A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

[...] cotidianamente, temos de lidar com relações de poder História do poder no Brasil: autoritarismo e democracia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "[...] cotidianamente, temos de lidar com relações de poder História do poder no Brasil: autoritarismo e democracia."— Transcrição da apresentação:

1

2 [...] cotidianamente, temos de lidar com relações de poder História do poder no Brasil: autoritarismo e democracia.

3 O que é poder?

4 Tratando-se de vários tipos de relações deve ser analisado sob diversos aspectos: pessoa, lugar, aspecto etc. Legitimidade ou Ilegitimidade.

5 Legitimidade: o uso do poder dentro de uma ordem social, conforme a procedência em relação à lei e aos valores (p. 168).

6 Poder Legítimo: aquele que é concedido. Poder ilegítimo: aquele que não é concedido.

7 Na política a legitimidade é defendida e seus procedimentos devem ter em vista o bem comum. Poder e Política: o homem grego, Aristóteles e desenvolvimento do Estado.

8 É na política que a permissão para o uso do poder e seus limites são defendidos. (p. 168) Nas sociedades modernas o Estado é a instituição social que monopoliza o poder e expressa as relações políticas. (p. 168)

9 O Estado Conceito: Πολιτεία. Desenvolvimento: Orgânico: Características antropomórficas, as partes não podem ser separadas da totalidade.

10 Atomista (contratualista): a construção do Estado é obra do homem, as características do Estado coincidem com as características dos indivíduos.

11 Formal: organização jurídica, Estado e direito coincidem. Segundo Max Weber ( ): o Estado é um tipo de organização social cuja característica fundamental é ter o monopólio legítimo do poder. (p. 169)

12 Estado de Direito: nenhum órgão político ou cidadão comum pode estar acima do império da lei. As leis são as bases legítimas de atuação do Estado na sociedade.

13 As leis devem atender à vontade da população e não à vontade de alguns políticos ou grupos sociais. Jean Jacques Rousseau ( )

14 Segundo Rousseau, a lei é expressão da vontade do povo. Vontade Geral – Democracia. Estado de Direito-Democracia.

15 Em oposição à democracia, um governo pode atuar com autoritarismo.

16 Obrigado!


Carregar ppt "[...] cotidianamente, temos de lidar com relações de poder História do poder no Brasil: autoritarismo e democracia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google