A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientação de Projetos I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientação de Projetos I"— Transcrição da apresentação:

1 Orientação de Projetos I
Profa. Maici Duarte Leite

2 O que é um pré-projeto de conclusão de curso?
Considera-se Projeto de Conclusão de Curso as atividades de pesquisa que permitam ao estudante: identificar a finalidade de seus estudos; mensurar suas possibilidades em termos de realização pessoal e profissional; adquirir uma atitude de trabalho sistematizado,

3 Quais são os objetivos de PCC?
Oportunizar ao acadêmico a iniciação à pesquisa. Sistematizar o conhecimento adquirido no decorrer do curso tendo como base à articulação teórico-prática. Incentivar os discentes no estudo de problemas locais, regionais e nacionais, buscando apontar possíveis soluções no sentido de integrar faculdade e sociedade. Instrumentar a integração do estudante ao mercado de trabalho, em situações de aprendizado prático e de relacionamento humano. Oportunizar o exercício prático na linha de formação profissional. Treinar a praticidade e a progressividade, segundo o princípio de dificuldade e complexidade crescente do papel do futuro profissional.

4 O que compreende a disciplina?
Tem por objetivo familiarizar o estudante com a prática da pesquisa científica. Neste momento o acadêmico será conduzido a desenvolver o embrião de seu Projeto de Conclusão de Curso através do Pré-Projeto de Pesquisa, que deverá ser devidamente encaminhado à Coordenação de TCC para arquivamento em pasta própria do acadêmico.

5 O que é pré-projeto de pesquisa?
Consiste no primeiro planejamento para o Projeto de Conclusão de Curso. É neste momento que o acadêmico desenvolverá um senso crítico em relação a sua área de pesquisa e a importância para o seu curso.

6 Pré-projeto - escolha do tema
Sugere-se alguns critérios como: o gosto pessoal; preparo técnico e tempo disponível; importância ou utilidade do tema a ser proposto; e existência de fontes ou documentos que comprovem a sua pesquisa.

7 Elementos de um pré-projeto
I. Introdução (breve explicação sobre o que se trata o tema pretendido para a pesquisa que será realizada no Projeto de Conclusão de Curso). II. Revisão de Literatura (Argumentação baseada em referenciais teóricos na respectiva área).

8 Elementos de um pré-projeto
III. Problemática (Descrição do problema a ser resolvido durante a pesquisa do Projeto de Conclusão de Curso). IV. Objetivos gerais e específicos (Definição do que se pretende com a pesquisa. Consistirá no norte da pesquisa e os objetivos específicos serão os futuros capítulos do Projeto de Conclusão de Curso).

9 Elementos de um pré-projeto
V. Justificativa (Consiste na argumentação da importância da pesquisa pretendida. Corresponde á defender sua pesquisa, seu tema, de forma a demonstrar que ele vale a pena ser pesquisado sob o ponto de vista científico). VI. Metodologia (Descrever como se pretende fazer a pesquisa que será evidenciada no Projeto de Conclusão de Curso).

10 Elementos de um pré-projeto
VII. Recursos (Listagem do material que será utilizado para fazer sua pesquisa) VIII. Cronograma (Determinação do tempo com as tarefas a serem cumpridas até a finalização do Projeto de Conclusão de Curso). IX. Referências Bibliográficas (Listagem em ordem alfabética do material consultado para realizar o Anteprojeto de Conclusão de Curso).

11 Avaliação e entrega Avaliação Arquivamento do documento
Entrega do documento Apresentação formal Arquivamento do documento


Carregar ppt "Orientação de Projetos I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google