A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese Aluna Isabel Pukall.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese Aluna Isabel Pukall."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese Aluna Isabel Pukall

2 CIÊNCIA POLÍTICA É a teoria e prática da Política, descrição e análise dos sistemas e comportamentos políticos. Para P. Janet: A Ciência Política é a parte da ciência social, que trata das bases do estado e dos princípios do governo Ela abrange diversos campos como a teoria e filosofias políticas, os sistemas políticos, relações internacionais, etc...

3 Afirmações da Ciência Política como disciplina indispensável nas universidades: Para Aristóteles a política deveria estudar a PÓLIS e suas estruturas e instituições. É considerado o pai da Ciência Política porque considerou a política a ciência maior.

4 No século XVI Maquiavel dá origem a modernidade política. A sua preocupação era a criação de um governo eficaz que unificasse e secularizasse a Itália. Defende o Príncipe. Introduziu ainda um método comparativo – histórico. Na segunda metade do século XVI, Jean Bodin escreve República – uma sistematização e explicação dos fenômenos políticos, idéia de soberania de Estado.

5 No século XVIII Montesquieu em pleno iluminismo difunde idéias políticas que tem por base a ação humana. Esta surge, como alternativa às idéias de Aristóteles chamando a atenção para a Natureza das coisas. A partir da segunda metade do século XVIII, a investigação dos fenômenos políticos começaram a perder terreno e a dar lugar a ciências como sociologia, direito e a economia. Embora não tenha desaparecido.

6 A prová-lo está a contribuição de: Comte – que alertou para a necessidade de analisar com objetividade os fenômenos políticos. Alexis de Tocqueville – que chama a atenção para o estudo do sistema político norte- americano.

7 Karl Marx – introduz uma nova perspectiva de abordagem dos fenômenos políticos e de poder. Ele faz a análise do ponto de vista econômico e social No final do século XIX a Ciência política é reconhecida nos EUA, nas universidades como forma de combater o caciquismo no poder local e a corrupção nos partidos políticos.

8 A Ciência Política no Brasil Institucionalizou-se há relativamente pouco tempo. Em meados dos anos 50. Fundadores Centrais da Ciência Política no Brasil: Wanderley Guilherme dos Santos (IUPERI) Leonardo Avitzer (UFMG)

9 A Ciência Política – analisa, descreve e compara a sistematização e explicação dos fenômenos políticos.

10 Somente após a 2ª Guerra Mundial a ciência política torna- se uma disciplina autônoma e ganha relevo nos quadros das universidades européias. Ela ganha força e análise de sistemas eleitorais.


Carregar ppt "Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese Aluna Isabel Pukall."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google