A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O método geral do positivismo de Auguste Comte consiste na observação dos fenômenos, opondo-se ao racionalismo e ao idealismo, por meio da promoção do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O método geral do positivismo de Auguste Comte consiste na observação dos fenômenos, opondo-se ao racionalismo e ao idealismo, por meio da promoção do."— Transcrição da apresentação:

1 O método geral do positivismo de Auguste Comte consiste na observação dos fenômenos, opondo-se ao racionalismo e ao idealismo, por meio da promoção do primado da experiência sensível, única capaz de produzir a partir dos dados concretos (positivos) a verdadeira ciência(na concepção positivista), sem qualquer atributo teológico ou metafísico, subordinando a imaginação à observação, tomando como base apenas o mundo físico ou material.racionalismoidealismo

2 O MÉTODO POSITIVO SEGUNDO COMTE. A ideia-chave do Positivismo Comteano é a Lei dos Três Estados, de acordo com a qual o homem passou e passa por três estágios em suas concepções, isto é, na forma de conceber as suas ideias e a realidade:Lei dos Três Estados

3 ESTADO TEOLÓGICO Teológico: o ser humano explica a realidade por meio de entidades supranaturais (os "deuses"), buscando responder a questões como "de onde viemos?" e "para onde vamos?"; além disso, busca-se o absoluto;

4 METAFÍSICO Metafísico: é uma espécie de meio-termo entre a teologia e a positividade. No lugar dos deuses há entidades abstratas para explicar a realidade: "o Éter", "o Povo", "o Mercado financeiro", etc. Continua-se a procurar responder a questões como "de onde viemos?" e "para onde vamos?" e procurando o absoluto é a busca da razão e destino das coisas. é o meio termo entre teológico e positivo.

5 POSITIVO Positivo: etapa final e definitiva, não se busca mais o "porquê" das coisas, mas sim o "como", por meio da descoberta e do estudo das leis naturais, ou seja, relações constantes de sucessão ou de coexistência. A imaginação subordina-se à observação e busca-se apenas pelo observável e concreto.

6 A RELIGIÃO DA HUMANIDADE Auguste Comte - por meio da obra Sistema de Política Positiva ( ) - institui a Religião da Humanidade. Após a elaboração de sua filosofia, Comte concluiu que deveria criar uma nova religião: afinal, para ele, as religiões do passado eram apenas formas provisórias da única e verdadeira religião: a religião positiva. Segundo os positivistas, as religiões não se caracterizam pelo sobrenatural, pelos "deuses", mas sim pela busca da unidade moral humana

7 A Religião da Humanidade possui como Ser Supremo a Humanidade. Ela representa o conjunto de seres convergente de todas as gerações, passadas, futuras e presentes convergentes, isto é, que contribuíram, que contribuem e que contribuirão para o desenvolvimento e aperfeiçoamento humano.

8 O lema da religião positivista é : "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim". Seu regime é: "Viver às Claras" e "Viver para Outrem".

9 Ser positivista é amar, conhecer e servir à Família, à Pátria, à Humanidade.

10 MELHOR FORMA DE GOVERNO A proposta que apresenta: A SOCIOCRACIA – Governo da Sociedade – pois nem a aristocracia retrógrada que propõe uma volta ao passado, nem a democracia anárquica tem propostas claras; A Ditadura Republicana seria um governo de salvação nacional exercido no interesse do povo

11 QUEM DEVE ASSUMIR O PODER? A grande missão é dada aos cientistas e industriais que devem assumir o poder do Estado com energia, prudência e perseverança, tornando o positivismo realmente popular. A missão regeneradora da crise moral é atribuída ao Ocidente, porque desenvolveu o espírito positivo, racional-científico.

12 FAMÍLIA – INSTITUIÇÃO DA SOCIEDADE A Educação deve começar pela família, base do funcionamento da sociedade; devendo ter uma estrutura sólida. Por isso, o homem deve sustentar a mulher a fim de que ela possa preencher convenientemente seu santo destino social: educar as novas gerações.

13 A SOCIEDADE EUROPEIA E O POSITIVISMO O positivismo exaltava a sociedade européia do século XIX (industrialização) e procurava colocar ordem na desordem pós 1789; Cabe à Sociologia o papel de propor um novo conjunto de idéias para reorganizar a sociedade pós-revolucionária, superando as contradições capazes de levar à anarquia e destruição. Seria uma espécie de Física Social. Formulação de uma teoria que vai abrir porta para novas explicações: será com Émile Durkheim que virá o aprofundamento de um método sociológico.

14 O POSITIVISMO NO BRASIL O Positivismo exerceu uma influência muito forte no Brasil, na segunda metade do século XIX, no momento da instauração da República e da elaboração da nova constituição.

15 CAPELA DA HUMANIDADE

16 TEMPLO DA HUMANIDADE – RIO DE JANEIRO

17 INTERIOR DO TEMPLO DA HUMANIDADE

18 JÚLIO PRATES DE CASTILHO Autor da Constituição Estadual do Rio Grande do Sul (14 de Julho de 1891). Esta foi a única constituição positivista, no mundo. Foi promulgada em nome da FAMÍLIA, DA PÁTRIA E DA HUMANIDADE. O presidente GETÚLIO VARGAS, de formação Positivista, foi o último Presidente do Rio Grande do Sul que com ela governou. Foi também quem a destruiu após a Revolução de 1930

19 BENJAMIN CONSTANT Gen. BENJAMIM CONSTANT BOTELHO DE MAGALHÃES FUNDADOR DA REPÚBLICA BRASILEIRA Idealizador e fundador do CLUBE MILITAR, ocupou por diversas vezes sua Presidência.

20 RAIMUNDO TEIXEIRA MENDES Raimundo Teixeira Mendes Apóstolo da Humanidade Autor da Bandeira Republicana

21 Salve lindo pendão da esperança, Salve símbolo Augusto da Paz...


Carregar ppt "O método geral do positivismo de Auguste Comte consiste na observação dos fenômenos, opondo-se ao racionalismo e ao idealismo, por meio da promoção do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google