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Capítulo 4 Coleta de Informações e Mensuração da Demanda de Mercado

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Apresentação em tema: "Capítulo 4 Coleta de Informações e Mensuração da Demanda de Mercado"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 4 Coleta de Informações e Mensuração da Demanda de Mercado
Administração de Marketing Décima Edição Philip Kotler

2 Objetivos Os componentes de um moderno sistema de informações de marketing Sistema de pesquisa de marketing Sistema de apoio a decisões de marketing Previsão e mensuração da demanda

3 Um sistema de informações de marketing (SIM) é constituído de pessoas, equipamentos e procedimentos para coleta, classificação, análise, avaliação e distribuição de informações necessárias de maneira precisa e oportuna para os que tomam decisões de marketing. Um sistema de inteligência de marketing é um conjunto de procedimentos e fontes usados por administradores para obter informações diárias sobre eventos no ambiente de marketing.

4 Definição dos Problemas e dos Objetivos da Pesquisa
Demonstra a natureza do problema - sugere soluções ou novas idéias. Pesquisa Exploratória Pesquisa Descritiva Determina dimensões. Pesquisa Causal Testa as relações de causa e efeito. Testa as hipóteses a respeito das relações de causa e efeito.

5 Abordagens de Pesquisa
Observação Grupo de foco Levantamentos Dados comportamentais Experimental

6 Fontes Secundárias de Dados
Fontes internas Publicações governamentais Livros e periódicos Informações comerciais On-line Associações Informações sobre negócios

7 O Processo de Pesquisa de Marketing
Definição do problema e dos objetivos da pesquisa Desenvolvimento do plano de pesquisa Coleta de informações Análise das informações Apresentação das conclusões

8 A Boa Pesquisa de Marketing:
É científica É criativa Utiliza múltiplos métodos Realiza a interdependência de modelos e dados Preocupa-se com o valor e o custo das informações Mostra um saudável ceticismo É ética

9 Noventa Tipos de Mensuração de Demanda (6 x 5 x 3)
Território Região País Cliente Mundo Nível espacial Curto prazo Médio prazo Longo prazo Nível temporal Vendas totais Vendas da empresa Vendas de linha de produto Vendas de forma de produto Vendas de itens de produtos Vendas setoriais Nível de produto

10 Demanda Demanda da empresa Demanda de mercado

11 Estimativa da Demanda Corrente
Potencial total do mercado Potencial de mercado da área Vendas setoriais Participação de mercado

12 Estimativa da Demanda Futura
Pesquisa das intenções dos compradores Composição de opiniões da força de vendas Opinião de especialistas Análise de vendas passadas Método de teste de mercado

13 Revisão Os componentes de um moderno sistema de informações de marketing Sistema de pesquisa de marketing Sistema de apoio a decisões de marketing Previsão e mensuração da demanda


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