A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PENSAMENTO SOCRÁTICO. APRESENTAÇÃO DO TEMA SÉCULOS VI E V a.C, A SOCIEDADE GREGA FOI IMPULSIONADA POR ATENAS; PASSOU POR TRANSFORMAÇÃO POLITICA E CULTURAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PENSAMENTO SOCRÁTICO. APRESENTAÇÃO DO TEMA SÉCULOS VI E V a.C, A SOCIEDADE GREGA FOI IMPULSIONADA POR ATENAS; PASSOU POR TRANSFORMAÇÃO POLITICA E CULTURAL."— Transcrição da apresentação:

1 O PENSAMENTO SOCRÁTICO

2 APRESENTAÇÃO DO TEMA SÉCULOS VI E V a.C, A SOCIEDADE GREGA FOI IMPULSIONADA POR ATENAS; PASSOU POR TRANSFORMAÇÃO POLITICA E CULTURAL CONHECIDA COMO SÉCULO DE OURO, OU SÉCULO DE PÉRICLES; QUEM FOI PÉRICLES?

3 UM DOS MAIS IMPORTANTES LEGISLADORES E CIDADÃOS ATENIENSES; RESPONSÁVEL POR ESTIMULAR AS ARTES E AS ATIVIDADES ECONÔMICAS DA CIDADE,TORNANDO-SE REFERÊNCIA ÀS DEMAIS PÓLIS GREGAS; O IMPERIALISMO CAUSOU UMA CISÃO NO MUNDO GREGO COM A VITÓRIA SOBRE OS PERSAS NAS GUERRAS MÉDICAS.

4 CONFLITO ENTRE A CIDADE DE ATENAS E SUAS ALIADAS; E A CIDADE DE ESPARTA E SUAS COLIGADAS,(GUERRA DO PELOPONESO ; ATENAS QUE ERA A CIDADE - ESTADO MAIS PRÓSPERA COMEÇOU,A SER DOMINADA POR SUA RIVAL ESPARTA E DEPOIS PELOS MACEDÔNIOS.

5 A ÁGORA ÁGORA SIGNIFICA: ESPAÇO PÚBLICO DESTINADO AO ENCONTRO DOS CIDADÃOS; PONTO REFERENTE PARA NEGOCIAÇÕES DE PRODUTOS E DISCUSSÕES SOBRE AS QUESTÕES RELACIONADA DA CIDADE- ESTADO; APESAR DAS IGUAIS CONDIÇÕES E DOS DIREITOS POLITICOS;

6 APENAS AQUELES QUE TINHAM O DOM DA ORATÓRIA,DA ARGUMENTAÇÃO E DE RETÓRICA,EXERCIAM O DIREITO DE FALAR EM PÚBLICO E, EXERCER TAL DIREITO; CONDUZINDO AS VONTADES INDIVIDUAIS EM DIREÇÃO ÀS DECISÕES PÚBLICAS; ESSE CENÁRIO POLÍTICO CONTRIBUIRAM PARA O SURGIMENTO DOS SOFISTAS.

7 OS SOFISTAS

8 QUEM ERAM OS SOFISTAS? SOFISTAS PALAVRA DE ORIGEM GREGA SOPHOS: GRANDE MESTRE OU SÁBIO; A PRINCIPAL CARACTERISTICA DOS SOFISTAS ERA A PREOCUPAÇÃO INTELECTUAL DE COMO OBTER UM RACIOCINIO MELHOR; PROFESSORES VIAJANTES QUE POR DETERMINADO PREÇO,VENDIAM ENSINAMENTOS PRÁTICOS DE FILOSOFIA;

9 AS LIÇÕES DOS SOFISTAS TINHAM COMO PRINCIPAL OBJETIVO: 1- O DESENVOLVIMENTO DO PODER DA ARGUMENTAÇÃO; 2- A HABILIDADE DA RETÓRICA; 3- CONHECIMENTO DE DOUTRINAS DIVERGENTES;

10 EM UMA ÉPOCA MARCADA POR MUITAS LUTAS POLITICAS E INTENSO CONFLITO DE OPINIÕES NAS ASSEMBLEIAS DEMOCRÁTICAS,MUITOS CIDADÃOS SENTIAM A NECESSIDADE DE APRENDER A RETÓRICA OU A ORATÓRIA,PARA PERSUADIR AS PESSOAS EM ASSEMBLEIAS PARA FAVORECER SEUS INTERESSES INDIVIDUAIS OU DE SEU GRUPO SOCIAL.

