercado

13 ©2000 Prentice Hall Estimativa da Demanda Futura ä Pesquisa das intenções dos compradores ä Composição de opiniões da força de vendas ä Opinião de especialistas ä Análise de vendas passadas ä Método de teste de mercado

14 ©2000 Prentice Hall Revisão ä Os componentes de um moderno sistema de informações de marketing ä Sistema de pesquisa de marketing ä Sistema de apoio a decisões de marketing ä Previsão e mensuração da demanda


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