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Orlando Nastri Neto Versão 1.0 Julho de 2012.

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2 Orlando Nastri Neto Versão 1.0 Julho de 2012

3 Agenda Uso no 3º Setor Conceito O 3º Setor Visão Geral Problema Abordagem de Pesquisa Projeto de Pesquisa Coleta de Dados Amostra Meio de aplicação Questionário Treinamento para Aplicação Tabulação Relatório Final

4 Uso no 3º Setor Ferramentas de Pesquisa podem ser usadas em uma ONG, objetivando: Compreender melhor a população atendida Orientar melhor os serviços prestados, de acordo com as necessidades da comunidade Criação de novos serviços

5 CONCEITO Uma ferramenta de pesquisa pode ser um Pesquisa de Mercado Pesquisa de Mercado, ou Pesquisa de Marketing, é uma ferramenta utilizada para: Desenvolver estratégias Conhecer melhor o público da organização (desejos, expectativas, percepções) Obter informações que possam orientar a tomada de decisões cotidianas de uma organização Sustentar o Planejamento Estratégico

6 O 3º SETOR No contexto do 3º setor, algumas peculiaridades são relevantes: 1) CONSUMIDORES - Uma ONG ou Projeto Social não possui consumidores, e sim envolvidos em sua atividade - Envolvidos: voluntários, atendidos, comunidade, profissionais, patrocinadores - A Pesquisa de Mercado deve versar sobre estas pessoas

7 O 3º SETOR PROBLEMA GERENCIAL x PROBLEMA DE PESQUISA A ONG pode enfrentar um problema, por exemplo: necessidade de saber as demandas sociais de uma comunidade Este problema gerencial deve ser traduzido para um problema de pesquisa, por exemplo: busca por características demográficas da comunidade e interesse por cursos e/ou atividades de assistência social, visando moldar melhor o serviço que será oferecido pela ONG

8 O 3º SETOR LINGUAGEM Aconselha-se usar uma linguagem mais didática em todos os documentos envolvidos no processo de Pesquisa de Marketing, com explicações de termos técnicos

9 VISÃO GERAL

10 PROBLEMA Público-Alvo e Objetivos Conversar com a ONG para saber quais os objetivos principais e secundários da pesquisa Exemplo: Objetivo Principal- conhecer a percepção da comunidade sobre os serviços prestados pela ONG Objetivo secundário- identificar quesitos de qualidade e potenciais soluções para problemas relatados Saber quem é o público alvo que pode ser: Comunidade envolvida na ONG, famílias Pessoas atendidas diretamente pela ONG Moradores de um bairro ou região de cidade

11 ABORDAGEM DE PESQUISA Ex.: Quantitativa – questionário por telefone ou pessoalmente Ex.: Qualitativa – grupo focal, entrevista em profundidade

12 PROJETO DE PESQUISA Formular uma proposta padrão aos moldes do CVU, para ser aprovada juntamente com a ONG, contendo: - Capa - Equipe CVU responsável - Objetivos - Métodos (Quanti/Quali) - Cronograma de Atividades - Detalhamento de Atividades - Orçamento - Taxa CVU - Custos diretos (ligações, combustível, bolsa para aplicadores) OBS: em anexo, deve constar um Contrato do Projeto

13 COLETA DE DADOS A coleta de dados pode ser feita através de dados primários ou secundários. Dados Primários: a partir da aplicação de questionários, direto na fonte em questão Dados Secundários: a partir da coleta de dados já existentes, como por exemplo: estudos sobre 3º setor na internet Geralmente, ambas as formas de coleta são importantes, promovendo uma complementação

14 AMOSTRA Uso: no caso de uma pesquisa com orientação quantitativa, no uso de questionários A amostra é uma parcela da população com a qual se faz uma pesquisa a partir de um universo previamente definido. Para o cálculo de amostragem, utilizamos a seguinte fórmula: n = z²*{(p*(1-p))/e²} sendo que: n = tamanho da amostra (número de entrevistados) z = desvio-padrão normal (calculado com base no intervalo de confiança desejado) e = erro (pré-definido) p = proporção amostral (baseada na freqüência de resposta de cada pergunta) Fonte: STENVENSON, William J. Estatística Aplicada à Administração. Ed. Harbra, 2001, p.212 Geralmente, utilizamos um erro de 5%.

15 MEIO DE APLICAÇÃO Entrevista Pessoal

16 MEIO DE APLICAÇÃO Telefone

17 QUESTIONÁRIO O objetivo do questionário é garantir a uniformidade das respostas de modo a poder padronizar os resultados com dados confiáveis e estatísticos. Dicas: 1. Determine informações necessárias. Os objetivos da pesquisa podem ajudar; 2. Combine perguntas abertas e fechadas, a fim de tomar o menor tempo possível do entrevistado; 3. Redação clara, simples e objetiva; 4. Não induza respostas; 5. Evite termos técnicos e palavras em outros idiomas;

18 QUESTIONÁRIO Existem várias possibilidades de desenvolver questões. Exemplos abaixo advindos de uma Pesquisa de Marketing real, com intuito de de gerar aprendizagem: INTRODUÇÃO

19 FREQUÊNCIA DE USO

20 ENUMERAÇÃO

21 ESCALA LIKERT

22 LEMBRANÇA

23 DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS

24 PERFIL

25 TREINAMENTO E GERENCIAMENTO A orientação aos aplicadores, que estarão em campo pesquisando, é necessária: Estudo sobre o tipo de projeto e necessidades envolvidas Estudo sobre melhor forma de aplicação dos questionários Coordenador do Projeto: Gerenciar o prazo de entrega dos questionários Organizar tabulação dos dados em Excel ou outro software Validar os questionários ( ligar para 10% dos entrevistados para confirmação)

26 TABULAÇÃO Esta é a parte que exige maior atenção dos responsáveis pelo projeto. Como fazer: A tabulação pode ser feita em excel Desenvolver apuração dos dados, eliminando os questionários não estão válidos No caso de perguntas objetivas, deve-se agrupar as respostas iguais e calcular a porcentagem de todas elas No caso de perguntas discursivas, deve-se agrupar as respostas semelhantes e montar tipos de respostas Desenvolver análises estatísticas e gráficos

27 RELATÓRIO FINAL O relatório final deve ser elaborado de acordo com a proposta apresentada à ONG O CVU oferece efetivamente, neste momento, a sua solução Conteúdo: Todas as etapas dos projeto, de forma detalhada Gráficos Porcentagens dos resultados Análises textuais dos resultados Conclusões estratégicas perante as informações levantadas

28 Te Ajudando a Ajudar!


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