A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 8 Projeção da Demanda Uma previsão é uma afirmativa ou inferência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 8 Projeção da Demanda Uma previsão é uma afirmativa ou inferência."— Transcrição da apresentação:

1 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 8 Projeção da Demanda Uma previsão é uma afirmativa ou inferência sobre o futuro, usualmente baseada em informação histórica.

2 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 8 Projeção da Demanda Planejamento, predição e previsão o Planejamento: processo lógico que descreve as atividades necessárias para ir do ponto no qual estamos até o objetivo definido; o Predição: processo para determinação de um acontecimento futuro baseado em dados completamente subjetivos e sem uma metodologia de trabalho clara; o Previsão: processo metodológico para determinação de dados futuros baseados em modelos estatísticos, matemáticos ou econométricos ou ainda em modelos subjetivos apoiados em metodologia de trabalho clara e previamente definida.

3 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 8 Projeção da Demanda o Principais Indicadores Média de horas de trabalho semanal Consultas às organizações de proteção ao crédito (SERASA) Solicitações de alvará para construção Taxa de desemprego PIB Produção industrial Investimentos em fábricas e equipamentos Níveis de estoques Empréstimos comerciais e industriais Exemplos de Indicadores de Demanda

4 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 8 Projeção da Demanda o Fatores Internos Orçamento de vendas PropagandaPromoções Projeto do Produto/Serviço DescontosBacklogs o Fatores Externos Ciclo de negócios CompetiçãoConsumismo Eventos Mundiais Ações governamentais Ciclo de vida do produto Fatores Influenciando a Demanda

5 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 8 Projeção da Demanda Estágios da Demanda no Ciclo de Vida do Produto CRESCIMENTOINTRODUÇÃOMATURIDADEDECLÍNIO DEMANDA TEMPO

6 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 8 Projeção da Demanda Componentes da Demanda Séries Temporais Média TendênciaLinear Cíclica Sazonal Aleatória

7 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 8 Projeção da Demanda Tipos de previsões Quanto ao horizonte: o Curto prazo métodos estatísticos baseados em médias. o Médio prazo o Longo prazo

8 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 8 Projeção da Demanda o Extrapolação ingênua o Opiniões dos Vendedores o Técnica Delphi Julgamento Outros Métodos de Previsão Julgamento

9 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 8 Projeção da Demanda Contagem Outros Métodos de Projeção Contagem o Testes de Mercado o Pesquisas no Mercado Consumidor o Pesquisa no Mercado Industrial

10 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 8 Projeção da Demanda Métodos de Projeção Séries Temporais o Médias Móveis Simples Ponderada Ajustamento Exponencial Ajustamento Sazonal Ajustamento de Tendências Exponencial duplo Regressão linear (ajustamento de retas)

11 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 8 Projeção da Demanda Séries Temporais Métodos de Projeção Séries Temporais MÉDIAS MÓVEIS MÉDIAS PONDERADAS MÓVEIS MÉDIAS EXPONENCIAIS MÓVEIS P t = P t-1 + (C t-1 -P t-1 ) 0 < <1

12 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 8 Projeção da Demanda Séries Temporais Métodos de Projeção Séries Temporais MÉDIAS MÓVEIS

13 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 8 Projeção da Demanda Séries Temporais Métodos de Projeção Séries Temporais MÉDIAS PONDERADAS MÓVEIS

14 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 8 Projeção da Demanda Métodos de Projeção Séries Temporais MÉDIAS EXPONENCIAIS MÓVEIS P t = P t-1 + (C t-1 -P t-1 ) 0 < <1

15 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 8 Projeção da Demanda Séries Temporais Métodos de Projeção Séries Temporais oREGRESSÃO LINEAR SIMPLES y = a + bx --> equação da reta Y X

16 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 8 Projeção da Demanda REGRESSÃO LINEAR SIMPLES oY = a + bx y x y 1 x 1 y 2 x 2 y 3 x 3 ………… y n x n n. x.y- x. y n x 2 -( x) 2 b = y- b. x a = n

17 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 8 Projeção da Demanda Causais Métodos de Projeção Causais o Métodos de Correlação o Modelos de Regressão o Modelos Econométricos

18 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 8 Projeção da Demanda Métodos de Correlação oCorrelação múltipla oy = a + a 1.x 1 + a 2.x 2 +….+a n.x n oPARA DUAS VARIÁVEIS--> y = a + a 1.x 1 + a 2.x 2

19 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 8 Projeção da Demanda Métodos de Correlação oExemplo para duas variáveis Cidade (y)Demanda(livros) (x1)Preço(x2)Renda

20 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 8 Projeção da Demanda Métodos de Correlação oY = -2, ,738x1 + 12,286x2 ou o(demanda) = -2, ,738.(preço) + 12,286.(renda)


Carregar ppt "Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 8 Projeção da Demanda Uma previsão é uma afirmativa ou inferência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google