A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 2- Elaboração de Questionários

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 2- Elaboração de Questionários"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 2- Elaboração de Questionários
Material Elaborado por Betânia Peixoto

2 Questionário “O questionário é um instrumento de observação não participante, baseado numa seqüência de questões escritas, que são dirigidas a um conjunto de indivíduos, envolvendo as suas opiniões, representações, crenças e informações factuais, sobre eles próprios e o seu meio.” ( Quivy e Campennhoudt, 1992)

3 Plano de Aula Introduzir na arte de elaboração de questionários
O que é o questionário; O papel do questionário na pesquisa; Formas de elaboração; Processo de desenvolvimento; Tipos de perguntas; Pré teste.

4 O que é questionário O questionário é um instrumento de pesquisa constituído por uma série de questões sobre um determinado tema. Em geral as respostas são transformadas em estatísticas.

5 O Papel do Questionário no Processo de Pesquisa
Objetivo da Pesquisa Informações dos Respondentes Questionário Análise de Dados Resultados

6 Aplicação São aplicados por unidade da pesquisa: Indivíduos
Famílias/domicílios Setores censitários Processos judiciais

7 Desafio Fazer com que as pessoas falem... E mais, que falem a verdade. Confiabilidade e Validade.

8 Formas de Aplicação Por correspondência – auto aplicados;
Por telefone; Por trabalho de campo – face a face.

9 Por correspondência – auto aplicados
Não tem representatividade amostral. Nem sempre quem responde é quem deveria.

10 Por correspondência – auto aplicados

11 Por telefone É barato e tem representatividade amostral. Só pode ser aplicado a quem tem telefone (com a difusão dos celulares e da telefonia fixa para pesquisas em grandes cidades não é mais um problema).

12 Por trabalho de campo – face a face
É a forma de aplicação que tem maior validade e confiabilidade. Identifica realmente quem responde. As respostas são mais fidedignas.

13 Critérios para um Bom Questionário
Para elaborar um bom questionário, as seguintes condições devem ser consideradas: O Questionário proporciona as informações necessárias a tomada de decisões? O Questionário atende aos requisitos dos respondentes?

14 Elaboração de Questionários
Elaboração questionário para coleta de dados Deve atender todos os objetivos da pesquisa Para cada objetivo deve haver, no mínimo, uma pergunta no questionário. Portanto, é necessário determinar inicialmente, e com bastante clareza, os objetivos da pesquisa e, posteriormente elaborar o questionário para a realização das entrevistas.

15 O Processo de Desenvolvimento
3. Determinar o formato das perguntas e respostas. 10. Implementar a Pesquisa 2. Determinar o(s) método(s) de coleta de dados 9. Preparar o texto final 4. Decidir sobre a redação das perguntas 1. Determinar os objetivos da pesquisa, recursos e restrições 8. Pré-teste e revisão 5. Estabelecer o fluxo do questionário e o layout 7. Obter aprovação de todos os responsáveis envolvidos. 6. Avaliar o questionário e o layout

16 Pontos importantes Existem diversos tipos de questionários e nenhum pode ser considerado ideal para coletar todos os tipos de informações. O que define o tipo de questionário são os objetivos da pesquisa, que indicam os tipos de perguntas mais adequadas a cada situação.

17 O Início Depois da análise do que você realmente deseja responder é que se inicia o processo de elaboração do questionário. As perguntas do questionário, devem dar subsídios para responder aos seus objetivos. Primeiro, procure se informar dos questionários já utilizados para fazer as mesmas perguntas que você pretende.

18 Perguntas testadas Aproveite essa experiência prévia para aprimorar o seu conhecimento de como perguntar. Utilizar outros questionários, garante que você tenha questões já testadas e lhe permite ter dados comparáveis ao final da pesquisa.

19 Decisões quanto ao conteúdo das perguntas
A pergunta é necessária? Há a necessidade de várias perguntas sobre o assunto? As pessoas têm informação necessária para responder a pergunta? Deve a pergunta ser mais direta, objetiva e ligada à experiência da pessoa, ou indireta, ampla e mais geral?

