A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio."— Transcrição da apresentação:

1 O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio

2 Abaporu Tarsila do Amaral

3 O Grito Munch

4 Mona Lisa Leonardo da Vinci

5 ARTE RUPESTRE

6 Retrato de Celso Lagar, de Modigliani

7 Dança

8 A última ceia Leonardo da Vinci

9 Escultura: Nossa Senhora das Dores Aleijadinho

10 Arquitetura: Teatro Melbourne, Austrália

11 Escultura do Egito Antigo

12 TEATRO: MUSICAL SHREK

13 Cinema

14 Música

15 O que é arte? Arte (Latim Ars, significando técnica e/ou habilidade) geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias de consciência em um ou mais espectadores, dando um significado único e diferente para cada obra de arte. Estudo que determina o caráter do belo nas produções naturais e artísticas. 2 Filosofia das belas-artes. 3 Harmonia das formas e coloridos.

16 O artista O ser que faz arte é definido como o artista. O artista faz arte segundo seus sentimentos, suas vontades, seu conhecimento, suas ideias, sua criatividade e sua imaginação, o que deixa claro que cada obra de arte é uma forma de interpretação da vida.

17 A arte através dos tempos:
Arte é um fenômeno cultural. Regras absolutas sobre arte não sobrevivem ao tempo, mas, em cada época, diferentes grupos (ou cada indivíduo) escolhem como devem compreender esse fenômeno.

18

19 Formas artísticas podem extrapolar a realidade, exagerar coisas aceitas ou simplesmente criar novas formas de se observar a realidade.

20 A arte também pode ser definida como o campo do conhecimento humano relacionado à criação e à crítica de obras que evocam a vivência e interpretação sensorial, emocional e intelectual da vida em todos os seus aspectos. A verdadeira essência da arte e do artista é poder transformar a realidade de acordo com seus ideais e pensamentos.

21 Qual é a função da Arte? Uma das características da arte é a dificuldade que se tem em conferir-lhe utilidade. Muitas vezes essa dificuldade em encontrar utilidade para a arte mascara preconceitos contra a arte e os artistas.

22 O que deve ser lembrado é que a arte não possui utilidade, no sentido pragmatista e imediatista de servir para um fim além dele mesmo. Assim, um quadro não "serve" para outra coisa, como um desenho técnico, como uma planta de engenharia, por exemplo, serve para que se construa uma máquina. Mas isso não quer dizer que a arte não tenha uma função.

23 A arte pode trazer indícios sobre a vida, a História e os costumes de um povo, inclusive dos povos e nações já extintos. Conhecemos várias civilizações por meio de sua arte, como a egípcia, grega antiga e muitas outras. A História da Arte é a disciplina que estuda as manifestações artísticas da humanidade através dos séculos.

24 Por que conhecer e/ou fazer Arte?

25 Exemplos de manifestações artísticas:
Dança Música Teatro Pintura Escultura Literatura Cinema Fotografia Desenho Arquitetura


Carregar ppt "O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google