A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROA 06 – METODOLOGIA CIENTÍFICA ALUNAS DA TURMA 7: ELKE ELISA BELLI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROA 06 – METODOLOGIA CIENTÍFICA ALUNAS DA TURMA 7: ELKE ELISA BELLI"— Transcrição da apresentação:

1 PROA 06 – METODOLOGIA CIENTÍFICA ALUNAS DA TURMA 7: ELKE ELISA BELLI
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM. PROA 06 – METODOLOGIA CIENTÍFICA ALUNAS DA TURMA 7: ELKE ELISA BELLI LUCIANE CRISTINA ROSA

2 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS: QUESTIONÁRIO

3 Questionário: definição
O Questionário, utilizado em pesquisas científicas, constitui-se em um instrumento de coleta de dados, em que pesquisador elabora perguntas na forma escrita, referentes ao seu objeto de investigação. É, geralmente, auto-aplicado, ou seja, o próprio informante responde, sem a interferência do aplicador.

4 Questionário: objetivos
As perguntas elaboradas por escrito tem como finalidade a obtenção do conhecimento sobre opiniões, crenças, sentimentos, interesses, expectativas, situações vivenciadas, entre outros.

5 Questionário: condução
 É recomendada a utilização de linguagem simples e direta para que a pessoa que esteja respondendo o questionário compreenda com clareza o que está sendo perguntado. Deve-se evitar o uso de gírias, a não ser em casos específicos, onde é necessário adequar o conteúdo do instrumento à realidade do informante. (grupo de adolescentes da periferia). O questionário deve ser testado antes da sua efetiva aplicação, para evitar e/ou corrigir possíveis erros. Neste sentido, o instrumento é aplicado com um número menor de pessoas do que o determinado para a pesquisa. O pesquisador não deve interferir nas respostas dos informantes.

6 Questionário: tipos de questões
“Em relação à forma: fechadas, abertas e relacionadas;” “Em relação ao conteúdo: fatos, atitudes, crenças, comportamento, sentimentos, padrões de ação, presente e passado, razões conscientes.”

7 Em relação à forma: FECHADA: apresentam questões de múltiplas escolhas. Exemplo: Quais são seus programas preferidos da TV: ( ) novela ( )filme ( ) programas de auditório ( ) desenho animado. ( ) outro ABERTA: apresentam questões dissertativas Exemplo: Quais são seus programas preferidos da TV?

8 Em relação à forma: cont.
RELACIONADA OU DEPENDENTE Exemplo:Você assiste TV? ( ) Sim ( ) Não Em caso afirmativo, quantas horas por dia você assiste TV? Observe que neste tipo de questionário, a 1ª pergunta é fechada e a 2ª é aberta.

9 Em relação ao conteúdo Exemplos:
Fatos: sexo, idade, naturalidade, estado civil, escolaridade, etc.; Atitudes: preconceito, etnocentrismo,violência, cooperação;

10 Questionário: vantagens
Abrange um universo maior de pessoas; Apresenta baixo custo; Protege a identidade do informante; Permite que o informante responda as questões no momento que lhe for mais conveniente; O pesquisado geralmente não sofre a pressão de agentes externos.

11 Questionário: desvantagens
Atinge apenas o universo dos alfabetizados; O informante geralmente não tem a possibilidade de recorrer ao aplicador para esclarecer dúvidas sobre as questões; Impossibilita o reconhecimento do contexto em que foram respondidas as questões; Não oferece a garantia de que a maioria das pessoas devolvam-no devidamente preenchido; Os questionários muito extensos, principalmente os que apresentam questões abertas, correm o risco de não serem respondidos, pois se tornam cansativos; Devido à interpretação pessoal de cada respondente, nem sempre é garantida a objetividade a que se propõe;

12 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Carregar ppt "PROA 06 – METODOLOGIA CIENTÍFICA ALUNAS DA TURMA 7: ELKE ELISA BELLI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google