20 Decisões quanto ao conteúdo das perguntas
Tende o conteúdo da pergunta a captar dados sobre situações momentâneas e específicas ao invés de captar o que é típico no respondente? O conteúdo da pergunta não está viesado? As pessoas estarão predispostas a fornecer o dado solicitado? Ex: primeiro ponto- plebiscito sobre desarmamento. As pessoas por causa do massacre do Realengo podem vir a dar opniões momentâneas por causa das emoções envolvidas e não o que realmente pensam sobre o assunto

21 Fraseologia das Perguntas
Linguagem das perguntas pode influenciar fortemente a validade e a confiabilidade do questionário. Usa palavras compreensíveis, claras, de acordo com o nível cultural dos entrevistados. Não faça perguntas que requeiram respostas generalizadas. A pergunta deve ser o mais especifica possível.

22 Fraseologia das Perguntas
Evite perguntas confusas ou direcionadas. Ex: qual a sua opinião sobre o sabão em pó OMO? Deveria se perguntar primeiramente qual o sabão em pó da preferência do consumidor. Qual é o sabão que ele consome? Quais são os critérios que ele utiliza na escolha do sabão?

23 Tipos de Perguntas 1) Perguntas Fechadas Nas perguntas fechadas são fornecidas as possíveis respostas ao entrevistado, sendo que apenas uma alternativa de resposta é possível. Exemplo: Em que bairro o(a) Sr.(a) mora? ( ) São Luís ( ) Palmares ( ) Castelo ( ) Ouro Preto ( ) Outro – Especifique:____________________

24 Tipos de Perguntas 2) Perguntas Abertas Neste tipo de pergunta o entrevistado responde livremente o que pensa sobre o assunto. Exemplo: Qual a sua opinião sobre o bairro onde mora? ________________________________

25 Tipos de Perguntas 3) Perguntas Semi-abertas A pergunta semi-aberta é a junção de uma pergunta fechada a uma aberta em que, em um primeiro momento, o entrevistado responde a uma das opções das alternativas e depois justifica ou explica a sua resposta. Exemplo: Em que bairro o(a) Sr.(a) mora? ( ) São Luís ( ) Palmares ( ) Castelo ( ) Ouro Preto ( ) Outro Por quê? ____________________________________

26 Tipos de Perguntas 4) Perguntas Dicotômicas
É a pergunta que tem como respostas Sim ou Não. Exemplo: O(A) Sr.(a) mora em casa própria? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sabe ( ) Não se aplica

27 Tipos de Perguntas A segunda pergunta depende da resposta da primeira.
5) Perguntas Encadeadas A segunda pergunta depende da resposta da primeira. Exemplo: O(A) Sr.(a) mora em casa própria financiada? ( ) Sim ( ) Não Caso a resposta seja afirmativa. Qual a entidade financiadora? ( ) CEF ( ) Banco privado ( ) Construtora ( ) Outros

28 Tipos de Perguntas 6) Perguntas com Ordem de Preferência
É dada ao entrevistado a possibilidade de escolha do 1º, 2º e 3º lugares: Exemplo: Caso o(a) Sr.(a) fosse mudar de casa, qual bairro escolheria em 1º, 2º e 3º lugares? ( ) São Luís ( ) Palmares ( ) Castelo ( ) Ouro Preto ( ) Outro Este tipo de pergunta é de difícil tabulaçao e análise. Deve ser evitada

29 Tipos de Perguntas 7) Perguntas Cruzadas:
É a verificação da verdade de outra questão, para nos certificarmos que o entrevistado não esteja distorcendo as informações; Exemplo: O Sr(a) lê muitos livros? ( ) sim ( ) não Quantos livros leu no último mês? ( ) nenhum ( ) um ( ) dois ( ) três ( ) quatro ( ) mais de quatro; O(a) Sr(a) se lembra do título do último livro que leu? ______________ Claro que as perguntas entram em partes diferentes do questionário

30 Fluxo do Questionário

31 Fluxo -Exemplo Segue as demais perguntas do instrumento
O projeto social trouxe mudanças na sua vida? Voce ainda participa deste projeto O projeto trouxe mudanças na vida de sua familia? Você já participou de algum projeto social Apresentação/ Introdução Qual é a razão/ motivo por não ter participado? Qual era a área de foco do projeto que participou? Não Segue as demais perguntas do instrumento Sim

32 Pré-teste É interessante ao se ter o questionário pronto, testá-lo em um grupo escolhido antes de aplicá-lo, para verificar qualquer falha de linguagem, interpretação, etc. Assim, é possível corrigi-lo.


Carregar ppt "Aula 2- Elaboração de Questionários"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google