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TIPOS DE PESQUISAS Quantitativa e Qualitativa Mercado Marketing/Produto/Serviço Comunicação Opinião Pública.

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Apresentação em tema: "TIPOS DE PESQUISAS Quantitativa e Qualitativa Mercado Marketing/Produto/Serviço Comunicação Opinião Pública."— Transcrição da apresentação:

1 TIPOS DE PESQUISAS Quantitativa e Qualitativa Mercado Marketing/Produto/Serviço Comunicação Opinião Pública

2 TIPOS DE PESQUISAS Quantitativa Baseada em aspectos quantitativos para definição de estratégias. Geralmente requer amostragem do público-alvo. É feita com questionários pré-elaborados que admitam respostas alternativas e cujos resultados são apresentados de modo numérico, permitindo uma avaliação quantitativa dos dados.

3 TIPOS DE PESQUISAS Qualitativa Técnica que visa conhecer estilo de vida, comportamento, perfil e opiniões dos entrevistados sobre um assunto, problema, produto ou serviço. Discussão em Grupo Sob a condução de um moderador, um grupo de pessoas escolhidas por suas características pré-determinadas (classe, idade, sexo, educação, etc.) e/ou específicas de um assunto (como posse da coisa ou experiência com o produto/serviço) se reúne para discutir um assunto em foco. Essa discussão é observada e registrada. A pesquisa com vários grupos permite, após análise dos resumos das discussões, chegar a conclusões utilizáveis no planejamento estratégico de comunicação. Entrevista em profundidade A entrevista em profundidade é muito utilizada nas pesquisas motivacionais. É uma técnica de entrevista que não utiliza um questionário estruturado, e sim de um roteiro com tópicos a serem abordados conforme os objetivos da entrevista. Este roteiro conduz de forma mais livre a conversa entre o entrevistador e o entrevistado. Etc.

4 Pesquisa de Mercado Mercado Conjunto de pessoas, consumidores efetivos ou em potencial, considerado de acordo com classe social, sexo, idade, hábitos, cidade ou região. Estrutura ou infra-estrutura (ex: IBGE) Praça (vale a pena montar uma padaria nesta região da cidade?)

5 Pesquisa de Marketing/Produto/Serviço Cerne de uma campanha Para quem falar? (planejamento) O que dizer? (planejamento) Como dizer? (criação) Onde dizer? (mídia) Com que intensidade dizer? (mídia) Com que efeito? (avaliação – recall)

6 Pesquisa de Marketing/Produto/Serviço O papel da pesquisa: Ajuda o planejamento e a criação na busca da melhor maneira de utilizar as variáveis da comunicação: Target (alvo, público) Emissor Mensagem Receptor Recall Fornece informações e respostas às indagações que surgem durante o processo.

7 Pesquisa de Marketing/Produto/Serviço Busca identificar consumidores, diferenciais, tendências, usos,... Tipos de pesquisa produto/serviço Teste de hábitos/usos Teste de produto Teste de embalagem Teste de preço

8 Pesquisa de Marketing/Produto/Serviço Pesquisa como apoio no planejamento: Comportamento do público-alvo: Atitude frente ao produto/serviço (padrão de consumo) Atitude frente aos tipos e marcas (fidelidade) Uso de marcas (imagem) Razão de escolha (perfil heavy user/light user)

9 Pesquisa de Marketing/Produto/Serviço Pesquisa como apoio na criação: Avaliação de campanhas e peças publicitárias: Pré-testes: avaliar peças ainda na pré-produção ou já produzidas para um grupo seleto ou em veiculação inicial. Pós-testes: para determinar os efeitos da mídia ou recall (day-after)

10 Pesquisa de Comunicação Veiculação ou Mídia Investiga hábitos e comportamento do público em relação aos meios de informação (TV, rádio, jornal, revista, outdoor, internet...). É muito utilizada por agências de publicidade e veículos de comunicação. Orienta estratégias das campanhas publicitárias. Traça o perfil dos veículos e níveis de audiência. Pesquisa de flagrante domiciliar Pesquisa de retrospectiva (dia anterior) Pesquisa preferencial (descrição de hábitos)

11 Pesquisa de Opinião Pública Pesquisa de clima organizacional Pesquisa junto aos clientes Levantamento de opinião (aborto, eutanásia) Pesquisas eleitorais

12 Etapas da Pesquisa Qual o problema? Briefing Diretriz, sumário do problema. Contém o resumo de todos os antecedentes do problema.

13 Etapas da Pesquisa Target (público alvo)? Quantitativa? Amostra ou Universo Amostragem Há vários métodos de amostragem: aleatória, sistemática (após ordenada o público, seleciona-se a amostra probabilística); amostragem estratificada, etc. Filtro Sexo, idade, ser consumidor ou não de um determinado produto ou serviço etc. Qualitativa? Discussão de grupo, entrevista em profundidade ou etc.

14 Etapas da Pesquisa O que se quer saber deste público? Definição de questionário... Formulário impresso, usado pelos entrevistadores, contendo todas as perguntas na ordem em que devem ser feitas, com espaço para anotações das respostas. Brainstorm Método ou processo pelo qual a(s) pessoa(s) procura(m) lembrar-se ou associar palavras, frases ou idéias sobre um tema pré-determinado, com objetivo de estabelecer parâmetros necessários à elaboração do questionário. Pergunta Aberta/Exploratória Perguntas que procuram saber razões de preferência, justificativas, causas e efeitos etc., e cujas respostas são explicativas ou dissertativas. Geralmente, são as perguntas do tipo por quê? Ex.:"Por que o Sr. prefere consumir guaraná? Pergunta Fechada/Objetiva Perguntas que já têm alternativas de resposta. É a do tipo quando, onde, quanto(s), qual(is), etc. Geralmente, as perguntas desse tipo vêm acompanhadas das alternativas que são assinaladas pelo entrevistador de acordo com a resposta dada pelo entrevistado. Tem objetivo meramente quantitativo. Ex.: O Sr. tem o hábito de beber guaraná? ( ) Diariamente ( ) Algumas vezes por semana ( ) Somente nos finais de semana ( ) Esporadicamente ( ) Não consome.

15 Etapas da Pesquisa O que se quer saber deste público? E do métodos da pesquisa: Flagrante: Método de pesquisa caracterizado pela observação do fenômeno no momento em ele ocorre. É utilizado em mídia (para pesquisa de audiência de rádio e TV) ou logo depois da compra de um determinado produto ou serviço. Lembrança Avaliação, por técnicas especiais, sobre a intensidade e como um anúncio ou comercial foi memorizado pelas pessoas que o leram, ouviram ou assistiram. Lembrança Espontânea É a lembrança que se obtém do entrevistado sobre uma marca, produto, ou serviço sem a utilização de nenhum estímulo. Lembrança Estimulada/Induzida É a lembrança de marca, produto ou serviço obtida a partir da utilização de um estímulo que pode ser um cartão ou uma foto do qual constam todas as marcas, produtos ou serviços pesquisados. Painel Tipo de pesquisa realizada em várias etapas, em que a amostra permanece constante ou é modificada gradativamente. Neste último caso, a maior parte da amostra mantém-se até o final da pesquisa. Etc.

16 Etapas da Pesquisa Aplicação do questionário para o público- alvo. Tabulação dos dados. Análise.


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