A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cap. 13 - POLÍTICA: A ARTE DE GOVERNAR. Política vem do grego Politike e significa a arte ou a ciência da cidade. Política vem do grego Politike e significa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cap. 13 - POLÍTICA: A ARTE DE GOVERNAR. Política vem do grego Politike e significa a arte ou a ciência da cidade. Política vem do grego Politike e significa."— Transcrição da apresentação:

1 Cap POLÍTICA: A ARTE DE GOVERNAR

2 Política vem do grego Politike e significa a arte ou a ciência da cidade. Política vem do grego Politike e significa a arte ou a ciência da cidade.

3 Na Grécia, o espaço da pólis era comum e público e incluía os costumes, as leis, os templos, os deuses e os heróis, as muralhas, o erário público, a administração dos serviços públicos, a organização da guerra, as atividades comerciais e a ágora, praça onde se discutia e deliberava sobre todos os assuntos. Foi na pólis que existiu a primeira e talvez a única instituição de democracia direta da história. Na Grécia, o espaço da pólis era comum e público e incluía os costumes, as leis, os templos, os deuses e os heróis, as muralhas, o erário público, a administração dos serviços públicos, a organização da guerra, as atividades comerciais e a ágora, praça onde se discutia e deliberava sobre todos os assuntos. Foi na pólis que existiu a primeira e talvez a única instituição de democracia direta da história.

4 Cap 14 – O homem é um animal político

5 Político vem do grego Politikos e diz respeito à cidade. Político vem do grego Politikos e diz respeito à cidade. Para Aristóteles o homem é por natureza um animal político, pois ele vive na cidade em comunhão com outros homens. Para Aristóteles o homem é por natureza um animal político, pois ele vive na cidade em comunhão com outros homens.

6 O homem se diferencia dos outros animais pelo fato de ser o único animal a possuir o dom da fala, sendo capaz de compreender e comunicar todo sentimento de bem e de mal, de justiça ou injustiça.

7 Cap 16 – A indiferença política

8 A enorme maioria dos brasileiros se reserva a atividades pessoais, deixando que as discussões políticas fiquem nas mãos de pequenos grupos, que muitas vezes, agindo por interesses particulares, traçam os destinos do País. A enorme maioria dos brasileiros se reserva a atividades pessoais, deixando que as discussões políticas fiquem nas mãos de pequenos grupos, que muitas vezes, agindo por interesses particulares, traçam os destinos do País.

9 A razão da indiferença política do povo é resultado das políticas autoritárias, da corrupção e demais formas de desmandos que ocorrem em nosso País. Tudo isso desestimula o cidadão que passa a ter uma visão negativa dos políticos e passam a odiar a política. Esquecendo eles que a política faz parte de todas as nossas ações cotidianas. A razão da indiferença política do povo é resultado das políticas autoritárias, da corrupção e demais formas de desmandos que ocorrem em nosso País. Tudo isso desestimula o cidadão que passa a ter uma visão negativa dos políticos e passam a odiar a política. Esquecendo eles que a política faz parte de todas as nossas ações cotidianas.

10 Antonio gramsci ( ) Odeio os indiferentes... Acredito que viver é tomar partido. Não podem existir apenas homens, os estranhos à cidade. Quem verdadeiramente vive não pode deixar de ser cidadão e partidário. Indiferença é abulia, é parasitismo, é covardia, não é vida. Por isso, odeio os indiferentes. Odeio os indiferentes... Acredito que viver é tomar partido. Não podem existir apenas homens, os estranhos à cidade. Quem verdadeiramente vive não pode deixar de ser cidadão e partidário. Indiferença é abulia, é parasitismo, é covardia, não é vida. Por isso, odeio os indiferentes.


Carregar ppt "Cap. 13 - POLÍTICA: A ARTE DE GOVERNAR. Política vem do grego Politike e significa a arte ou a ciência da cidade. Política vem do grego Politike e significa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google