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Questionário Definição e critérios de elaboração.

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1 Questionário Definição e critérios de elaboração

2 Definição Conjunto de perguntas destinadas a gerar os dados necessários para atingir os objetivos de um projeto de pesquisa; Proporciona padronização e uniformidade no processo de coleta de dados; é a ferramenta dos entrevistadores que cria o produto básico (resposta dos entrevistados)

3 Objetivos da pesquisa Informações dos respondentes Questionário Análise dos dados Resultados Recomendações Ação gerencial O que preciso fazer O que quero saber O que perguntar Entender Informações Orientações Ação

4 O pesquisador de marketing precisa traduzir os objetivos de pesquisa para uma forma que seja compreensível para os respondentes, para extrair deles as informações necessárias. O questionário precisa ser formulado para que as respostas possam ser facilmente tabuladas e traduzidas em resultados e recomendações que satisfaçam aos requisitos de informações do gerente.

5 Critérios para um bom questionário O questionário proporciona as informações necessárias para a tomada de decisões? O questionário atende aos requisitos dos respondentes? AMBIENTE DAS ENTREVISTAS EXTENSÃO DO QUESTIONÁRIO INTERESSE DOS RESPONDENTES FORMULADO EXPLICITAMENTE PARA OS ENTREVISTADOS PRETENDIDOS LINGUAGEM ADEQUADA AOS ENTREVISTADOS

6 Critérios para um bom questionário Editoração: revisar o questionário para garantir que as regras de aplicação foram seguidas e que as perguntas necessárias foram preenchidas; Todas as perguntas abertas devem ser registradas literalmente pelo entrevistado, as respostas dadas com maior freqüência são relacionadas em uma folha de códigos.

7 Um questionário deve cumprir uma séria de tarefas Acomodar todos os objetivos da pesquisa Falar com os entrevistados em linguagem compreensível Ser fácil e rápido de editar e verificar o preenchimento Deve facilitar a codificação e a inserção dos dados; Deve ser convertido para resultados que atendam às perguntas originais do gerente.

8 Processo de desenvolvimento do questionário Passo 1 Passo 2 Passo 3 Determinar objetivos, recurso e restrições Determinar o método de coleta de dados Determinar o formato das perguntas e das respostas

9 Perguntas abertas São aquelas nas quais os entrevistados podem responder com suas próprias palavras Exemplos: Que vantagens, se houver, você acha que há ao fazer um pedido pelo correio comparado com as lojas de varejo locais? (ESTÍMULO: Que mais?) Rico leque de informações Útil na formulação de temas Motivações e atitudes

10 Perguntas fechadas São perguntas que pedem aos respondentes que escolham entre duas ou mais respostas? Ler as respostas alternativas poderá reavivar a memória do entrevistado Evita distorções por parte do entrevistador, e é de fácil codificação e inserção de dados. As perguntas fechadas não comunicam qualquer intensidade de sentimentos dos entrevistados

11 Perguntas dicotômicas Agora que você já usa o produto, você diria que compraria o produto? ( ) sim, compraria ( ) não, não compraria Perguntas múltipla escolha Qual a marca de sabonete você usa? ( ) Lux ( ) Palmolive ( ) Protex ( ) outros Perguntas com respostas escalonadas Agora que você já usa o produto, você diria que compraria o produto? ( ) Definitivamente compraria ( ) Provavelmente compraria ( ) Talvez compre, talvez não ( ) Provavelmente não compraria ( ) Definitivamente não compraria

12 Processo de desenvolvimento do questionário Passo 4 Decisão sobre as palavras a serem usadas Cite o nível de eficácia de seu líquido de lavar louças preponderante? Cite a sua opinião com o sabão líquido para lavar louças que você costuma usar: ( ) muito satisfeito ( ) mais ou menos satisfeito ( ) totalmente insatisfeito CLAREZA NA REDAÇÃO

13 Processo de desenvolvimento do questionário Passo 4 Decisão sobre as palavras a serem usadas Considere a disposição dos entrevistados em responder às perguntas, no que diz respeito, por exemplo, a dinheiro, higiene pessoal, atividades sexuais, etc.

14 Processo de desenvolvimento do questionário Passo 5 Estabelecer o fluxo e o lay out do questionário Perguntas de qualificação FILTRO E TRIAGEM Se o objetivo da pesquisa é saber o hábito de consumo de revistas dos consumidores, eu preciso identificar o público-alvo. Você comprou revista nos últimos dias?

15 Processo de desenvolvimento do questionário Passo 5 Estabelecer o fluxo e o lay out do questionário Aquecimento Primeiras perguntas Perguntas fáceis de responder, demonstra ao entrevistado que a pesquisa é simples Qual revista você comprou? Você compra revistas todas as semanas?

16 Processo de desenvolvimento do questionário Passo 5 Estabelecer o fluxo e o lay out do questionário Transições É necessário um pouco mais de esforço para responder O que você considera importante em uma revista? Qual a sua opinião sobre as revistas de conhecimentos gerais?

17 Processo de desenvolvimento do questionário Passo 5 Estabelecer o fluxo e o lay out do questionário Mais da metade da pesquisa Difícil e complicado Ao final, o entrevistado pode verificar que já está acabando, e pode concordar em continuar a colaborar. Como você define a qualidade editorial das revistas de conhecimentos gerais existentes? Classifique em ordem de preferência, os seguintes títulos de revistas?

18 Processo de desenvolvimento do questionário Passo 5 Estabelecer o fluxo e o lay out do questionário Seção final Classificação e demografia Algumas perguntas podem parecer pessoais, e o entrevistado pode optar por deixar em branco. Qual seu nível de escolaridade? A que faixa etária você pertence?

19 Processo de desenvolvimento do questionário Passo 6 Avaliar o questionário e o lay-out As perguntas são necessárias? O questionário é longo demais? As perguntas vão proporcionar as informações necessárias? Há espaço para as respostas das perguntas abertas? As instruções estão legíveis?

20 Processo de desenvolvimento do questionário Passo 7 Obter a aprovação de todos os gerentes responsáveis Passo 8 Pre-testar e revisar Passo 9 Prepara a cópia final do questionário Implementar a pesquisa Passo 10

21 Formulário de observação São elaborados para registrar a reação do entrevistado aos novos produtos, comerciais ou algum outro estímulo de marketing Não há questionamento do entrevistado Devem especificar: QUEM, O QUE, QUANDO, ONDE, COMO E POR QUE o comportamento será observado.


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