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PROJETO DE PESQUISA 1)PROPOSTA 2)OBJETIVO 3)PÚBLICO ALVO OU UNIVERSO 4)METODOLOGIA 5)OPERACIONALIZAÇÃO 6)PRE-TESTE 7)RECURSOS HUMANOS 8)RECURSOS MATERIAIS.

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2 PROJETO DE PESQUISA 1)PROPOSTA 2)OBJETIVO 3)PÚBLICO ALVO OU UNIVERSO 4)METODOLOGIA 5)OPERACIONALIZAÇÃO 6)PRE-TESTE 7)RECURSOS HUMANOS 8)RECURSOS MATERIAIS 9)CRONOGRAMA

3 APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS RELATÓRIO IMPRESSO COM ANÁLISE DE DADOS: PARTE I- PROJETO DE PESQUISA PARTE II- APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS- GRÁFICOS, TABELAS, RELATÓRIO DE APLICAÇÃO, FORMA DE CONFERÊNCIA E ARMAZENAMENTO DE DADOS PARTE III- ANÁLISE DE DADOS

4 PROJETO DE PESQUISA 1)PROPOSTA Descrever qual a proposta de se fazer pesquisa, pesquisa de mercado, opinião, lançamento de produto, satisfação de serviços, política ou eleitoral. Qual a descrição da empresa, setor em que está inserido, viabilidade técnica, financeira e outras. Descrever onde e para que serão utilizados os resultados.

5 2)OBJETIVO determinar quais os resultados se pretende alcançar. definir todos os temas que necessitam ser conhecidos.

6 3)UNIVERSO OU PÚBLICO ALVO Determinar quais as características do público que pretendo pesquisar. Qual o número, onde encontrar. Obs: é através do universo que pode-se determinar o tipo de metodologia

7 4)METODOLOGIA TIPO DE DADOS PROCURADOS: quantitativo e qualitativo COBERTURAS DE COLETA DE DADOS :censitária ou amostral PESQUISA QUANTO AOS OBJETIVOS:exploratória, descritiva, experimental TIPOS DE AMOSTRAS:probabilísticas e não- probabilísticas INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS: questionários, formulários, gravação, roteiro de questões.

8 Operacionalização da pesquisa deve estar descrita a forma de aplicação. Dias -horário de início e fim Ruas ou locais ou formas de envio Sistematização de distribuição. Ex: uma casa sim,duas não -todos que passarem por determinado local

9 5) OPERACIONALIZAÇÃO Como acontecerá a coleta de dados:dias, locais, ruas, horários. Qual sistematização ?

10 6)PRÉ-TESTE Após elaboração do questionário é necessário testá-los para verificar se há erros. O pré-teste é aplicado em um número reduzido de pessoas. Os questionários devem ser armazenados

11 7)RECURSOS HUMANOS número de aplicadores número de supervisores de campos número de digitadores 8)RECURSOS MATERIAIS orçamento

12 9)CRONOGRAMA Quais as datas de aplicação. É importante considerar FATORES CONDICIONANTES para coleta de dados

13 INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FORMA DE FAZER MEDIÇÕES ASSOCIAR NÚMEROS A UM OBJETO, SEGUNDO SUAS CARACTERÍSTICAS

14 COMO FORMULAR O INSTRUMENTO O questionário deve: Conduzir o entrevistado a prestar informações Iniciar pelas questões simples e terminar pelas mais complexas Iniciar por temas gerais e terminar no específico Evitar perguntas intimas Conter apresentação e objetivo da pesquisa Instruções para preenchimento Data Régua de tabulação

15 CLASSIFICAÇÃO DAS PERGUNTAS QUANTO AO OBJETIVO Perguntas de FATO:caracterização do entrevistado. Se refere ma dados objetivos como sexo, idade, profissão, escolaridade Perguntas de AÇÃO: se referem as atitudes e hábitos dos indivíduos. Ex: com que freqüência você usa o produto? Perguntas de INTEÇÃO: se referem as intenções e futuros comportamentos ex: você continuaria usando se houvesse mudanças ? Perguntas de OPINIÕES: avaliação do uso ou benefício Ex:como você classificaria o produto?

