A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO PROGRAMA E CONTROLE DA PRODUÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO(PPCP) AULA 2 Prof. Edison Medeiros

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO PROGRAMA E CONTROLE DA PRODUÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO(PPCP) AULA 2 Prof. Edison Medeiros"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO PROGRAMA E CONTROLE DA PRODUÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO(PPCP) AULA 2 Prof. Edison Medeiros

2 O estudo do sistema de PPCP Integração do sistema De PPCP aos objetivos estratégicos Da manufatura Processo decisório: Como as decisões São tomadas Estrutura geral do processo decisório Fatores que afetam as decisões do sistema De PPCP Técnicas de PPCP Abordagens de PPCP Conteúdo: As decisões

3 Uma previsão é uma afirmativa ou inferência sobre o futuro, usualmente baseada em informação histórica.

4 Planejamento, predição e previsão o Planejamento: processo lógico que descreve as atividades necessárias para ir do ponto no qual estamos até o objetivo definido;

5 Predição: processo para determinação de um acontecimento futuro baseado em dados completamente subjetivos e sem uma metodologia de trabalho clara; Previsão: processo metodológico para determinação de dados futuros baseados em modelos estatísticos, matemáticos ou econométricos ou ainda em modelos subjetivos apoiados em metodologia de trabalho clara e previamente definida.

6 PREVISÃO DE VENDAS. PREVISÃO DE VENDAS. O sistema de previsão de vendas O sistema de previsão de vendas é o conjunto de procedimentos de coleta, é o conjunto de procedimentos de coleta, tratamento e análise de informações que tratamento e análise de informações que visa gerar uma estimativa das vendas visa gerar uma estimativa das vendas futuras, medidas em unidades de produtos futuras, medidas em unidades de produtos em cada unidade de tempo. em cada unidade de tempo. PREVISÃO DE VENDAS. PREVISÃO DE VENDAS. O sistema de previsão de vendas O sistema de previsão de vendas é o conjunto de procedimentos de coleta, é o conjunto de procedimentos de coleta, tratamento e análise de informações que tratamento e análise de informações que visa gerar uma estimativa das vendas visa gerar uma estimativa das vendas futuras, medidas em unidades de produtos futuras, medidas em unidades de produtos em cada unidade de tempo. em cada unidade de tempo.

7 o Principais Indicadores; Média de horas de trabalho semanal; Consultas às organizações de proteção ao crédito (SERASA); Solicitações de alvará para construção; Taxa de desemprego; Exemplos de Indicadores de Demanda

8 PIB; Produção industrial; Investimentos em fábricas e equipamentos; Níveis de estoques; Empréstimos comerciais e industriais; Exemplos de Indicadores De Demanda

9 o Fatores Internos Orçamento de vendas PropagandaPromoções Projeto do Produto/Serviço DescontosBacklogs Fatores Influenciando a Demanda

10 Fatores Externos Fatores Externos Ciclo de negócios Ciclo de negócios Competição Competição Consumismo Consumismo Eventos Mundiais Eventos Mundiais Ações governamentais Ações governamentais Ciclo de vida do produto Ciclo de vida do produto

11 Processo de previsão de vendas

12 Cadeia de suprimento com vários elos entre a empresa e o consumidor final

13 DEMANDA É a quantidade de um bem ou serviço que pode ser adquirido por um preço definido em um dado mercado, durante uma unidade de tempo. A demanda sempre influência a oferta, ou seja, é a demanda que determina o movimento da oferta. É a quantidade de um bem ou serviço que pode ser adquirido por um preço definido em um dado mercado, durante uma unidade de tempo. A demanda sempre influência a oferta, ou seja, é a demanda que determina o movimento da oferta.

14 A demanda é o desejo ou a necessidade apoiados pela capacidade e intenção de comprar. A demanda é o desejo ou a necessidade apoiados pela capacidade e intenção de comprar. Assim, a demanda só vai acontecer se um consumidor tiver um desejo ou necessidade, se ele tiver condições financeiras para suprir suas necessidades ou desejos, e se ele tiver intenção Assim, a demanda só vai acontecer se um consumidor tiver um desejo ou necessidade, se ele tiver condições financeiras para suprir suas necessidades ou desejos, e se ele tiver intenção de satisfazê-los. de satisfazê-los.

15 Estágios da Demanda no Ciclo de Vida do Produto CRESCIMENTOINTRODUÇÃO MATURIDADE DECLÍNIO DEMANDA TEMPO

16 Componentes da Demanda Séries Temporais Média TendênciaLinear Cíclica Sazonal Aleatória

17 Tipos de previsões Quanto ao horizonte: o Curto prazo métodos o estatísticos baseados em médias. o Médio prazo; o Longo prazo

18 o Extrapolação ingênua o Opiniões dos Vendedores o Técnica Delphi Julgamento Outros Métodos de Previsão Julgamento

19 Contagem Outros Métodos de Projeção Contagem o Testes de Mercado; o Pesquisas no Mercado Consumidor; o Pesquisa no Mercado Industrial;

20 Métodos de Projeção Séries Temporais o Médias Móveis Simples Ponderada Ajustamento Exponencial Ajustamento Sazonal Ajustamento de Tendências Exponencial duplo Regressão linear (ajustamento de retas)

21 Séries Temporais Métodos de Projeção Séries Temporais MÉDIAS MÓVEIS MÉDIAS PONDERADAS MÓVEIS MÉDIAS EXPONENCIAIS MÓVEIS P t = P t-1 + (C t-1 -P t-1 ) 0 < <1

22 Séries Temporais Métodos de Projeção Séries Temporais MÉDIAS MÓVEIS

23 Séries Temporais Métodos de Projeção Séries Temporais MÉDIAS PONDERADAS MÓVEIS

24 Métodos de Projeção Séries Temporais MÉDIAS EXPONENCIAIS MÓVEIS P t = P t-1 + (C t-1 -P t-1 ) 0 < <1

25 Séries Temporais Métodos de Projeção Séries Temporais oREGRESSÃO LINEAR SIMPLES y = a + bx --> equação da reta Y X

26 Causais Métodos de Projeção Causais o Métodos de Correlação; o Modelos de Regressão; o Modelos Econométricos;

27 Métodos de Correlação oCorrelação múltipla oy = a + a 1.x 1 + a 2.x 2 +….+a n.x n oPARA DUAS VARIÁVEIS--> y = a + a 1.x 1 + a 2.x 2

28 Métodos de Correlação oExemplo para duas variáveis Cidade (y)Demanda(livros) (x1)Preço (x2)Renda

29 Métodos de Correlação oY = -2, ,738x1 + 12,286x2 ou o(demanda) = -2, ,738.(preço) + 12,286.(renda)

30


Carregar ppt "PLANEJAMENTO PROGRAMA E CONTROLE DA PRODUÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO(PPCP) AULA 2 Prof. Edison Medeiros"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google