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Aula 2- Elaboração de Questionários Material Elaborado por Betânia Peixoto.

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1 Aula 2- Elaboração de Questionários Material Elaborado por Betânia Peixoto

2 Questionário O questionário é um instrumento de observação não participante, baseado numa seqüência de questões escritas, que são dirigidas a um conjunto de indivíduos, envolvendo as suas opiniões, representações, crenças e informações factuais, sobre eles próprios e o seu meio. ( Quivy e Campennhoudt, 1992)

3 Plano de Aula Introduzir na arte de elaboração de questionários O que é o questionário; O papel do questionário na pesquisa; Formas de elaboração; Processo de desenvolvimento; Tipos de perguntas; Pré teste.

4 O que é questionário O questionário é um instrumento de pesquisa constituído por uma série de questões sobre um determinado tema. Em geral as respostas são transformadas em estatísticas.

5 O Papel do Questionário no Processo de Pesquisa Objetivo da Pesquisa Informações dos Respondentes Questionário Análise de Dados Resultados

6 Aplicação São aplicados por unidade da pesquisa: - Indivíduos - Famílias/domicílios - Setores censitários - Processos judiciais

7 Desafio Fazer com que as pessoas falem... E mais, que falem a verdade. Confiabilidade e Validade.

8 Formas de Aplicação Por correspondência – auto aplicados; Por telefone; Por trabalho de campo – face a face.

9 Por correspondência – auto aplicados Não tem representatividade amostral. Nem sempre quem responde é quem deveria.

10 Por correspondência – auto aplicados

11 Por telefone É barato e tem representatividade amostral. Só pode ser aplicado a quem tem telefone (com a difusão dos celulares e da telefonia fixa para pesquisas em grandes cidades não é mais um problema).

12 Por trabalho de campo – face a face É a forma de aplicação que tem maior validade e confiabilidade. Identifica realmente quem responde. As respostas são mais fidedignas.

13 Critérios para um Bom Questionário Para elaborar um bom questionário, as seguintes condições devem ser consideradas: O Questionário proporciona as informações necessárias a tomada de decisões? O Questionário atende aos requisitos dos respondentes?

14 Elaboração de Questionários Elaboração questionário para coleta de dados Deve atender todos os objetivos da pesquisa Para cada objetivo deve haver, no mínimo, uma pergunta no questionário. Portanto, é necessário determinar inicialmente, e com bastante clareza, os objetivos da pesquisa e, posteriormente elaborar o questionário para a realização das entrevistas.

15 O Processo de Desenvolvimento 10. Implementar a Pesquisa 10. Implementar a Pesquisa 9. Preparar o texto final 9. Preparar o texto final 8. Pré-teste e revisão 8. Pré-teste e revisão 7. Obter aprovação de todos os responsáveis envolvidos. 7. Obter aprovação de todos os responsáveis envolvidos. 6. Avaliar o questionário e o layout 6. Avaliar o questionário e o layout 5. Estabelecer o fluxo do questionário e o layout 5. Estabelecer o fluxo do questionário e o layout 4. Decidir sobre a redação das perguntas 4. Decidir sobre a redação das perguntas 3. Determinar o formato das perguntas e respostas. 3. Determinar o formato das perguntas e respostas. 2. Determinar o(s) método(s) de coleta de dados 2. Determinar o(s) método(s) de coleta de dados 1. Determinar os objetivos da pesquisa, recursos e restrições 1. Determinar os objetivos da pesquisa, recursos e restrições

16 Pontos importantes Existem diversos tipos de questionários e nenhum pode ser considerado ideal para coletar todos os tipos de informações. O que define o tipo de questionário são os objetivos da pesquisa, que indicam os tipos de perguntas mais adequadas a cada situação.

17 O Início Depois da análise do que você realmente deseja responder é que se inicia o processo de elaboração do questionário. As perguntas do questionário, devem dar subsídios para responder aos seus objetivos. Primeiro, procure se informar dos questionários já utilizados para fazer as mesmas perguntas que você pretende.

18 Perguntas testadas Aproveite essa experiência prévia para aprimorar o seu conhecimento de como perguntar. Utilizar outros questionários, garante que você tenha questões já testadas e lhe permite ter dados comparáveis ao final da pesquisa.

