A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMO AVALIAR SITES PARA PESQUISA. Enciclopédias, dicionários, artigos, livros, sites, jornais, blogs, imagens, animações,vídeos, músicas... São tantas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMO AVALIAR SITES PARA PESQUISA. Enciclopédias, dicionários, artigos, livros, sites, jornais, blogs, imagens, animações,vídeos, músicas... São tantas."— Transcrição da apresentação:

1 COMO AVALIAR SITES PARA PESQUISA

2 Enciclopédias, dicionários, artigos, livros, sites, jornais, blogs, imagens, animações,vídeos, músicas... São tantas as informações disponíveis na Internet, em variados formatos e fontes, que não é difícil se perder entre as múltiplas possibilidades. Como estabelecer unidade nesse universo de conexões? Como analisar e selecionar o conteúdo disponível? Como construir conhecimento nesse mar de informações? Para que o uso da Internet seja significativo no processo educativo, evitando o famoso copiar e colar, o professor deve planejar e orientar os alunos durante a pesquisa nesse meio, sempre focando o desenvolvimento de aprendizagens relacionadas a identificar e selecionar informações relevantes, levantar hipóteses, analisar, comparar e sintetizar.

3 Ciclo I e II do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adulto.

4 Conscientizar o aluno sobre a importância da análise dos conteúdos publicados na Internet. Apresentar critérios de avaliação de sites. Exercitar a aplicação desses critérios aos sites indicados. Instrumentalizar o aluno para que ele consiga selecionar e analisar fontes de pesquisa. Instrumentalizar os alunos oferecendo os recursos existentes para registros e organização das atividades elaboradas. Acompanhar a utilização destes recursos estimulando os alunos a compreenderem a função das ferramentas (Internet Explorer e Microsoft Powerpoint) e a sua aplicabilidade.

5 Computadores com acesso à Internet Software Power Point Ficha de avaliação de sites por dupla Ficha de critérios para avaliação de sites por dupla.

6 ANTES Conhecendo o que os alunos sabem sobre a avaliação de sites. Os alunos vão pesquisar em diversos sites sobre: Copa do Mundo, Pintores, Dengue, etc. Os alunos relataram sobre: Se costumam selecionar fontes de pesquisa na Internet? Como selecionam um site ? O que observam para avaliar se o site é bom ou não? Citaram alguns aspectos utilizados para analisar um site.

7 DURANTE Como organizar a análise de sites É muito importante a seleção e análise crítica das informações na Internet. Os alunos vão preencher a Ficha de critérios para avaliação e comentar cada item, de forma dialogada com a classe. Os alunos precisam ter clareza sobre os critérios antes de iniciar a análise. Seguindo a ficha de critérios para avaliação, a dupla deve navegar, observar, conversar e analisar os sites sob os diferentes aspectos apresentados. Cada dupla preenche a Ficha de avaliação de acordo com os aspectos analisados e dá sua classificação ao site avaliado.

8 DEPOIS Os alunos vão elaborar uma apresentação no Microsoft Powerpoint sobre: Copa do Mundo 2010 Dengue Pintores (Candido Portinari, Tarsila do Amaral e Pablo Picasso, Zooescola)

9 Retomando os objetivos Conscientizaram-se sobre a importância da análise dos conteúdos publicados na Internet. Conhecem e compreendem os critérios de avaliação de sites. Análise das apresentações criadas – após pesquisa nos sites.

10

11 PMSP – Prefeitura do Município de São Paulo SME – Secretaria Municipal de Educação Diretoria Regional de Ensino de Santo Amaro (DRESA) EMEF Professor Antonio de Sampaio Dória Laboratório de Informática Educativa POIE: Vera Lucia Pesquisa realizada no Google – Site de Busca Fonte : Caderno de Orientações Didáticas – Ler e Escrever – Tecnologias na Educação


Carregar ppt "COMO AVALIAR SITES PARA PESQUISA. Enciclopédias, dicionários, artigos, livros, sites, jornais, blogs, imagens, animações,vídeos, músicas... São tantas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google