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PROJETO AÇÃO SOCIAL IBOPE MAIO/JUNHO DE 2005. 2 ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO PARA PESQUISA QUANTITATIVA.

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1 PROJETO AÇÃO SOCIAL IBOPE MAIO/JUNHO DE 2005

2 2 ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO PARA PESQUISA QUANTITATIVA

3 3 E POR FALAR EM QUESTIONÁRIO... ELE É O... DE UMA PESQUISA QUANTITATIVA!!! PODE PARECER FÁCIL MAS É UM TRABALHO ESPECIALIZADO E QUANDO MAL ELABORADO PODE RESULTAR EM ALGUNS GRAVES PROBLEMAS: informação incompleta informação duvidosa informação falsa ou tendenciosa

4 4 OFICINA Estudo do tema Elaboração das perguntas Construção do questionário 3 ETAPAS

5 5 ESTUDO DO TEMA ETAPA 1

6 6 ESTUDO DO TEMA Nossos clientes - IPM e RH IBOPE Análise do Briefing do cliente Levantamento de todos os pontos que o cliente deseja saber Então agora vamos ouvir atentamente nossos clientes

7 7 ELABORAÇÃO DAS PERGUNTAS ETAPA 2

8 8 ELABORAÇÃO DAS PERGUNTAS Componentes mais importantes de uma pesquisa Diretas, curtas, simples, objetivas e breves Linguagem utilizada de acordo com o público pesquisado

9 9 CUIDADOS NA ELABORAÇÃO DAS PERGUNTAS Essa pergunta trata do assunto da pesquisa? Essa pergunta é a mais breve que poderia ser? Essa pergunta está completamente clara sobre o que se quer perguntar? Se esses questionamentos forem feitos várias vezes, certamente o grupo detectará defeitos nas perguntas escritas anteriormente e achará várias maneiras de melhorá-las.

10 10 TIPOS DE PERGUNTAS

11 11 Perguntas Fechadas Um leque de respostas possíveis é fornecido ao entrevistado, que deverá escolher aquela (s) que melhor corresponde à sua opinião. Vantagem Tabulação mais fácil Importante Temos que prever a opção de Não Resposta, de modo a registrar a reação dos entrevistados diante de perguntas que não souberam ou que não quiseram responder.

12 12 Exemplos 1-Você pratica algum esporte atualmente? a-( ) sim b-( ) não c-( ) não respondeu/não soube responder 2-Com que frequência você vai ao cinema? a-( ) Uma vez por semana b-( ) Várias vezes por semana c-( ) Uma vez por mês d-( ) Outros________________________ e-( ) não respondeu/não soube responder

13 13 Perguntas Abertas Permitem ao entrevistado dar respostas não previstas anteriormente pela equipe. Desvantagem Tabulação mais difícil - cada resposta ou grupos de respostas terá uma codificação Importante (idem a perguntas fechadas) Temos que prever a opção de Não Resposta, de modo a registrar a reação dos entrevistados diante de perguntas que não souberam ou que não quiseram responder.

14 14 Exemplos 1-Qual o último filme que você assistiu? a-____________________________________ b-( ) não respondeu/não soube responder 2-Qual sua opinião sobre o uso de uniformes em escolas? a-_______________________________________ b-( ) não respondeu/não soube responder Simples Ampla

15 15 Perguntas semi-abertas 1-O que você não gosta na presidência do Lula? a- ( ) Desemprego b- ( ) Falta de metas c- ( ) Aumento dos juros d- ( ) Equipe dos ministros e- ( ) Outro____________________________ f- ( ) Não sabe/Não soube responder Por quê?

16 16 Perguntas Filtro São utilizadas para excluirmos pessoas que não fazem parte de nosso público-alvo. Em uma pesquisa sobre hábitos de leitura, não faria sentido entrevistar pessoas que não costumam ler.

17 17 Exemplo De modo geral, você diria que gosta de ler/tem o hábito de ler? a-( ) sim {continue na pergunta 2} b-( ) não {agradeça e encerre} c-( ) depende do tipo de leitura {continue na pergunta 2}

18 18 Perguntas Dicotômicas 1-Você é fumante? a-( ) Sim b-( ) Não

19 19 Perguntas encadeadas 1-Você possui câmera digital? a-( ) Sim b-( ) Não 1.1-Caso a resposta seja sim, qual a marca de sua câmera? a-( ) Sony b-( ) Kodak c-( ) Cannon d-( ) Toshiba e-( )Outra______________ f-( )Não respondeu/não soube responder

20 20 Perguntas com matriz de resposta SabãoJá compreiNunca comprei OMO Ariel Minerva 3 Em relação aos produtos abaixo, responda:

21 21 Escala de Satisfação 1-Qual sua satisfação em relação ao presidente Lula? a-( ) Muito Satisfeito b-( ) Parcialmente satisfeito c-( ) Parcialmente insatisfeito d-( ) Muito insatisfeito e-( ) Não respondeu/não soube responder

22 22 Escala de intenção de compra 1-Qual a possibilidade de em sua próxima ida ao super mercado, você comprar o produto X? a-( ) Certamente comprarei b-( ) Talvez comprarei c-( ) Não comprarei d-( ) Não respondeu/não soube responder

23 23 Escala de lembrança Quando falamos em chocolate, qual marca de chocolate você mais se lembra? primeira marca. Lembra-se de mais alguma?

