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Prof. Vorlei – Comunicação Mercadológica CONCORRÊNCIA.

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1 Prof. Vorlei – Comunicação Mercadológica CONCORRÊNCIA

2 Objetivo Saber como identificar os competidores Entender o processo de avaliação da competição Conhecer o sistema de inteligência competitiva Inteirar-se das estratégias competitivas Distinguir a orientação para o consumidor da orientação para a competição

3 Prof. Vorlei – Comunicação Mercadológica Devido à competitividade dos mercados não basta conhecer somente seus clientes (atuais e potenciais). As empresas precisam prestar atenção nos concorrentes Concorrência

4 Prof. Vorlei – Comunicação Mercadológica –Todas as marcas potenciais e atuais, produtos, genéricos e orçamento. –Concorrentes atuais e potenciais (Ex: Internet) –Qual o setor a que cada principal concorrente pertence Setor é um grupo de empresas que oferecem um produto ou categoria de produtos que são substitutos próximos uns dos outros –Qual é a estrutura setorial Identificação dos Concorrentes

5 Prof. Vorlei – Comunicação Mercadológica Concorrentes de marca – vende produtos similares em características, benefícios e preços; Concorrentes de produto – competem na mesma classe de produto, mas com produtos diferentes em características, benefícios e preço; Concorrentes genéricos – produzem e vendem produtos muito diferentes, mas que solucionam o mesmo problema ou satisfazem a mesma necessidade do consumidor; Concorrentes no orçamento – competem pelos recursos financeiros dos mesmos consumidores. Concorrência

6 Prof. Vorlei – Comunicação Mercadológica Citroën Picasso Mercedez Classe A Renault Scenic Minivans Carro sedan Caminhonete Carro de aluguel Motocicleta Bicicleta Reforma da casa Férias da família Operação plástica Coca Pepsi Dr. Peppers Chá Suco Cerveja Água Bebida isotônicas Chocolate em barra Figo em lata Revista Setor de veículos (transporte) Setor de bebidas (sede) De Marca De Produto Genérica Pelo Orçamento Concorrência

7 Prof. Vorlei – Comunicação Mercadológica Monopólio puro: produto ou serviço oferecido por uma única empresa (distribuição de energia elétrica, gás, usinas nucleares,...) Oligopólio puro: uma pequena quantidade de empresas fabrica e fornece a mesma commodity (petróleo, aço, alumínio,...). Oligopólio diferenciado: algumas empresas fabricam e fornecem produtos parcialmente diferenciados em qualidade, atributos, estilo ou serviços (carros, câmeras,...) Concorrência monopolista: muitos concorrentes diferenciam-se em suas ofertas no todo ou em parte (restaurantes, lojas,...), impondo preços superiores por seus diferenciais. Concorrência pura: muitos concorrentes oferecem o mesmo produto (commodities) sem base de diferenciação. Quantidade de empresas Grau de diferenciação dos produtos

8 Prof. Vorlei – Comunicação Mercadológica Análise dos Concorrentes O que o concorrente está buscando. Onde quer chegar. O que analisar ? Ação dos competidores Estratégias Objetivos Forças e fraquezas Padrão de reação Cultura interna e convicções - Concorrente omisso, seletivo, arrojado ou imprevisível Fatores chaves para o sucesso. Em que ele bom (4Ps) ou não, com- parando com o meu desempenho. 4Ps O que o concorrente está buscando. Onde quer chegar.

9 Prof. Vorlei – Comunicação Mercadológica Estabelecer o sistema (complexidade proporcional ao negócio) Coletar as informações Avaliar e analisar os dados e informações Disseminar as informações Sistema de Inteligência Competitiva

10 Prof. Vorlei – Comunicação Mercadológica SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING E MENSURAÇÃO DA DEMANDA DE MERCADO

11 Prof. Vorlei – Comunicação Mercadológica Objetivos Entender a importância da informação. Conhecer os componentes de um sistema de informações de marketing. Saber quais são os critérios de uma boa pesquisa de marketing. Conhecer os sistemas de suporte para o gerenciamento do marketing. Entender como é realizada a mensuração e a previsão da demanda.

12 Prof. Vorlei – Comunicação Mercadológica Eventos futuros projetam sua sombra muito antes (Cícero) Porque a Informação é importante ?

13 Prof. Vorlei – Comunicação Mercadológica Na sociedade atual, baseada na informação, empresas com melhores sistemas de informação obtêm vantagem competitiva. A empresa pode escolher melhor seus mercados, desenvolver melhores ofertas e executar melhor seu planejamento de marketing. Porque a Informação é importante ? O Ambiente de Marketing está mudando num ritmo cada vez mais acelerado.

14 Prof. Vorlei – Comunicação Mercadológica O Sistema de Informações em Marketing (SIM) consiste de pessoas, equipamentos e procedimentos para coletar, selecionar, analisar, avaliar e distribuir informações de marketing que sejam necessárias, oportunas e precisas para os tomadores de decisões em marketing. Sistema de Informação de Marketing

15 Prof. Vorlei – Comunicação Mercadológica Sistema de Informação de Marketing Sistema de Registros Internos Sistema de Inteligência de Marketing Sistema de Pesquisa de Marketing.

16 Prof. Vorlei – Comunicação Mercadológica Sistema de Registros Internos Um Sistema de Registros Internos possibilita a localização de oportunidades e problemas da empresa, através da análise das informações de vendas, preço, custos, níveis de estoque, contas a receber, contas a pagar etc. Dados de resultados da empresa

17 Prof. Vorlei – Comunicação Mercadológica Sistema de Inteligência de Marketing Um Sistema de Inteligência de Marketing é um conjunto de procedimentos e fontes usados por administradores para obter informações diárias sobre eventos no ambiente de marketing. Dados de eventos do ambiente de marketing.

18 Prof. Vorlei – Comunicação Mercadológica Sistema de Pesquisa de Marketing Pesquisa de Marketing corresponde à elaboração, à coleta, à análise e à edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada pela empresa.


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