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PublicouOctavio Alvares Alterado mais de 10 anos atrás
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PLANEJAMENTO PROGRAMA E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PPCP) AULA 2
Prof. Edison Medeiros
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Uma previsão é uma afirmativa ou inferência sobre o futuro, usualmente baseada em informação histórica.
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Planejamento, predição
e previsão Planejamento: processo lógico que descreve as atividades necessárias para ir do ponto no qual estamos até o objetivo definido;
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Predição: processo para determinação de um
acontecimento futuro baseado em dados completamente subjetivos e sem uma metodologia de trabalho clara; Previsão: processo metodológico para determinação de dados futuros baseados em modelos estatísticos, matemáticos ou econométricos ou ainda em modelos subjetivos apoiados em metodologia de trabalho clara e previamente definida.
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PREVISÃO DE VENDAS. O sistema de previsão de vendas
é o conjunto de procedimentos de coleta, tratamento e análise de informações que visa gerar uma estimativa das vendas futuras, medidas em unidades de produtos em cada unidade de tempo.
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Exemplos de Indicadores
de Demanda Principais Indicadores; Média de horas de trabalho semanal; Consultas às organizações de proteção ao crédito (SERASA); Solicitações de alvará para construção; Taxa de desemprego;
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Exemplos de Indicadores
De Demanda PIB; Produção industrial; Investimentos em fábricas e equipamentos; Níveis de estoques; Empréstimos comerciais e industriais;
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Fatores Influenciando a Demanda
Fatores Internos Orçamento de vendas Propaganda Promoções Projeto do Produto/Serviço Descontos Backlogs
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Fatores Influenciando a Demanda
Fatores Externos Ciclo de negócios Competição Consumismo Eventos Mundiais Ações governamentais Ciclo de vida do produto
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Processo de previsão de vendas
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Cadeia de suprimento com vários elos entre a empresa e o consumidor final
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DEMANDA É a quantidade de um bem ou serviço que pode ser adquirido por um preço definido em um dado mercado, durante uma unidade de tempo. A demanda sempre influência a oferta, ou seja, é a demanda que determina o movimento da oferta.
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A demanda é o desejo ou a necessidade apoiados pela capacidade e intenção de comprar.
Assim, a demanda só vai acontecer se um consumidor tiver um desejo ou necessidade, se ele tiver condições financeiras para suprir suas necessidades ou desejos, e se ele tiver intenção de satisfazê-los.
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Estágios da Demanda no Ciclo de Vida do Produto
INTRODUÇÃO CRESCIMENTO MATURIDADE DECLÍNIO TEMPO
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Componentes da Demanda Séries Temporais
Média Tendência Linear Cíclica Sazonal Aleatória
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Tipos de previsões Quanto ao horizonte: Curto prazo métodos
estatísticos baseados em médias. Médio prazo; Longo prazo
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Outros Métodos de Previsão Julgamento
Extrapolação ingênua Opiniões dos Vendedores Técnica Delphi
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Outros Métodos de Projeção Contagem
Testes de Mercado; Pesquisas no Mercado Consumidor; Pesquisa no Mercado Industrial;
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Métodos de Projeção Séries Temporais
Médias Móveis Simples Ponderada Ajustamento Exponencial Ajustamento Sazonal Ajustamento de Tendências Exponencial duplo Regressão linear (ajustamento de retas)
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Métodos de Projeção Séries Temporais
MÉDIAS MÓVEIS MÉDIAS PONDERADAS MÓVEIS MÉDIAS EXPONENCIAIS MÓVEIS Pt = Pt-1 + (Ct-1-Pt-1) < <1
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Métodos de Projeção Séries Temporais
MÉDIAS MÓVEIS
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Métodos de Projeção Séries Temporais
MÉDIAS PONDERADAS MÓVEIS
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Métodos de Projeção Séries Temporais
MÉDIAS EXPONENCIAIS MÓVEIS Pt = Pt-1 + (Ct-1-Pt-1) < <1
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Métodos de Projeção Séries Temporais
REGRESSÃO LINEAR SIMPLES y = a + bx --> equação da reta Y X
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Métodos de Projeção Causais
Métodos de Correlação; Modelos de Regressão; Modelos Econométricos;
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Métodos de Correlação Correlação múltipla
y = a + a1.x1 + a2.x2 +….+an.xn PARA DUAS VARIÁVEIS--> y = a + a1.x1 + a2.x2
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Métodos de Correlação Exemplo para duas variáveis
Cidade (y)Demanda(livros) (x1)Preço (x2)Renda
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Métodos de Correlação Y = -2,765 - 7,738x1 + 12,286x2 ou
(demanda) = -2, ,738.(preço) + 12,286.(renda)
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