A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTUDANDO AS LUTAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS Estudo de Lutas em Vídeo Disciplina: Educação Física Anos: 4º e 5º.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTUDANDO AS LUTAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS Estudo de Lutas em Vídeo Disciplina: Educação Física Anos: 4º e 5º."— Transcrição da apresentação:

1 ESTUDANDO AS LUTAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS Estudo de Lutas em Vídeo Disciplina: Educação Física Anos: 4º e 5º

2 * OBJETIVOS : - Identificar, demonstrar e explicar as lutas conhecidas pela turma; - Reconhecer as diferenças técnicas e táticas referentes às lutas; - Comparar as características técnicas; - Relacionar as lutas às suas origens sócio-históricas. - Identificar, demonstrar e explicar as lutas conhecidas pela turma; - Reconhecer as diferenças técnicas e táticas referentes às lutas; - Comparar as características técnicas; - Relacionar as lutas às suas origens sócio-históricas. * RECURSOS NECESSÁRIOS : * RECURSOS NECESSÁRIOS : DVD,Filmes, Filmadora,computador com acesso a internet, materiais para registro. * TEMPO ESTIMADO : 10 Aulas * TEMPO ESTIMADO : 10 Aulas

3 DESENVOLVIMENTO 1ª Etapa : Solicitar aos estudantes que organizem uma listagem com as práticas corporais por eles conhecidas, que tenham confronto entre adversários e envolvam o desequilíbrio, a imobilização ou a contusão. Informe-os que deverão manter um registro de todas as atividades ao longo dos trabalhos. Questione o grupo a respeito da possibilidade de realização de vivências corporais de algumas das lutas citadas. A partir de explicações iniciais e com a ajuda dos alunos que praticam, divida a turma em duplas e organize algumas vivências. Logo em seguida, indague o grupo sobre as percepções, dificuldades e facilidades encontradas. 1ª Etapa : Solicitar aos estudantes que organizem uma listagem com as práticas corporais por eles conhecidas, que tenham confronto entre adversários e envolvam o desequilíbrio, a imobilização ou a contusão. Informe-os que deverão manter um registro de todas as atividades ao longo dos trabalhos. Questione o grupo a respeito da possibilidade de realização de vivências corporais de algumas das lutas citadas. A partir de explicações iniciais e com a ajuda dos alunos que praticam, divida a turma em duplas e organize algumas vivências. Logo em seguida, indague o grupo sobre as percepções, dificuldades e facilidades encontradas. 2ª Etapa : Após a seleção de alguns filmes que abordam as lutas, proponha para a turma assistir às imagens, a partir de um instrumento de observação que poderá ser organizado pela turma com ajuda do professor. Um rol de questões que estimulem os alunos a identificar características como: quem participa, quais as vestimentas utilizadas, como é o local da prática, quais as regras mais importantes, quais as táticas empregadas pelos lutadores, entre outras, poderá ser elaborado. A partir das respostas obtidas, promova uma discussão abrangendo as principais características das modalidades representadas. Questione os alunos acerca das origens e dos grupos sociais praticantes. 2ª Etapa : Após a seleção de alguns filmes que abordam as lutas, proponha para a turma assistir às imagens, a partir de um instrumento de observação que poderá ser organizado pela turma com ajuda do professor. Um rol de questões que estimulem os alunos a identificar características como: quem participa, quais as vestimentas utilizadas, como é o local da prática, quais as regras mais importantes, quais as táticas empregadas pelos lutadores, entre outras, poderá ser elaborado. A partir das respostas obtidas, promova uma discussão abrangendo as principais características das modalidades representadas. Questione os alunos acerca das origens e dos grupos sociais praticantes.

