A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.

Cópias: 1
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES."— Transcrição da apresentação:

1 A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES HUMANAS EXISTENTES NO PASSADO; CONSCIENTIZAR AS GERAÇÕES PRESENTES DA IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA COMO CIÊNCIA DA SOCIEDADE PARA MELHORAR AS RELAÇOES ENTRE AS PESSOAS; CONSErVAR E PRESERVAR A MEMÓRIA DAS SOCIEDADES COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO;

2 FONTES HISTÓRICAS VESTÍGIOS DEIXADOS PELAS SOCIEDADES HUMANAS;
OBJETO DE PESQUISA E ESTUDO DO HISTORIADOR; AS FONTES COMPROVAM A EXISTÊNCIA DA REALIDADE EXISTENTE NO PASSADO; POSSIBILITAM O HISTORIADOR A RECONSTRUIR O PASSADO E REFLETIR O PRESENTE; EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE FONTES HISTÓRICAS.

3 TIPOS DE FONTES HISTÓRICAS.
ORAL: transmitida de geração a geração através de costumes, contos e lendas.

4 fontes escritas Fonte mais utilizada pelos historiadores, pois facilitam compreender melhor o pensamento da época, como as sociedades se organizavam (instituições), hábitos diversos daquela cultura, etc.;materializam as ações humanas no decorrer do tempo. existem diversos tipos de fontes escritas.

5 De acordo com a evolução da escrita a humanidade registrou mais o seu cotidiano
Na antiguidade algumas civilizações desenvolveram suas escritas. A escrita cuneiforme, em placas de argila, inventada pelos sumérios na antiga mesopotâmia, há aproximadamente Foi o primeiro tipo de documento escrito.

6 Hieróglifos egípcios. Os antigos egípcios também desenvolveram a escrita hieroglífica. Importante para entendermos o passado da primeira civilização desenvolvida na África, há mais de anos. Inventaram o precursor do papel, chamado PAPIRO.

7 IDADE MODERNA Gutenberg, em 1455, mudou a forma da escrita, inventou a escrita impressa. O primeiro livro impresso foi a bíblia.

8 Idade Contemporânea Jornais – À Tarde livros

9 Fontes iconográficas

10 Fontes Pictográficas mapas esculturas quadros

11 Itaperoá - Bahia

12 Fontes Sonoras: registram músicas, depoimentos, declarações,de épocas, etc.

13 Fontes Arquitetônicas

14 Crítica as fontes Muitas vezes um mesmo fato histórico, uma mesma fonte histórica, tem interpretações diferentes de acordo com o ponto de vista de cada pesquisador; A crítica às fontes históricas se dá a partir da lógica e da interpretação do historiador.

15 A História da História Sempre que referirmos a palavra história devemos pensar no campo investigativo; Heródoto (grego) foi o primeiro a usar esse termo no campo investigativo; Essa foi a maneira de diferenciar sua forma de elaborar o conhecimento dàqueles de sua época, que se preocupavam apenas em narrar fatos , lendas e mitos; Tal mudança lhe rendeu o título de “Pai da História”;

16 Historiografia Maneira de se escrever a história de um determinado período e tema. É um tipo de interpretação histórica; Cada vez que um novo documento é encontrado, ou liberado para a análise, técnicas de pesquisa são aperfeiçoadas e surge uma nova interpretação de uma fonte antiga, contribuindo assim para a reescrita da história e o aumento da historiografia;

17 Representações As Representações são as formas como um indivíduo ou grupo constrói sua visão de realidade; Exemplo : Uma terrível tempestade pode ser “representada” como um fenômeno natural ou como um castigo de uma divindade , como se fazia na Idade Antiga e Idade Média

18 O Processo Histórico É a análise do conjuntos de transformações verificadas ao longo do tempo, tais como: as permanências, as regularidades e as rupturas das sociedades;

19 Exercício Justifique a importância das fontes históricas para a pesquisa histórica. Classifique as fontes históricas exemplificando cada uma delas. Cite que tipos de fonte você está utilizando na sua autobiografia. Você está relacionando as fontes da sua autobiografia aos acontecimentos históricos ? Justifique.


Carregar ppt "A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google