19 Decisões quanto ao conteúdo das perguntas A pergunta é necessária? Há a necessidade de várias perguntas sobre o assunto? As pessoas têm informação necessária para responder a pergunta? Deve a pergunta ser mais direta, objetiva e ligada à experiência da pessoa, ou indireta, ampla e mais geral?

20 Decisões quanto ao conteúdo das perguntas Tende o conteúdo da pergunta a captar dados sobre situações momentâneas e específicas ao invés de captar o que é típico no respondente? O conteúdo da pergunta não está viesado? As pessoas estarão predispostas a fornecer o dado solicitado?

21 Fraseologia das Perguntas Linguagem das perguntas pode influenciar fortemente a validade e a confiabilidade do questionário. Usa palavras compreensíveis, claras, de acordo com o nível cultural dos entrevistados. Não faça perguntas que requeiram respostas generalizadas. A pergunta deve ser o mais especifica possível.

22 Evite perguntas confusas ou direcionadas. Ex: qual a sua opinião sobre o sabão em pó OMO? Deveria se perguntar primeiramente qual o sabão em pó da preferência do consumidor. Qual é o sabão que ele consome? Quais são os critérios que ele utiliza na escolha do sabão? Fraseologia das Perguntas

23 Tipos de Perguntas 1) Perguntas Fechadas Nas perguntas fechadas são fornecidas as possíveis respostas ao entrevistado, sendo que apenas uma alternativa de resposta é possível. Exemplo: Em que bairro o(a) Sr.(a) mora? ( ) São Luís ( ) Palmares ( ) Castelo ( ) Ouro Preto ( ) Outro – Especifique:____________________

24 2) Perguntas Abertas Neste tipo de pergunta o entrevistado responde livremente o que pensa sobre o assunto. Exemplo: Qual a sua opinião sobre o bairro onde mora? ________________________________ Tipos de Perguntas

25 3) Perguntas Semi-abertas A pergunta semi-aberta é a junção de uma pergunta fechada a uma aberta em que, em um primeiro momento, o entrevistado responde a uma das opções das alternativas e depois justifica ou explica a sua resposta. Exemplo: Em que bairro o(a) Sr.(a) mora? ( ) São Luís ( ) Palmares ( ) Castelo ( ) Ouro Preto ( ) Outro Por quê? ____________________________________ Tipos de Perguntas

26 4) Perguntas Dicotômicas É a pergunta que tem como respostas Sim ou Não. Exemplo: O(A) Sr.(a) mora em casa própria? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sabe ( ) Não se aplica Tipos de Perguntas

27 5) Perguntas Encadeadas A segunda pergunta depende da resposta da primeira. Exemplo: O(A) Sr.(a) mora em casa própria financiada? ( ) Sim ( ) Não Caso a resposta seja afirmativa. Qual a entidade financiadora? ( ) CEF ( ) Banco privado ( ) Construtora ( ) Outros Tipos de Perguntas

28 6) Perguntas com Ordem de Preferência É dada ao entrevistado a possibilidade de escolha do 1º, 2º e 3º lugares: Exemplo: Caso o(a) Sr.(a) fosse mudar de casa, qual bairro escolheria em 1º, 2º e 3º lugares? ( ) São Luís ( ) Palmares ( ) Castelo ( ) Ouro Preto ( ) Outro Tipos de Perguntas

29 7) Perguntas Cruzadas: É a verificação da verdade de outra questão, para nos certificarmos que o entrevistado não esteja distorcendo as informações; Exemplo: O Sr(a) lê muitos livros? ( ) sim ( ) não Quantos livros leu no último mês? ( ) nenhum ( ) um ( ) dois ( ) três ( ) quatro ( ) mais de quatro; O(a) Sr(a) se lembra do título do último livro que leu? ______________ Tipos de Perguntas

30 Fluxo do Questionário

31 Fluxo -Exemplo O projeto social trouxe mudanças na sua vida? Voce ainda participa deste projeto O projeto trouxe mudanças na vida de sua familia? Você já participou de algum projeto social Apresentação/ Introdução Qual é a razão/ motivo por não ter participado? Qual era a área de foco do projeto que participou? Não Segue as demais perguntas do instrumento Sim

32 Pré-teste É interessante ao se ter o questionário pronto, testá-lo em um grupo escolhido antes de aplicá-lo, para verificar qualquer falha de linguagem, interpretação, etc. Assim, é possível corrigi-lo.


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