24 24 Escala ordinal de ranking 1-Que tipo de mulher mais lhe atrai: Loiras ( )Morenas ( ) Ruivas ( )Negras ( ) Mulatas ( )Orientais ( ) Coloque a preferência 1º, 2º e 3º

25 25 Escala de diferencial semântico 1-Sobre a seleção brasileira de futebol, qual sua opinião sobre os seguintes atributos: Péssima defesa Ótima defesa Péssimo ataque Ótimo ataque

26 26 ASPECTOS IMPORTANTES Na elaboração de uma pergunta, devemos considerar se a mesma admite uma única resposta por parte de cada entrevistado ou se o entrevistado poderá ter várias respostas. No caso de se utilizar R.U. (Resposta Única) a soma das respostas deverá ser igual ao número de questionários aplicados. No caso de se utilizar R.M. (Respostas Múltiplas) a soma das respostas poderá ser maior que o número de questionários aplicados, pois a mesma pessoa poderá escolher mais que uma opção de resposta.

27 27 Exemplos 1-Qual time você torce? R.U. a-( ) Palmeiras b-( ) São Caetano c-( ) Santo André d-( ) Outro___________________________ e-( ) não respondeu/não soube responder 2- De uma maneira geral quais os times lhe agradam? R.M. a-( )Palmeirasf-( ) Botafogo b-( )Figueirenseg-( ) Nacional c-( )Vascoh-( ) São Bernardo d-( )Payssandúi-( ) Outros______________ e-( )Flamengoj-( ) não resp/não soube resp.

28 28 AGORA VAMOS ELABORAR AS PERGUNTAS ETAPA 2

29 29 CONSTRUÇÃO DO QUESTIONÁRIO ETAPA 3

30 30 CABEÇALHO DE IDENTIFICAÇÃO IDENTIFICAÇÃO DO RESPONDENTE PERFIL DO RESPONDENTE (variáveis pré-definidas) FILTROS (definição amostral) CORPO DO QUESTIONÁRIO (conteúdo a ser explorado) COMO DEVE SER A ESTRUTURA PADRÃO DE UM QUESTIONÁRIO?

31 31 COMO SERÁ A ESTRUTURA DO NOSSO QUESTIONÁRIO? CABEÇALHO DE IDENTIFICAÇÃO IDENTIFICAÇÃO DO RESPONDENTE PERFIL DO RESPONDENTE (variáveis pré-definidas) FILTROS (definição amostral) CORPO DO QUESTIONÁRIO (conteúdo a ser explorado)

32 32 CABEÇALHO DE IDENTIFICAÇÃO ESTRUTURA Nome do Projeto Nome do Entrevistador Data da entrevista

33 33 PERFIL DO RESPONDENTE (variáveis pré-definidas) Sexo Empresa Tempo de empresa Cargo Cidade/Praça Dá a caracterização da amostra e permite cruzar os resultados pelas variáveis. Diferentes grupos podem pensar diferente sobre determinados assuntos. ESTRUTURA

34 34 O CORPO DO QUESTIONÁRIO!!! E, FINALMENTE... AS PERGUNTAS CUJAS RESPOSTAS ATENDERÃO OS OBJETIVOS DO PROJETO DE PESQUISA.

35 35 ORGANIZAÇÃO DAS PERGUNTAS Início - perguntas mais gerais Meio - perguntas mais específicas e detalhadas do questionário Conclusão (parte final) - perguntas mais delicadas aferindo características mais pessoais dos respondentes

36 36 RESUMO Ter em mente os objetivos do estudo e o público a ser pesquisdo. Fazer um grande nº de perguntas, colhendo sugestões de todo o grupo, para em seguida, ir excluindo as perguntas repetidas e as que fogem do tema principal, agrupando as que são semelhantes. Avaliar se o questionário contém todas as perguntas necessárias para subsidiar as hipóteses que queremos testar. Ler e reler as perguntas para se certificar que estão claras.

37 37 MÃOS A OBRA - VAMOS AO QUESTIONÁRIO ETAPA 3

38 38 ENCERRAMENTO

39 39 TIPOS DE QUESTIONÁRIOS Aplicados por Entrevistadores Auto Aplicados

40 40 PRÉ-TESTE Recomenda-se a realização de um Pré-Teste antes da finalização do questionário. Trata-se de uma aplicação-piloto do questionário a um nº pequeno de pessoas, fora do grupo que o está elaborando, para verificar se, de fato, as perguntas estão claras ou se provocam distorções. A análise das respostas do Pré-Teste pode levar à revisão das perguntas.

41 41 DICAS IMPORTANTES Deve ter linguagem adequada ao público pesquisado. As questões devem ter uma seqüência lógica, uma pergunta pode depender ou influenciar outras. Questões abertas devem ser bem exploradas e esclarecidas. Ex.: O que mais? Como assim? Em questões mais complexas, deve-se ter a certeza de que o respondente entendeu a mecânica. Instruções ao entrevistador devem ser claras e em letra diferente do texto que deve ser lido. Entrevistas curtas são mais produtivas. Evite perguntas apenas interessantes, não essenciais.

42 42 Faça pré-testes. Eles podem corrigir em tempo algo que não está funcionando bem. Instrua a equipe de entrevistadores sobre a aplicação do questionário – questão a questão. Certifique-se de que todos os objetivos e áreas de abordagem estejam acomodados no questionário. Tenha em mente que o questionário deve ser conveniente para o entrevistador aplicar e registrar as respostas. E, mais do que isso, ele deve ser o mais agradável possível para quem responde. DICAS IMPORTANTES Evite perguntas que sugiram normas de comportamento.

43 43 FIM

44 44 OBRIGADO A TODOS E UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA

45 45


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