16 TÉCNICA DE ELABORAÇÃO Criar temas correspondentes aos objetivos da pesquisa anteriormente discutidos Para cada tema elencar as questões Para cada questão elencar alternativas Toda questão deve ter alternativas suficientes ou seja, o respondente deve encontrar uma em que possa se encaixar.

17 QUESTÕES QUANTO A FORMA DE REGISTRO DA RESPOSTA PERGUNTAS ABERTAS- o entrevistado responde livremente o que pensa sobre o assunto. Ex: qual sua opinião sobre......? PERGUNTAS FECHADAS-são fornecidas as possíveis respostas.

18 PERGUNTAS FECHADAS COM ALTERNATIVAS PODEM SER CLASSIFICADAS COMO Dicotômicas- duas alternativas Tricotômicas- três alternativas Mostruários- um rol de mais de três alternativas para escolha de apenas uma Múltipla escolha- rol de várias alternativas para escolha de mais de uma Avaliação-onde se emite um julgamento através de escalas de intensidade

19 DISPOSIÇÃO DE QUESTÕES NO IMPRESSO Encadeadas-sequência de perguntas ordenadas e uma é subordinada a outra e a resposta afirmativa ou negativa exclui as seguintes. ex: O senhor tem carro ? Se sim diga a marca? Combinadas ou mistas- contêm alternativas abertas e fechadas

20 EXEMPLOS DOS AMACIANTES EXPERIMENTADOS DIGA A CLASSIFICAÇÃO: Quanto a perfume: 1o.____ 2o.____ 3o.____ Qual amacia melhor 1o.____ 2o.____ 3o.____

21 EXEMPLOS Avalie o desempenho do produto: ( )Ótimo ( )bom ( )regular ( )ruim ( )péssimo Classifique atribuindo de 0 a 5 ( 0 pior e 5 melhor) os itens do produto Cor ( ) Embalagem( ) Com que freqüência você usa Todos os dias 1 vez por semana Cuidado para não misturar com sempre

22 EXEMPLO Com que freqüência você usa o produto: ( )Sempre ( )As vezes ( )Raramente ( )nunca ( ) sempre ( )ocasionalmente/ ( )freqüentemente Como você avalia o desempenho? ( )Bom ( )razoável ( )ruim

23 EXEMPLO O produto tem um desempenho perfeito. Sobre a afirmação diga ( ) concordo ( ) discordo ( ) concordo parcialmente ( )discordo parcialmente

24 Exemplo Você compraria o produto caso houvesse __ mudança? ( )Decididamente não ( )provavelmente não ( )indeciso ( )provavelmente comprarei ( )decididamente comprarei

25 CRITÉRIO DE CLASSIFICAÇÃO ECONOMICA BRASIL Consultar e usar tabela disponível em: www. abep.org

26 O Critério de Classificação Econômica Brasil, enfatiza sua função de estimar o poder de compra das pessoas e famílias urbanas, abandonando a pretensão de classificar a população em termos de classes sociais. A divisão de mercado definida abaixo é, exclusivamente de classes econômicas.

27 ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE RESULTADOS DE PESQUISA Introdução. Ex: período de realização,número de entrevistados. Caso necessite de relatórios específicos descreva o número de entrevistas que corresponde aquela situação. Ex. relatório geral e relatório por bairro. Apresentação de gráficos: identificar o gráfico pela questão e número. Deve seguir a seqüência do questionário

28 TIPOS DE GRÁFICOS: pizza, barras. Devem apresentar porcentagens, cores bem diferentes e legenda.

29 TABULAÇÃO DE QUESTÕES ABERTAS As respostas são padronizadas por categorias. É indicado que não sejam criados gráficos quando as respostas forem mais complexas. Ex:Por que compra _produto? São bons Têm qualidade São de ótima qualidade São conhecidos Pela marca Exemplo: Qualidade 03 Marca 02 Total 05

30 Análise É o comentário profissional e justificado do resultado. Deve considerar o objetivo da pesquisa e do cliente e propor uma ação para resolver o problema A redação deve conter a porcentagem que justifica a conclusão e o número inteiro e apontar o Gráfico que contém esse resultado.


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