A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Historia Geral Periodização da História

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Historia Geral Periodização da História"— Transcrição da apresentação:

1 Historia Geral Periodização da História
Lara Barreto Mariana Amaral Valentina Knifis Turma:113

2 Abordagem prévia do estudo da história
Algumas conclusões são básicas e necessárias ao estudar história. A história não é apenas um estudo do passado,e sim um elemento fundamental para se entender o presente e o necessário para se vislumbrar o futuro.A palavra “HISTÓRIA” significa investigação.Foi como o grego Heródoto batizou seu estudo da civilização.

3 A cultura como determinante na visão histórica
A cultura de cada povo influencia na visão histórica e um simples exemplo disso é a diferença entre o calendário cristão e o judaico.Ou seja quem escreve a história somos nós mesmos através de escrituras documentadas para no futuro outras civilizações estudarem.

4 Alguns elementos da periodização da história
Para ter uma noção básica sobre o inicio e sobre detalhes,um deles é o critério de datação.Decisões tomadas para tal divisão,se torna universal pelo falo de terem sido tomadas pela supremacia de sociedade industrial cristã oriental.As datas do calendário cristão,se fazem presentes até mesmo no cotidiano de povos que não são crentes. Há uma grande dificuldade da parte dos jovens no entendimento dessas datas,por isso foram criadas as regras,para facilitar.

5 Pré-História Se passou a partir do surgimento da espécie humana até a invenção da escrita. Esse meio que o historiador tinha,a escrita,não estava presente na mesma época em todos os lugar.Por isso alguns povos obtendo mais registros antigos do que outros.Nessa época,tiveram os tipos de sociedades mais primitivas possíveis e contém todo o começo do processo de urbanização.

6 Idade Antiga Começou por cerca de 4000 a.C até a queda do Império Romano do Ocidente.Esse período trata-se da antiguidade oriental(civilizações hidráulicas do Egito e da Mesopotâmia) e da antiguidade Clássica (estrutura escravista da Grécia e de Roma)

7 Idade Média Da quedo do Império Romano do Ocidente,até a tomada da capital do Império Romano Oriental pelos turcos otomanos.Esse período resume-se no desenvolvimento do sistema feudal na Europa Ocidental.Nesse período começou a surgir as principais características que vão levar ao capitalismo (ex:desenvolvimento do comércio das cidades,e a formação da burguesia)

8 Idade Moderna É marcante pelo fato da transição entre o passado feudal em decomposição e o surgimento do mundo burguês.Além disso,o período compreende a consolidação de uma nova estrutura socioeconômica na Europa Ocidental,em seus múltiplos aspectos: Religioso(Reforma) Econômico(Mercantilismo) Político(Absolutismo) Trata também das estruturas americanas pré-colombianas e de sua inserção compulsória no universo europeu por meio do estabelecimento da economia capitalista.

9 Idade Contemporânea É o período que se estende da Revolução Francesa até os dias atuais.Aborda basicamente a Geopolítica,ou seja,aborda basicamente a plenitude do sistema econômico capitalista;Revolução Francesa,emancipação da América Latina.Revoluções Liberais,unificações nacionais da Alemanha e da Itália,Revolução Industrial e Imperialista e suas crises de crescimento.(1º Guerra Mundial,crise de 1929 2º Guerra Mundial) e suas contestações(Revolução 1848,Revolução Mexicana,estabelecimento da URSS)

10 Conceitos básicos para o estudo da História
Acumulação de capital : O termo refere-se ao aumento do volume de capital,por meio do constante incorporação de lucros. Antigo Regime O termo foi cunhado pelos filósofos iluministas para designar o conjunto das características que marcaram a vida européia durante a Idade Moderna

11 Capital: É a quantia acumulada ou destinada a criar novos valores,o volume de moeda destinado a atividade produtiva ou especulativa Conjuntura: A Palavra refere-se aos componentes momentâneos e acidentais de um dado sistema econômico Divisão Social: Todas as sociedades históricas apresentam alguma forma de divisão social.Uma característica da sociedade de classes é a possibilidade,mesmo que remota,de mobilidade social. Estrutura: É a articulação dos componentes mais permanentes,essenciais e definidores de um dado sistema econômico.Os componentes econômicos e sociais são determinados de infra-estrutura ,e os jurídicos,políticos e culturais e religiosos,de superestrutura.

12 Excedente econômico: A produção que não faz parte do uso do comerciante,as vezes gerando lucro.Durante toda a história,estão registradas varias formas de apropriação do excedente.Por exemplo no sistema escravista que obtinha totalidade dos bens,e no feudalismo era uma grande parcela. Idade: Um período caracterizado por determinado acontecimento.Porém varias definições não são muito bem aceitas universalmente.Na Idade Média,seu conceito foi elaborado pelos pensadores da Renascença que para eles o espaço existente de mil anos não teve importância alguma. Mais Valia: Diferença entre o valor produzido e o valor recebido pelo trabalhador. Meios de produção ou sistema econômico Modo de produção é toda a organização produtiva,envolvendo maquinas e técnicas.Existem varias maneiras de esses elementos se combinarem.Por exemplo o asiático,escravista,feudal ou capitalista.


Carregar ppt "Historia Geral Periodização da História"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google