A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA: Gestão em Marketing

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA: Gestão em Marketing"— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA: Gestão em Marketing
AULA 8: Desenvolvimento, posicionamento e diferenciação pelo ciclo de vida do produto. Prof. Érico Pagotto -

2 O processo de desenvolvimento de novos produtos / serviços
HOJE O processo de desenvolvimento de novos produtos / serviços Geração de novas idéias Seleção das melhores Teste de conceito Estratégia de marketing Analise do negócio Desenvolvimento Teste de mercado Comercialização Vamos analisar cada uma... Prof. Érico Pagotto -

3 1. Geração de novas idéias
HOJE 1. Geração de novas idéias A cultura da inovação Ouvir o mercado: clientes e líderes de opinião Equipes de vendas e canais Diretores bem informados Universidades e publicações Departamentos de P&D “Celeiro de idéias” Premiações Compra Prof. Érico Pagotto -

4 1. Geração de novas idéias (Cooper, 1998)
HOJE 1. Geração de novas idéias (Cooper, 1998) Pizzada + brainstorming “Ócio criativo” Projetos pessoais de funcionários (15min diários) Brainstorming nas visitas de clientes Pesquisas informais com clientes Grupos focais Publicações internacionais Feiras comerciais Visitas técnicas a fornecedores “Urna” de sugestões (real ou virtual) Prof. Érico Pagotto -

5 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE 2. Seleção de Idéias Estimar o porte do mercado Prazo e custos do desenvolvimento Taxa de retorno Prof. Érico Pagotto -

6 3. Desenvolvimento do conceito
HOJE 3. Desenvolvimento do conceito Quem usará o produto? Qual o benefício que ele oferece? Como e quando ele será consumido? O que agrega valor para o consumidor? Conceito do produto Mapa de posicionamento do conceito Prof. Érico Pagotto -

7 Mapa de Posicionamento do Conceito
HOJE 3. Desenvolvimento do conceito Mapa de Posicionamento do Conceito MAIS CARO Leite de soja em pó Leite longa vida MENOS PRÁTICO MAIS PRÁTICO Leite em pó convencional Leite de saquinho MAIS BARATO Prof. Érico Pagotto -

8 Mapa de Posicionamento do Conceito
HOJE 3. Desenvolvimento do conceito Mapa de Posicionamento do Conceito MAIS CARO Marca B Marca A MAIS calórico Menos calórico Leite de soja em pó Marca C MAIS BARATO Prof. Érico Pagotto -

9 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE 4. Teste do Conceito Apresenta o conceito ao público: Demonstração Prova virtual Apenas o conceito Pesquisa: Os benefícios estão claros e você acredita neles? Ele resolve um problema ou atende a uma necessidade? O preço é razoável em relação ao valor? Você compraria? Prof. Érico Pagotto -

10 HOJE 5. Análise Conjunta Cruza as variáveis que desejam ser testadas e gera protótipos para avaliação do consumidor. Embalagem sache ou lata Light ou convencional Morango, natural ou chocolate X X Análise gráfica Outras variáveis: preço, nome, certificação, etc. Prof. Érico Pagotto -

11 6. Estratégia de Marketing
HOJE 6. Estratégia de Marketing Tamanho, estrutura e comportamento do mercado-alvo, posicionamento do produto, metas de vendas, market share e lucro Preço planejado, estratégia de distribuição e orçamento de marketing no 1o. Ano Metas de vendas e lucros de longo prazo e estratégia de marketing mix ao longo do tempo Prof. Érico Pagotto -

12 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE 7. Análise do negócio Estimativa de vendas totais Compra única (ex: carro) Compra esporádica (ex: cinema) Compra freqüente (ex: sabonete) Estimativa de custos e lucros Ponto de equilíbrio Análise de riscos Otimista, Pessimista, Mais provável Prof. Érico Pagotto -

13 8. Desenvolvimento do Produto
HOJE 8. Desenvolvimento do Produto Produto vai para a fabricação do protótipo: “Desdobramento da função de qualidade” Atributos do cliente -> atributos da engenharia Tangibilizar aspectos psicológicos Cores, tamanhos, embalagens Prof. Érico Pagotto -

14 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE 9. Teste de Mercado Testes Alfa: teste interno Beta: teste com o consumidor Tipos de Pesquisa Onda de vendas: amostras-grátis e recompra Mercado teste simulado: grupo de clientes Mercado teste controlado: agência de pesquisa Prof. Érico Pagotto -

15 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE 9. Teste de Mercado O que testar? Localização geográfica Uma cidade ou várias? Tempo de teste Dias, semanas, meses? Que informações obter? Volume do estoque, taxa de experimentação, recompra, etc. Que ações tomar? Medir o nível de satisfação do cliente Revisar o plano de marketing Prof. Érico Pagotto -

16 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE 10. Comercialização Quando lançar? “O timing do business” Nas férias ou na volta às aulas? Entrar primeiro? Entrar junto com o concorrente? Entrar depois? Para quem lançar? Adotantes iniciais “Skimming” de mercado Como lançar? Eventos, teasers, sites Prof. Érico Pagotto -

17 6. Desen- volvimento do produto
CONCLUSÃO Conclusão: 1. Geração de idéias 2. Seleção de idéias 3. Teste de conceito 4. Estratégia de MKT Planos futuros 5. Análise do negócio 6. Desen- volvimento do produto 7. Testes de mercado 8. Comer- cializar Modifi-cações A B A N D O N A R Prof. Érico Pagotto -

18 Ciclo de Vida do Produto
HOJE Ciclo de Vida do Produto Prof. Érico Pagotto -

19 Ciclo de Vida do Produto
HOJE Ciclo de Vida do Produto Prof. Érico Pagotto -

20 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE D Ú V I D A S ? Prof. Érico Pagotto -


Carregar ppt "DISCIPLINA: Gestão em Marketing"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google