11 NA GRÉCIA ANTIGA OS SOFISTAS TOMAVAM PARA SI: A TAREFA DE ENSINAR CONHECIMENTOS GERAIS E A ARTE DA ELOQUÊNCIA PARA OS CIDADÃOS GREGOS; POSTULANTES À PARTICIPÇÃO ATIVA NA VIDA POLITICA

12 ESSAS CARACTERISTICAS DOS ENSINAMENTOS DOS SOFISTAS FAVORECERAM O SURGIMENTO DAS CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS RELATIVISTAS SOBRE AS COISAS; PARA O RELATIVISMO NÃO HÁ UMA VERDADE ÚNICA,ABSOLUTA; TUDO SERIA RELATIVO AO INDIVIDUO,AO MOMENTO HISTÓRICO,A UM CONJUNTO DE FAATORES E CIRCUNSTÂNCIAS DE UMA SOCIEDADE.

13 FOI NESSE DESENVOLVIMENTO POLITICO QUE OCORREU UMA IMPORTANTE MUDANÇA NA CONSTITUIÇÃO DO SABER FILOSÓFICO; ENQUANTO A PREOCUPAÇÃO DOS PRÉ – SOCRÁTICOS ESTAVA RELACIONADA COM À ORIGEM DA PHYSIS E DA CAUSA RESPONSÁVEL PEA EXISSTÊNCIA DO TODO ARCHE

14 ESSAS PREOCUPAÇÕES FORAM SUBSTITUIDAS PELA PREOCUPAÇÃO COM O SER HUMANO E COM O SEU DESTINO NA PÓLIS AS PREOCUPAÇÕES DOS HOMENS FORAM GANHANDO CADA VEZ MAIS IMPORTÂNCIA; OS DEBATES EM TORNO DA DEFINIÇÃO DAS RELAÇÕES HUMANAS,VOLTAM-SE AOS PRINCIPIOS DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL

15 DAÍ NASCE A IMPORTÂNCIA DO BEM FALAR,DA RETÓRICA,NECESSÁRIOS AO CONVENCIMENTO FATORES IMPORTANTES PARA SE ESTABELECER AS CONVENÇÕES QUE REGERIAM A VIDA COLETIVA; NOMOS – ÀQUILO QUE VEM DO HOMEM,CRIADO PELO HOMEM; PORTANTO,POSSUI REGRAS DISTINTAS DAS DA PHYSIS.

16 O HOMEM TORNA-SE O CENTRO DE TUDO; OS SOFISTAS NÃO SE CONSIDERAVAM FILÓSOFOS,PORQUE SUA RELAÇÃO COM A SOPHIA NÃO ERA DE PAIXÃO MAS SIM DE CONVENIÊNCIA; ENSINAVAM ÀQUELES QUE TINHAM INTERESSE E CONDIÇÕES FINANCEIRAS,OU SEJA,UM MERCADO PLENO DE INDIVIDUOS INTERESSADOS A APRENDER A SER CIDADÃOS;

17 OS SOFISTAS FAZEM PARTE DE UM QUADRO: EM QUE O PODER POLITICO É AMPLIADO; EM QUE A DEMOCRACIA APARECE COMO UMA EXPRESSÃO DESSE EXERCICIO DO PODER; EM QUE A CIDADANIA DEFINE UM ESPAÇO DE DEBATE ONDE A ARTE DO CONVENCIMENTO É VALORIZAD,OU SEJA, A RETÓRICA.

18 PENSAMENTO SOFÍSTICO: PONTOS SIGNIFICATIVOS OS SOFISTAS: PRIEMIROS PROFESSORES

19 PRIMEIRO LUGAR NÃO É POSSIVEL A CLASSIFICAÇÃO E DA ORGANIZAÇÃO DAS IDEIAS DOS FILÓSOFOS; CLASSIFICAR OS SOFISTAS POR ESCOLAS DE PENSAMENTO; O OBJETIVO NÃO É O DE INVESTIGAR A PHYSIS E SEU PRINCIPIO MOTIVADOR,A ARCHÉ; MAS SIM A ATENÇÃO AO NOMOS.

20 NOMOS: FRUTO DA CRIAÇÃO HUMANA E QUE NÃO É MOVIDO PELAS LEIS NATURAIS QUE REGEM A PHYSIS; MAS PELAS LEIS CRIADAS POR HOMENS E, PODEM SER MODIFICADAS ATRAVÉS DE ARGUMENTOS.

21 SEGUNDO PONTO CONCEPÇÃO DOS SOFISTAS NOS DIAS ATUAIS; PLATÃO CRITICO DOS SOFISTAS,A CONCEPÇÃO NOS FAZ UM ALERTA: QUE A ARTE DA SOFISTICA ERA USADA DE FORMA NEGATIVA DENTRO DA DEMOCRACIA ATENIENSE,O QUE NÃO REFLETE NECESSARIAMENTE A REALIDADE,MAS UMA VISÃO CONSTRUIDA POR SEUS CRITICOS.


Carregar ppt "O PENSAMENTO SOCRÁTICO. APRESENTAÇÃO DO TEMA SÉCULOS VI E V a.C, A SOCIEDADE GREGA FOI IMPULSIONADA POR ATENAS; PASSOU POR TRANSFORMAÇÃO POLITICA E CULTURAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google