A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

2 Plano de Ensino Bibliografia
Livro: ADMINISTRACAO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS Autor(es).: MARTINS, PETRÔNIO GARCIA ; ALT, PAULO RENATO CAMPOS; Código do Assunto.: Código Autor.: M386A Idioma.: Português Editora.: SARAIVA Paginação.: 353 Local de Publicação.: SAO PAULO Ano de Publicação.: 2000

3 UMA INTRODUÇÃO HISTÓRICA À ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
A atividade de material existe desde a mais remota época, através das trocas de caças e de utensílios até chegarmos aos dias de hoje, passando pela Revolução Industrial. Produzir, estocar, trocar objetos (escambo) e mercadorias é algo tão antigo quanto a existência do ser humano.

4 UMA INTRODUÇÃO HISTÓRICA À ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
O trabalho, até então, totalmente artesanal foi em parte substituído pelas máquinas, fazendo com que a produção evoluísse para um estágio tecnologicamente mais avançado e os estoques passassem a ser vistos sob um outro prisma pelas administrações.

5 UMA INTRODUÇÃO HISTÓRICA À ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo, em nível econômico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.

6 UMA INTRODUÇÃO HISTÓRICA À ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
Ao longo do processo a era agrícola foi superada, a máquina foi suplantando o trabalho humano, uma nova relação entre capital e trabalho se impôs, novas relações entre nações se estabeleceram e surgiu o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos. Hoje o mercado globalizado, dinheiro e serviços virtuais.

7 UMA INTRODUÇÃO HISTÓRICA À ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
Outros fatores que marcaram o avanço tecnológico, comprovando a necessidade de que materiais devem ser administrados cientificamente foram, sem dúvida, as duas grandes guerras mundiais, isso sem contar com outros desejos de conquistas como, principalmente, o empreendimento de Napoleão Bonaparte. Imperador Francês

8

9

10

11

12

13

14 FATORES DE PRODUÇÃO CAPITAL Sob a forma de numerário, é o recurso mais facilmente reconhecido, por sua característica de liquidez, que faz com que ele possa ser utilizado inclusive na aquisição de outros recursos.

15 FATORES DE PRODUÇÃO TERRA Em seu significado econômico, este recurso é constituído pelo conjunto dos elementos da natureza utilizados no processamento da produção . Não obstante seja denominado como fator terra, ele não inclui apenas a disponibilidade total de terras disponíveis para a agricultura e a produção animal mas também para a agricultura utilizada com o conjunto dos elementos naturais.

16 FATORES DE PRODUÇÃO TRABALHO As pessoas que trabalham na empresa também constituem recursos, pois com seu conhecimento geram novas idéias, que são transformadas em novos produtos, novos métodos de trabalho, serviços cada vez mais adequados ao uso dos consumidores.

17

18 Bens Patrimoniais Podem ser entendidos como as instalações, prédios, terrenos, equipamentos e veículos da empresa. São o foco deste estudo.

19

20

21

22

23 Visão geral dos Recursos Empresariais


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google