A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A evolução da historiografia (Estudo da escrita da História)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A evolução da historiografia (Estudo da escrita da História)"— Transcrição da apresentação:

1 A evolução da historiografia (Estudo da escrita da História)

2

3 Origem da História: gregos na Antiguidade Heródoto (Século V a. C): É considerado o primeiro Historiador (História Narrativa e Descritiva). Escreveu As Histórias (sobre a invasão persa à Grécia).

4 Tucídides e Políbio (Século V a. C) Entenderam a História fazendo uso de princípios ligados à causalidade; História da Guerra do Peloponeso (Esparta e Atenas). Preocuparam-se com a imparcialidade e análise das causas da guerra.

5 A mentalidade medieval A Visão teocêntrica (Deus como o centro do Universo) da sociedade deve ser explicada através dos dogmas cristãos da época, o que contrastou com o Antropocentrismo renascentista do tempo vindouro.

6 Razão (Iluminismo) A Mitologia cedeu lugar à Razão; Valorização da Antiguidade Clássica; Antropocentrismo; Racionalismo, humanismo, individualismo.

7 Positivismo Auguste Comte ( ): Buscou encontrar fatores determinantes da verdade histórica; Propunha uma análise científica em documentos oficiais ou governamentais (autênticos); Rejeitava aspectos teológicos, metafísicos (religião, mitologia, esoterismo, Razão); Influenciou a corrente filosófica (positivismo) que moveu a Proclamação da República no Brasil: Ordem e Progresso

8

9

10

11 Militarismo positivista Para os positivistas, a História deveria ser construída a partir da pesquisa dos fatos em documentos oficiais, da organização e da exposição desses fatos de maneira impessoal, ou seja, livre de análises.

12

13

14 Ordem e Progresso General Benjamin Constant Botelho de Magalhães, um dos principais mentores da República no Brasil, Idealizador e fundador do Clube Militar, ocupou por diversas vezes sua Presidência.

15 A Revolução Francesa da Historiografia Surgiu na década de 1920 na França; Possibilitou uma nova abordagem questionadora da História (pluralidade das fontes históricas) A História está em todos lugares

16 Nova perspectiva (Annales) Incorporaram o a análise da Geografia e das Ciências Sociais para a compreensão da História; Rejeitavam a ênfase predominante em política, diplomacia e guerras; Nova História (3ª Geração dos Annales): Toda atividade humana é considerada História

17

18

19

20

21 Marxismo Filósofo e historiador, Karl Heinrich Marx nasceu na Prússia no século XIX. Teórico socialista, é considerado um dos fundadores do Socialismo Científico. Definiu novos rumos para a historiografia moderna.

22

23 Materialismo Histórico Dialético O modo de produção é a base originária dos fenômenos históricos e sociais; As sociedades viabilizam suas relações a partir da forma pela qual os bens de produção são distribuídos. As condições sócio- econômicas (infra-estrutura) determinam a cultura (super- estrutura) de um povo.

24 Revolução Industrial Implantou o modo de vida capitalista na sociedade; Surgimento do operariado (proletariado); Crítica à economia liberal; Revolução no mundo do trabalho.

25

26

27 A força comunista no século XX (A Era dos Extremos)

28


Carregar ppt "A evolução da historiografia (Estudo da escrita da História)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google