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PLANEJAMENTO PROGRAMA E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PPCP) AULA 2

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Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO PROGRAMA E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PPCP) AULA 2"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO PROGRAMA E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PPCP) AULA 2
Prof. Edison Medeiros

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3 Uma previsão é uma afirmativa ou inferência sobre o futuro, usualmente baseada em informação histórica.

4 Planejamento, predição
e previsão Planejamento: processo lógico que descreve as atividades necessárias para ir do ponto no qual estamos até o objetivo definido;

5 Predição: processo para determinação de um
acontecimento futuro baseado em dados completamente subjetivos e sem uma metodologia de trabalho clara; Previsão: processo metodológico para determinação de dados futuros baseados em modelos estatísticos, matemáticos ou econométricos ou ainda em modelos subjetivos apoiados em metodologia de trabalho clara e previamente definida.

6 PREVISÃO DE VENDAS. O sistema de previsão de vendas
é o conjunto de procedimentos de coleta, tratamento e análise de informações que visa gerar uma estimativa das vendas futuras, medidas em unidades de produtos em cada unidade de tempo.

7 Exemplos de Indicadores
de Demanda Principais Indicadores; Média de horas de trabalho semanal; Consultas às organizações de proteção ao crédito (SERASA); Solicitações de alvará para construção; Taxa de desemprego;

8 Exemplos de Indicadores
De Demanda PIB; Produção industrial; Investimentos em fábricas e equipamentos; Níveis de estoques; Empréstimos comerciais e industriais;

9 Fatores Influenciando a Demanda
Fatores Internos Orçamento de vendas Propaganda Promoções Projeto do Produto/Serviço Descontos Backlogs

10 Fatores Influenciando a Demanda
Fatores Externos Ciclo de negócios Competição Consumismo Eventos Mundiais Ações governamentais Ciclo de vida do produto

11 Processo de previsão de vendas

12 Cadeia de suprimento com vários elos entre a empresa e o consumidor final

13 DEMANDA É a quantidade de um bem ou serviço que pode ser adquirido por um preço definido em um dado mercado, durante uma unidade de tempo. A demanda sempre influência a oferta, ou seja, é a demanda que determina o movimento da oferta.

14 A demanda é o desejo ou a necessidade apoiados pela capacidade e intenção de comprar.
Assim, a demanda só vai acontecer se um consumidor tiver um desejo ou necessidade, se ele tiver condições financeiras para suprir suas necessidades ou desejos, e se ele tiver intenção de satisfazê-los.

15 Estágios da Demanda no Ciclo de Vida do Produto
INTRODUÇÃO CRESCIMENTO MATURIDADE DECLÍNIO TEMPO

16 Componentes da Demanda Séries Temporais
Média Tendência Linear Cíclica Sazonal Aleatória

17 Tipos de previsões Quanto ao horizonte: Curto prazo  métodos
estatísticos baseados em médias. Médio prazo; Longo prazo

18 Outros Métodos de Previsão Julgamento
Extrapolação ingênua Opiniões dos Vendedores Técnica Delphi

19 Outros Métodos de Projeção Contagem
Testes de Mercado; Pesquisas no Mercado Consumidor; Pesquisa no Mercado Industrial;

20 Métodos de Projeção Séries Temporais
Médias Móveis Simples Ponderada Ajustamento Exponencial Ajustamento Sazonal Ajustamento de Tendências Exponencial duplo Regressão linear (ajustamento de retas)

21 Métodos de Projeção Séries Temporais
MÉDIAS MÓVEIS MÉDIAS PONDERADAS MÓVEIS MÉDIAS EXPONENCIAIS MÓVEIS Pt = Pt-1 + (Ct-1-Pt-1) <  <1

22 Métodos de Projeção Séries Temporais
MÉDIAS MÓVEIS

23 Métodos de Projeção Séries Temporais
MÉDIAS PONDERADAS MÓVEIS

24 Métodos de Projeção Séries Temporais
MÉDIAS EXPONENCIAIS MÓVEIS Pt = Pt-1 + (Ct-1-Pt-1) <  <1

25 Métodos de Projeção Séries Temporais
REGRESSÃO LINEAR SIMPLES y = a + bx --> equação da reta Y X

26 Métodos de Projeção Causais
Métodos de Correlação; Modelos de Regressão; Modelos Econométricos;

27 Métodos de Correlação Correlação múltipla
y = a + a1.x1 + a2.x2 +….+an.xn PARA DUAS VARIÁVEIS--> y = a + a1.x1 + a2.x2

28 Métodos de Correlação Exemplo para duas variáveis
Cidade (y)Demanda(livros) (x1)Preço (x2)Renda

29 Métodos de Correlação Y = -2,765 - 7,738x1 + 12,286x2 ou
(demanda) = -2, ,738.(preço) + 12,286.(renda)

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