A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula – O que é História? Profº: Renan Sabino

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula – O que é História? Profº: Renan Sabino"— Transcrição da apresentação:

1 Aula – O que é História? Profº: Renan Sabino

2 O que é História? O conceito de história como vimos aula passada foi mudando ao longo dos anos. O significado inicial era “ aquele que sabe” depois passou a significar “o saber” e com a influência de Heródoto (ver quadro azul, pág 2) passou a significar “o saber histórico”, ou seja, a busca do conhecimento das coisas humanas.

3 O que é História? Para os estudiosos a palavra história significa na atualidade A Ciência que estuda a ação dos homens no tempo. Pesquisa, estuda e interpreta os fatos de acordo com suas causas, significados e conseqüências, avaliando acontecimentos passados e presentes, assim como as condições econômicas, culturais e sociais que os originaram. Pela crítica e interpretação dos acontecimentos, amplia a compreensão sobre o desenvolvimento da humanidade.

4

5 Registrando as Idéias A) com base nos estudos que você realizou e em sua experiência de vida, explique com suas palavras o significado da palavra história. Resposta: pessoal

6 Letra B Explique por que o significado do termo história pode mudar com o passar do tempo. Resposta: Porque os grupos humanos atribuem significados às palavras, conforme local e o tempo em que vivem, conforme sua cultura e sua forma de ver o mundo.

7 Como estudamos a História?
Ai vai uma pergunta. Quando você quer pesquisar algo, onde você procura?

8 Como estudamos a História?
Isso a internet, livros são formas de se procurar pistas que os historiadores utilizam. Lá eles encontram vestígios que conseguimos estudar a vida dos nos antepassados!

9 vestígios Eles podem ser visuais, escritos e sonoros. A partir daí esses vestígios se tornam fontes históricas, que os historiadores utilizam para explicar os fatos.

10 Tarefinha! Página 3 da nossa querida apostila!
Da letra A à F em seu harmonioso caderninho! Para a nossa próxima aulinha!

11 Como encontrar as aulas?
Acesse o site do colégio... e clica em Downloads de matérias.

12

13 Depois disso é só achar a parte do professor Renan, clicar na aula que tivemos e se divertir elas!!

14


Carregar ppt "Aula – O que é História? Profº: Renan Sabino"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google