A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A atitude e a experiência filosófica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A atitude e a experiência filosófica"— Transcrição da apresentação:

1 A atitude e a experiência filosófica

2 O ser humano: diferente e singular
Os animais possuem a capacidade de agir determinados por reflexos e instintos vinculados a estruturas biológicas hereditárias. Há uma repetição do padrão básico vivido por cada espécie. O SER HUMANO, apesar de seus dotes corporais relativamente mais pobres, possui um cérebro grande e complexo que lhe permite desenvolver sua própria cultura. Somos seres culturais que modificam o estado de natureza e desenvolvemos a capacidade de aprender, interpretar, reelaborar p conteúdo aprendido e promover o novo (invenções). O SER HUMANO não nasce pronto, mas deve agir num processo de descoberta de si mesmo, num processo permanente (“nascer sem parar”): TRANFORMAR A SI MESMO E O QUE ESTÁ AO SEU REDOR.

3 Exemplos sobre a singularidade humana
Pelo controle do fogo e pela habilidade de fazer roupas e casas, o homem pode viver desde os polos da Terra até o equador.; Nos automóveis e trens que cria, o homem supera a mais rápida lebre ou avestruz; Em aviões e foguetes pode subir mais alto que a águia; Com telescópios vê mais longe que o gavião; Com armas de fogo derruba os mais fortes animais.

4 NATUREZA – SER HUMANO – CULTURA – MODOS DE SER E VIVER
Em tempos remotos a natureza era vista como potência superior, com fenômenos sagrados, sempre superior ao homem. A partir do séc. XVI houve um “DESENCANTAMENTO” DO MUNDO, ou seja, a natureza foi perdendo o seu caráter sagrado e passou a ser estudada, dissecada, manipulada e explorada”. Portanto, o ser humano se distingue dos demais por TRANSFORMAR A NATUREZA, criando para si uma “SEGUNDA NATUREZA”, que é a CULTURA. Na Grécia Antiga cultura tinha ligação com a formação individual do cidadão. Correspondia à PAIDEIA: processo pelo qual o homem realizava o que os gregos consideravam a sua verdadeira natureza, isto é, desenvolver a filosofia (o conhecimento de si e do mundo e a consciência da vida em comunidade). De um modo geral: CULTURA é o conjunto dos modos de vida criados e transmitidos de uma geração para outra, entre os membros de uma sociedade. Abrange conhecimentos, crenças, artes, normas, costumes etc.

5 A experiência e a atitude filosófica
A atitude filosófica se inicia com o próprio ato de pensar, pois a capacidade de pensar é intrínseca (que é própria e essencial) ao ser humano. O pensar humano (comum e que acontece de forma generalizada) não busca romper com os paradigmas (modelos) de pensamento estabelecidos e dados a nós como verdades absolutas e assim, não procura questionar de forma incisiva a realidade que nos cerca.  É preciso realizar, portanto, uma experiência filosófica, que é um pensar sobre o próprio pensar, se constituindo desta forma no princípio da atitude filosófica.

6 Atitude filosófica: a decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-lo investigado e compreendido.

7 Primeira característica da atitude filosófica é negativa
ISTO É: é um dizer não ao SENSO COMUM, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às ideias da experiência cotidiana, ao que “todo mundo diz e pensa”, ao estabelecido.

8 Segunda característica da atitude filosófica é positiva
ISTO É: uma interrogação sobre o que são as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos. É também uma interrogação sobre o porquê disso tudo e de nós, e uma interrogação sobre como tudo isso é assim e não de outra maneira. O que é? Por que é? Como é? Essas são as indagações fundamentais da atitude filosófica.

9 REFLEXÃO FILOSÓFICA Quando falamos em atitude humana filosófica falamos sobre REFLEXÃO. E REFLEXÃO significa movimento de volta sobre si mesmo ou movimento de retorno a si mesmo. A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo. A reflexão filosófica é radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento. 

10 REFLEXÃO significa movimento de volta sobre si mesmo ou movimento de retorno a si mesmo

11 ATITUDE FILOSÓFICA POSITIVA

12 ATITUDE FILOSÓFICA NEGATIVA (dizendo não ao senso comum)

13 A FACE NEGATIVA E POSITIVA DA ATITUDE FILOSÓFICA CONSTITUEM O QUE CHAMAMOS DE ATITUDE CRÍTICA E PENSAMENTO CRÍTICO. TAREFA: LEITURA DO LIVRO Capítulo 1 – Cultura: o cosmo humano “Senso comum: o saber das opiniões”: p. 48 (17ª edição 2013) p. 45 (16ª edição 2006)


Carregar ppt "A atitude e a experiência filosófica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google