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PESQUISAS EM MARKETING: Eleitoral e Motivacional

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Apresentação em tema: "PESQUISAS EM MARKETING: Eleitoral e Motivacional"— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISAS EM MARKETING: Eleitoral e Motivacional
Prof. Geonir Paulo Schnorr Graduado em Matemática Esp. Em Banco de Dados Graduando em Estatística

2 Pesquisa Eleitoral (intenção de voto)
Ferramenta de planejamento para produção de campanhas eleitorais. A pesquisa de intenções de voto se diferencia das outras pesquisas de marketing pela metodologia utilizada (métodos de pesquisa, de amostragem e coleta), pelo rigor estatístico e controle do trabalho de campo.

3 Pesquisa Eleitoral (intenção de voto)
Método exploratório Colher dados sobre os eleitores da região pesquisada: zonas eleitorais, bairros que integram cada zona, número de perfil dos eleitores. Define-se o teste de hipóteses formulando H0 (hipótese nula) e H1 (hipótese alternativa). Faz-se a inferência sobre os dados obtidos junto a amostra para todo o universo considerado.

4 Pesquisa Eleitoral (intenção de voto)
Abordagem metodológica: Quantitativa. Coleta de dados: Inquérito (pessoal ou telefônico). Técnica amostral: Probabilística por conglomerados; Probabilística por amostra sistemática; Não-probabilística por cotas.

5 Pesquisa Motivacional
Utiliza técnicas não diretivas: Perguntas formuladas para que o entrevistado se sinta mais a vontade para responder.

6 Pesquisa Motivacional
Associação de Idéias Completar Histórias

7 Associação de Idéias Objetiva que o entrevistado estabeleça uma associação entre uma lista de palavras (adjetivos, verbos etc) ou frases, com a marca que deseja avaliar. A lista pode ser elaborada de acordo com a imagem que se espera que o target da marca tenha assimilado sobre ela. Baseado nos resultados obtidos, através da associação de idéias que o público teve sobre o produto, pode-se criar slogans com muito mais facilidade.

8 Associação de Idéias Tipo de pesquisa utilizada nas fases de criação e análise de resultado: Fase de Criação criação de slogans e até da marca do produto. Fase de Análise de Resultado avaliar a percepção do público sobre o produto/serviço e reavaliar o posicionamento do mesmo. Geralmente essa pesquisa é aplicada com o acompanhamento de um psicólogo.

9 Completar Histórias Perguntas “construídas” em forma de situações do cotidiano, onde o target da campanha a ser entrevistado, vai ser conduzido. As respostas tem resultados melhores quanto mais a história se aproxima do cotidiano, por tanto, esse deve ser levantado previamente. Nessa pesquisa, tanto na elaboração das histórias, quanto na análise e interpretação de resultados, também é recomendado o acompanhamento de um psicólogo.


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