A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 1 DISCIPLINA: Gestão em Marketing AULA 8: Desenvolvimento,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 1 DISCIPLINA: Gestão em Marketing AULA 8: Desenvolvimento,"— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 1 DISCIPLINA: Gestão em Marketing AULA 8: Desenvolvimento, posicionamento e diferenciação pelo ciclo de vida do produto.

2 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 2 O processo de desenvolvimento de novos produtos / serviços HOJE 1.Geração de novas idéias 2.Seleção das melhores 3.Teste de conceito 4.Estratégia de marketing 5.Analise do negócio 6.Desenvolvimento 7.Teste de mercado 8.Comercialização Vamos analisar cada uma...

3 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto Geração de novas idéias HOJE A cultura da inovação Ouvir o mercado: clientes e líderes de opinião Equipes de vendas e canais Diretores bem informados Universidades e publicações Departamentos de P&D Celeiro de idéias Premiações Compra

4 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto Geração de novas idéias (Cooper, 1998) HOJE 1.Pizzada + brainstorming 2.Ócio criativo 3.Projetos pessoais de funcionários (15min diários) 4.Brainstorming nas visitas de clientes 5.Pesquisas informais com clientes 6.Grupos focais 7.Publicações internacionais 8.Feiras comerciais 9.Visitas técnicas a fornecedores 10.Urna de sugestões (real ou virtual)

5 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto Seleção de Idéias HOJE 1.Estimar o porte do mercado 2.Prazo e custos do desenvolvimento 3.Taxa de retorno

6 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto Desenvolvimento do conceito HOJE 1.Quem usará o produto? 2.Qual o benefício que ele oferece? 3.Como e quando ele será consumido? 4.O que agrega valor para o consumidor? Conceito do produto Mapa de posicionamento do conceito

7 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 7 Mapa de Posicionamento do Conceito HOJE MAIS CARO MAIS BARATO MAIS PRÁTICO MENOS PRÁTICO Leite longa vida Leite em pó convencional Leite de saquinho Leite de soja em pó 3. Desenvolvimento do conceito

8 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 8 Mapa de Posicionamento do Conceito HOJE MAIS CARO MAIS BARATO Menos calórico MAIS calórico Marca B Marca A Marca CLeite de soja em pó 3. Desenvolvimento do conceito

9 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto Teste do Conceito HOJE Apresenta o conceito ao público: Demonstração Prova virtual Apenas o conceito Pesquisa: Os benefícios estão claros e você acredita neles? Ele resolve um problema ou atende a uma necessidade? O preço é razoável em relação ao valor? Você compraria?

10 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto Análise Conjunta HOJE Cruza as variáveis que desejam ser testadas e gera protótipos para avaliação do consumidor. Embalagem sache ou lata Light ou convencional Morango, natural ou chocolate XX Outras variáveis: preço, nome, certificação, etc. Análise gráfica

11 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto Estratégia de Marketing HOJE 1.Tamanho, estrutura e comportamento do mercado-alvo, posicionamento do produto, metas de vendas, market share e lucro 2.Preço planejado, estratégia de distribuição e orçamento de marketing no 1o. Ano 3.Metas de vendas e lucros de longo prazo e estratégia de marketing mix ao longo do tempo

12 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto Análise do negócio HOJE 1.Estimativa de vendas totais 1.Compra única (ex: carro) 2.Compra esporádica (ex: cinema) 3.Compra freqüente (ex: sabonete) 2.Estimativa de custos e lucros 1.Ponto de equilíbrio 2.Análise de riscos 1.Otimista, 2.Pessimista, 3.Mais provável

13 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto Desenvolvimento do Produto HOJE Produto vai para a fabricação do protótipo: –Desdobramento da função de qualidade Atributos do cliente -> atributos da engenharia –Tangibilizar aspectos psicológicos Cores, tamanhos, embalagens

14 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto Teste de Mercado HOJE Testes –Alfa: teste interno –Beta: teste com o consumidor Tipos de Pesquisa –Onda de vendas: amostras-grátis e recompra –Mercado teste simulado: grupo de clientes –Mercado teste controlado: agência de pesquisa

15 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto Teste de Mercado HOJE O que testar? –Localização geográfica Uma cidade ou várias? –Tempo de teste Dias, semanas, meses? –Que informações obter? Volume do estoque, taxa de experimentação, recompra, etc. –Que ações tomar? Medir o nível de satisfação do cliente Revisar o plano de marketing

16 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto Comercialização HOJE Quando lançar? O timing do business –Nas férias ou na volta às aulas? –Entrar primeiro? –Entrar junto com o concorrente? –Entrar depois? Para quem lançar? –Adotantes iniciais –Skimming de mercado Como lançar? –Eventos, teasers, sites

17 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 17 Conclusão: CONCLUSÃO 1. Geração de idéias 2. Seleção de idéias 3. Teste de conceito 4. Estratégia de MKT 5. Análise do negócio 6. Desen- volvimento do produto 7. Testes de mercado 8. Comer- cializar Planos futuros Modifi- cações A B A N D O N A R

18 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 18 Ciclo de Vida do Produto HOJE

19 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 19 Ciclo de Vida do Produto HOJE

20 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 20 D Ú V I D A S ? HOJE


Carregar ppt "REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 1 DISCIPLINA: Gestão em Marketing AULA 8: Desenvolvimento,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google