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Mix de Marketing Novos Produtos

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Apresentação em tema: "Mix de Marketing Novos Produtos"— Transcrição da apresentação:

1 Mix de Marketing Novos Produtos
Universidade Paulista - UNIP Mix de Marketing Novos Produtos Prof. Nelson Firmino

2 Novos Produtos Categorias de novos produtos
Desafio no desenvolvimento de novos produtos Processo de decisão no desenvolvimento de novos produtos Testes com consumidores Testes de mercado Fatores que influenciam Classificação de adotantes

3 Categorias de novos produtos
Inteiramente novos Novas linhas de produtos Acréscimos em linhas de produto existentes Aperfeiçoamento e revisões de produtos existentes Reposicionamentos Reduções de custos

4 Desafio no desenvolvimento de novos produtos
Por que produtos novos fracassam? Ideia imposta por alto escalão da empresa Boa idéia, mas o mercado é superestimado O produto não é projetado Erro em posicionamento, divulgação ou preço Custos de desenvolvimento maiores que os esperados Concorrentes reagem de maneira mais dura que o esperado

5 Desafio no desenvolvimento de novos produtos
Fatores que impedem o desenvolvimento de produtos: Escassez de idéias importantes em algumas áreas Mercados fragmentados Restrições sociais e governamentais Custo do processo de desenvolvimento Escassez de capital Necessidade de menor prazo para desenvolvimento

6 Desafio no desenvolvimento de novos produtos
Arranjos organizacionais eficazes Definição de objetivos, metas e plano de desenvolvimento Orçamento para desenvolvimento de novos produtos Estrutura organizacional para desenvolvimento de novos produtos

7 Processo de decisão no desenvolvimento de novos produtos
7

8 Testes de Mercado Pesquisa de onda de vendas Mercado-teste simulado
Mercado-teste controlado Mercados-teste Em quantas cidades se deve fazer o teste? Em que cidades? Qual a duração do teste? Que informações obter? Que ações tomar?

9 Testes com consumidores
Método de ordem de classificação Método de comparação entre pares Método de classificação

10 Processo de adoção pelo consumidor
Adoção pelo consumidor é a decisão de alguém de se tornar usuário regular de um produto Marketing de massa Elevados gastos de marketing Exposição desperdiçada Marketing direcionado Direcionado a quem usa muito (Heavy-users) Adotantes imediatos (Early adopters)

11 Processo de adoção pelo consumidor

12 Fatores que influenciam
Diferenças individuais na predisposição para experiementar novos produtos O efeito da influência pessoal Diferentes taxas de adoção Diferenças na predisposição das organizações para experimentar novos produtos

13 Taxas de adoção Vantagem relativa Compatibilidade Complexidade
Em que a inovação parece superior aos produtos existentes Compatibilidade O grau em que a inovação corresponde aos valores e às experiências das pessoas Complexidade O grau em que a inovação é relativamente difícil de ser compreendida ou utilizada Divisibilidade O grau em que a inovação pode ser experimentada em uma base limitada Comunicabilidade O grau em que os resultados benéficos da utilização podem ser observáveis ou podem ser descritos aos outros

14 Classificação de adotantes
Relativo ao prazo de adoção de inovações

15 Classificação de adotantes
Inovadores Entusiastas da tecnologia Gostam de novos produtos e dominar suas complexidades realizam testes Alfas e Betas e relatam as falhas Adotantes imediatos Líderes de opinião Buscam cuidadosamente novas tecnologias que possam lhes proporcionar expressiva vantagem competitiva Menos sensíveis a preços Adotam novos produtos que oferecem soluções personalizadas e bom serviço de suporte

16 Classificação de adotantes
Maioria imediata Deliberadamente pragmática Só adota a nova tecnologia quando seus benefícios estão comprovados e já ocorreram muitas adoções Constituem a corrente dominante do mercado Maioria posterior Conservadores céticos Avessos aos riscos, tímidos em relação à tecnologia Sensíveis a preço Retardatários Ligados a tradição Resistem à inovação até descobrirem que seu status não é defensável

17 É um fator que deve ser considerado
É o efeito que uma pessoa tem sobre a atitude ou a probabilidade de compra de outra pessoa Influência pessoal É um fator que deve ser considerado Porém sua importância é maior em algumas situações do que em outras Importante na etapa da avaliação do processo de adoção Exerce maior poder sobre os adotantes posteriores que sobre os imediatos Importante também em situações de riscos

18 Predisposição das organizações
A adoção tem a ver com as variáveis: No ambiente da organização: Interno ou externo Com a própria organização: Porte, lucro, pressão para mudança Com os administradores: Nível de instrução, idade, sofisticação


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