A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1by d´Avila, Edson ANTROPOLOGIA. 2by d´Avila, Edson Antropologia - Uma Chave Para a Compreensão do Homem u O homem nunca parou de interrogar-se sobre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1by d´Avila, Edson ANTROPOLOGIA. 2by d´Avila, Edson Antropologia - Uma Chave Para a Compreensão do Homem u O homem nunca parou de interrogar-se sobre."— Transcrição da apresentação:

1 1by d´Avila, Edson ANTROPOLOGIA

2 2by d´Avila, Edson Antropologia - Uma Chave Para a Compreensão do Homem u O homem nunca parou de interrogar-se sobre si mesmo. Em todas as sociedades existiram homens que observaram homens. u A ciência do homem; u A reflexão do homem sobre o homem, sua sociedade e cultura.

3 3by d´Avila, Edson Antropologia - Ciência Recente u Apenas no século XVIII é que se começa a constituir um saber científico que toma o homem como objeto de conhecimento e não apenas a natureza. u O homem pensava sobre o homem no aspecto artístico, teológico, filosófico, mas nunca científico no que dizia respeito ao homem em si.

4 4by d´Avila, Edson O Estudo do Homem por Inteiro u Só pode ser considerada como antropológica uma abordagem integrativa que objetive levar em consideração as múltiplas dimensões do ser humano em sociedade.

5 5by d´Avila, Edson Antropologia Biológica u Por que o desenvolvimento psicomotor da criança africana é mais adiantado do que o da criança européia u Ela analisa as particularidades morfológicas e fisiológicas ligadas a um meio ambiente, bem como a evolução destas particularidades

6 6by d´Avila, Edson Antropologia Pré-Histórica u É o estudo do homem através dos vestígios materiais enterrados no solo. u Seu projeto que se liga a arqueologia, visa reconstruir as sociedades desaparecidas, tanto em suas técnicas e organizações sociais, quanto em produções culturais e artísticas

7 7by d´Avila, Edson Antropologia Lingüística u A linguagem é parte do patrimônio cultural de uma sociedade. u Apenas o estudo da língua permite compreender: u Como os homens pensam, o que vivem e o que sentem u Como expressam o universo e o social; u Como interpretam seu próprio saber e o saber- fazer.

8 8by d´Avila, Edson Antropologia Psicológica u Consiste no estudo dos processos e funcionamento do psiquismo humano u O antropólogo é em primeira estância confrontado não a conjuntos sociais, e sim a indivíduos. u Estudo sobre a personalidade, por exemplo: – do campesinato, –do proletariado urbano, –do povo brasileiro.

9 9by d´Avila, Edson Antropologia Política u Questão do poder, da autoridade, u Legitimidade do poder e do sagrado, u Sistemas de diferenciação social: – por sexo, –classes de idade, –parentesco, –castas e classes. u Organização política das sociedades primitivas e tradicionais.

10 10by d´Avila, Edson Antropologia Cultural u Abrange os aspectos: u Modos de produção; u Técnicas; u Organização política e jurídica; u Sistemas de conhecimento; u Crenças religiosas; u Sistemas de parentesco; u Língua, Psicologia; u Criações artísticas.

11 11by d´Avila, Edson O Mau Selvagem e o Bom Civilizado u Os gregos designavam de bárbaro tudo o que não participava da helenidade. –No século XVII e XVIII - Selvagens –No século XIX - Primitivos –Atualmente - subdesenvolvidos u Essas atitudes, consistem em expulsar da cultura todos aqueles que não participam da faixa de humanidade à qual pertencemos.

12 12by d´Avila, Edson Critérios de Avaliação – Século XVI u Aparência Física; u Comportamentos Alimentares; u Linguagem - expressando a inteligência; u Sem alma, sem moral, sem religião, sem lei, sem escrita, sem Estado, sem consciência, sem razão, sem objetivo, sem arte, sem passado, sem futuro.

13 13by d´Avila, Edson Antropólogos u Passam anos vivendo numa cultura estranha, aprendendo a língua, cultura e costumes e depois escrevem sobro o povo deles. u Parte da antropologia é agora praticada mais perto de casa, em sociedades que são menos estranhas em regiões de nossa própria sociedade que provam ser intelectualmente provocantes. Gardner (1999)

14 14by d´Avila, Edson A Ferramenta dos Antropólogos u Influenciados pelas ferramentas de trabalho dos antropólogos, muitos psicólogos deixam agora o laboratório e buscam, nos padrões de vida cotidiana, certas características que tinham antes ignorado. (Ex. observam cuidadosamente o modo como pais se comunicam com os jovens(e vice-versa), função do que é dito (e não dito) e da forma como a mensagem é transmitida.


Carregar ppt "1by d´Avila, Edson ANTROPOLOGIA. 2by d´Avila, Edson Antropologia - Uma Chave Para a Compreensão do Homem u O homem nunca parou de interrogar-se sobre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google