4 3ª Etapa : Elabore coletivamente uma relação de tópicos que proporcionem uma análise mais detalhada das lutas (um questionário, por exemplo). De posse desse instrumento, oriente os estudantes a navegar por portais especializados. Para além dos mecanismos de busca, convém acessar os sítios das federações e confederações das diversas modalidades, nos quais estão disponíveis informações mais completas ou acessar alguns filmes no Youtube. No retorno, os alunos podem socializar suas descobertas, registrando-as conforme a modalidade que pesquisaram, tomando o devido cuidado na transcrição da nomenclatura da modalidade no que concerne às técnicas e táticas. Na continuidade, retome as vivências corporais, com base nas informações acessadas. 3ª Etapa : Elabore coletivamente uma relação de tópicos que proporcionem uma análise mais detalhada das lutas (um questionário, por exemplo). De posse desse instrumento, oriente os estudantes a navegar por portais especializados. Para além dos mecanismos de busca, convém acessar os sítios das federações e confederações das diversas modalidades, nos quais estão disponíveis informações mais completas ou acessar alguns filmes no Youtube. No retorno, os alunos podem socializar suas descobertas, registrando-as conforme a modalidade que pesquisaram, tomando o devido cuidado na transcrição da nomenclatura da modalidade no que concerne às técnicas e táticas. Na continuidade, retome as vivências corporais, com base nas informações acessadas. 4ª Etapa : Convide um praticante de lutas, para ser entrevistado pela turma e, se possível, demonstrar alguns movimentos. Prepare perguntas previamente. Estimule o grupo a fazer perguntas e esclarecer dúvidas sobre o tema. Organize algumas vivências a partir dos movimentos apresentados (repetições de golpes, chaves, movimentos de esquiva, etc., conforme a luta abordada). Os alunos poderão recorrer à internet para aprofundar seus conhecimentos sobre a luta apresentada e elaborar um pequeno glossário contendo as técnicas e táticas mais utilizadas. 4ª Etapa : Convide um praticante de lutas, para ser entrevistado pela turma e, se possível, demonstrar alguns movimentos. Prepare perguntas previamente. Estimule o grupo a fazer perguntas e esclarecer dúvidas sobre o tema. Organize algumas vivências a partir dos movimentos apresentados (repetições de golpes, chaves, movimentos de esquiva, etc., conforme a luta abordada). Os alunos poderão recorrer à internet para aprofundar seus conhecimentos sobre a luta apresentada e elaborar um pequeno glossário contendo as técnicas e táticas mais utilizadas. DESENVOLVIMENTO

5 * AVALIAÇÃO: Analise os registros do trabalho. Procure identificar em que medida a assistência aos filmes, a discussão dos resultados da pesquisa e o contato com o praticante possibilitaram o aprofundamento dos conhecimentos sobre as lutas. De posse dos relatos finais elaborados pela turma, selecione alguns e comente-os, destacando as informações registradas. Pergunte à turma se concordam com o que foi lido e se há algo a substituir ou acrescentar. * AVALIAÇÃO: Analise os registros do trabalho. Procure identificar em que medida a assistência aos filmes, a discussão dos resultados da pesquisa e o contato com o praticante possibilitaram o aprofundamento dos conhecimentos sobre as lutas. De posse dos relatos finais elaborados pela turma, selecione alguns e comente-os, destacando as informações registradas. Pergunte à turma se concordam com o que foi lido e se há algo a substituir ou acrescentar. 5º etapa : Empregando os recursos disponíveis na escola ou obtidos por empréstimo pessoal ou institucional, realize filmagens das vivências e apresentações dos alunos. É importante alternar frequentemente as duplas e as modalidades. De posse das imagens, submeta-as à análise do grupo, tendo em vista o reconhecimento e invenção de técnicas e táticas pelos participantes. 5º etapa : Empregando os recursos disponíveis na escola ou obtidos por empréstimo pessoal ou institucional, realize filmagens das vivências e apresentações dos alunos. É importante alternar frequentemente as duplas e as modalidades. De posse das imagens, submeta-as à análise do grupo, tendo em vista o reconhecimento e invenção de técnicas e táticas pelos participantes.

6 Créditos : Anaildes Meneses Fonte: lutas-recursos-tecnologicos shtml Fonte: lutas-recursos-tecnologicos shtmlhttp://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/pratica-pedagogica/estudando- lutas-recursos-tecnologicos shtmlhttp://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/pratica-pedagogica/estudando- lutas-recursos-tecnologicos shtml Quer saber mais? Bibliografia NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. São Paulo: Phorte, Quer saber mais? Bibliografia NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. São Paulo: Phorte, 2006.


Carregar ppt "ESTUDANDO AS LUTAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS Estudo de Lutas em Vídeo Disciplina: Educação Física Anos: 4º e 5º."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google