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Elaboração de Instrumentos Objetivos Critérios

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Apresentação em tema: "Elaboração de Instrumentos Objetivos Critérios"— Transcrição da apresentação:

1 Elaboração de Instrumentos Objetivos Critérios
A COLETA DE DADOS Elaboração de Instrumentos Objetivos Critérios

2 A coleta de dados A coleta de dados é a pesquisa propriamente dita; consiste no processo de levantamento dos dados necessários à resolução do(s) problema(s) apontado(s) no “briefing” e na indicação de meios de atingir os objetivos propostos, bem como na validação das hipóteses.

3 Instrumentos de coleta de dados
Instrumentos de coleta de dados são as ferramentas que permitirão a coleta, o levantamento de dados, a produção de informações. Não existe um instrumento definido como o melhor. O instrumento depende do tipo de pesquisa e de dados que se pretende.

4 Fatores de definição do instrumento
Cliente Problemas Objetivos (“foco”) Público-alvo Facilidade de contato Disponibilidade do respondente Pesquisa Tempo previsto para a duração da pesquisa Recursos disponíveis para a pesquisa

5 Instrumentos Em geral, os instrumentos de coletas de dados podem ser divididos em: Estruturados Semi-estruturados Não-estruturados

6 Estruturados Semi-estruturados Não-estruturados
São aqueles instrumentos de coleta cujas partes estão planejadas em uma seqüência rigorosa e previamente determinada. Semi-estruturados São aqueles instrumentos de coleta que possuem algumas partes já sistematizadas previamente, mas que possuem outras “abertas”, que podem ser adaptadas/modificadas ao longo da entrevista (trabalho de campo). Não-estruturados São aqueles instrumentos focados estritamente no depoente, sem um direcionamento prévio, além da manifestação espontânea do sujeito.

7 Tipos de instrumentos Em geral, os instrumentos de coleta de dados podem ser de três tipos: Questionários Entrevista (roteiro de entrevista) Observação Análise de conteúdo (documental)

8 I – Questionário Elaborado pelo entrevistador para ser respondido pelo informante, o que determina a estrutura do questionário é, justamente, o perfil do público-alvo, a partir do problema, objetivos e hipóteses da pesquisa.

9 Partes de um questionário
Um questionário, para ser eficaz e efetivo, deve conter, minimamente: Questões de identificação do respondente, delimitadas ao essencialmente necessário para enquadramento no perfil e plano amostral. Questões relativas ao objeto de pesquisa.

10 Tipos de questões Fechadas: as que já vem com as respostas indicadas, cabendo ao respondente optar a partir do repertório indicado. Abertas: as que deixam espaço à livre expressão do respondente; não oferecem alternativas pré-determinadas. Semi-abertas (mistas): São aquelas que apresentam uma estrutura a partir da qual o respondente pode desenvolver (completar, relacionar...) sua opinião.

11 As questões fechadas podem ser:
Dicotômicas: quando o respondente deve escolher, necessariamente, entre duas alternativas. De múltipla escolha: quando o respondente deve escolher uma (ou mais) de entre uma lista de alternativas apresentadas. Quando deve escolher apenas UMA, é unívoca. Escalar (Likert): quando o respondente deve enumerar as respostas pré-determinadas em ordem de preferência.

12 As questões abertas são aquelas onde apenas se enuncia a pergunta, sem qualquer direcionamento de resposta. As questões semi-abertas ou mistas são aquelas que, geralmente, parte de uma questão fechada e solicitam um complemento por parte do informante.

13 Exemplos Questão fechada dicotômica:
Trabalha? ( ) Sim ( ) Não Questão fechada de múltipla escolha: A renda média mensal de sua família? ( ) Até 2 salários mínimos ( ) Entre 2 e 5 salários mínimos ( ) Entre 5 e 10 salários mínimos ( ) Entre 10 e 15 salários mínimos ( ) Acima de 15 salários mínimos

14 Questão fechada escalar
Você considera seu ambiente de trabalho: ( ) Muito agradável ( ) Agradável ( ) Desagradável ( ) Muito desagradável Questão aberta Qual sua opinião a respeito de seu ambiente de trabalho? ________________________________________

15 Questão semi-aberta ou mista
Qual seu passatempo predileto, nas horas vagas? ( ) Leitura ( ) Assistir TV ( ) Conversar com amigos ( ) Praticar esportes ( ) Outro. Qual? ____________________________

16 Recomendações O questionário deve ser gradativo, introduzir o respondente no foco do problema aos poucos O questionário deve deixar as perguntas mais pessoais para a metade ou parte final As questões não devem se reportar a fato longínquo (no tempo), nem obrigar o respondente a fazer cálculos A linguagem deve se adaptar ao respondente As questões não devem ser longas ou apresentar dupla interpretação A estrutura do questionário não deve induzir a resposta do entrevistado

17 II – Entrevista Por implicar no diálogo aberto entre pesquisador e respondente, os cuidados com a entrevista devem ser redobrados. Em geral, recorre-se a um “roteiro” onde se indicam as idéias principais que devem ser buscadas pelo entrevistador.

18 Planejamento da entrevista
Para o sucesso de uma entrevista, devem-se observar alguns pontos: Seleção do entrevistado: significado/relevância Plano de entrevista e questões a serem feitas Pré-teste

19 Recomendações - Atitudes
Relação amistosa, sem debate de idéias Não demonstrar insegurança ou admiração excessiva Buscar um clima natural, deixar que as questões fluam “naturalmente” Objetividade Encorajamento do entrevistado Capacidade de síntese – anotações Pedidos de permissão (gravador, fotos...)

20 III – Observação A observação consiste no posicionamento do investigador no meio a ser conhecido, evitando, o máximo possível, a influência recíproca (entrevistador X meio e/ou meio X entrevistador). Método vantajoso para aferir condutas. Não tem uma metodologia específica, um tipo determinado de instrumento a ser usado.

21 Recomendações Conhecimento prévio do que observar
Planejamento de um método de registro Atenção aos fenômenos inesperados Registro fotográfico ou vídeo (preparação) Elaboração de relatório posterior

22 IV – Análise de conteúdo
É a utilização de documentos ou produções bibliográficas como base de coleta de dados. As fontes podem ser primárias ou secundárias. Determinar: Local (is) de coleta Registro de documentos Organização dos dados, informações...

23 Critério de Classificação Socioeconômica “Brasil”

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26 Observações Algumas pesquisas de campo podem incluir outras técnicas que auxiliam na coleta de dados, como a degustação (saborear) de um alimento ou bebida, a experimentação (utilização) de um objeto ou produto, a simulação de uma situação etc. Em geral, à aplicação dessas técnicas (que são alvo de observação), segue-se a aplicação de questionários ou a entrevista.

27 Exercício Elabore um instrumento de coleta de dados para verificar, junto a donas de casa, a aprovação – ou não – de um novo produto de limpeza (“X”) que está sendo lançado no mercado e que pretende concorrer com outro semelhante (marca “Z”), destinado ao público “C” e “D”. O universo das donas de casa que se encaixam no perfil é de cerca de mulheres.


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