A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências Humanas e suas Tecnologias Filosofia Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga Adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.

Cópias: 1
ATITUDE FILOSÓFICA Adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências Humanas e suas Tecnologias Filosofia Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga Adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin."— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Humanas e suas Tecnologias Filosofia Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga Adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin

2 SURGIMENTO DA FILOSOFIA

3 ESPANTO ADMIRAÇÃO DESEJO NATURAL DE SABER MOTIVOS

4 (1) O QUE É ? (2) POR QUE É ? (3) COMO É ? INTERROGAÇÕES FILOSÓFICAS (1) O QUE É ? (2) POR QUE É ? (3) COMO É ?

5 QUESTÕES FILOSÓFICAS O QUE É O TEMPO ? O QUE É A REALIDADE ? O QUE É LIBERDADE ? O QUE É NORMALIDADE ? O QUE É SER BOM ?

6 ATITUDE FILOSÓFICA Tomar distância da vida cotidiana e de si mesmo; interrogar a si mesmo, desejando conhecer por que cremos no que cremos, por que sentimos o que sentimos e o que são nossas crenças e nossos sentimentos.

7 ATITUDE FILOSÓFICA Decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido.

8 ATITUDE CRÍTICA DUVIDAR Dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às idéias da experiência cotidiana, ao que todo mundo diz, ao estabelecido.

9 INTERROGAR Interrogar sobre o que são as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos. Questionar sobre o porquê disso tudo e de nós e sobre como tudo isso é assim e não de outra maneira. O que é? Por que é? Como é? Essas são as indagações fundamentais da atitude filosófica.

10 ATIVIDADE FILOSÓFICA REFLEXÃO CRÍTICA RACIONAL RADICAL PROFUNDA SISTEMÁTICA

11 FILOSOFIA – ÚTIL OU INÚTIL a sociedade considera a filosofia inútil, pois não é prática PLATÃO – Filosofia é um saber verdadeiro que deve ser usado em benefício dos seres humanos. DESCARTES – Filosofia é o estudo da sabedoria, conhecimento perfeito de todas as coisas que os humanos podem alcançar para o uso da vida, conservação da saúde e a invenção das técnicas e das artes.

12 FILOSOFIA – ÚTIL OU INÚTIL KANT – Filosofia é o conhecimento que a razão adquire de si mesma para saber o que pode conhecer e o que pode fazer, tendo como finalidade a felicidade humana. MERLEAU-PONTY – A filosofia é um despertar para ver e mudar nosso mundo. SPINOSA – A filosofia é um caminho árduo e difícil, mas que pode ser percorrido por todos, se desejarem a liberdade e a felicidade.

13 Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga Gregos primeiros filósofos da humanidade. ASSIM A FILOSOFIA SURGE:

14 Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga Como os gregos definiam Filosofia? Uma forma de conhecimento capaz de explicar as diversas mudanças e maravilhas que ocorriam na natureza.

15 Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga Como nasceu a Filosofia? A filosofia possui um conteúdo ao nascer: é uma cosmologia (cosmos = mundo ordenado e organizado; logia = pensamento racional, discurso racional, conhecimento). Assim, a filosofia nasce como conhecimento racional da ordem do mundo ou da natureza.

16 Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga tendência à racionalidade, isto é, à razão e somente a razão, com seus princípios e regras; é o critério da explicação de alguma coisa; TRAÇOS PRINCIPAIS:

17 Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga tendência a oferecer respostas conclusivas para os problemas, isto é, diante de um problema, sua solução é submetida à analise, à crítica, à discussão e à demonstração; nunca é aceito como verdade algo, se não for provado racionalmente que é verdadeiro;

18 Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga Exigência de que o pensamento apresente suas regras de funcionamento, isto é, o filósofo é aquele que justifica suas ideias provando que segue regras universais do pensamento. Para os gregos, é uma lei universal do pensamento que a contradição indica erro ou falsidade. Uma contradição acontece quando afirmo e nego algo sobre a mesma coisa. Assim, quando uma contradição aparecer numa exposição filosófica, ela deve ser considerada falsa;

19 Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga recusa de explicações pré-estabelecidas e, portanto, exigência de que, para cada problema, seja investigada e encontrada a solução própria exigida por ele;

20 Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga tendência à generalização, isto é, mostra-se que uma explicação tem validade para muitas coisas diferentes porque, sob a variação percebida pelos órgãos de nossos sentidos, o pensamento descobre semelhanças e identidades;

21 Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga Fatos históricos que marcaram o nascimento da Filosofia: viagens marítimas; invenção do calendário; invenção da moeda; surgimento da vida urbana; invenção da escrita alfabética; invenção da política.

22 Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga Viagens marítimas Navegando por territórios antes desconhecidos, os gregos perceberam que as criaturas imaginárias criadas pela mitologia grega não eram reais e que também não existiam deuses em outras regiões, como sugeria a mitologia; o que existia, de fato, eram seres humanos. Também concluíram que os mares não eram moradia de monstros e de outros seres. Com as viagens, o mundo perdeu seu caráter mítico ou lendário; os exploradores descobriram um mundo repleto de belezas e conhecimentos; seu surgimento foi sendo esclarecido pouco a pouco, mistério este que a mitologia já não conseguia explicar.

23 Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga Invenção do calendário Os gregos aprenderam que era possível contar o tempo das estações do ano, definindo quando e de que forma aconteciam as mudanças do clima e do dia. Notaram também que as transformações pelas quais o tempo passava ocorriam espontaneamente e não por intervenções divinas.

24 Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga Invenção da moeda Os gregos aprenderam a arte de negociar; não mais se efetuava o comércio de uma mercadoria aceitando-se como pagamento a troca por mercadoria semelhante. Assim, o pagamento tornou-se monetário, ou seja, a moeda substituiu o poder de troca.

25 Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga Surgimento da vida urbana O desenvolvimento da cidade trouxe aos gregos uma situação financeira mais igualitária; o prestígio social, que antes era benefício de apenas algumas famílias, diminuiu. As artes ganharam patrocinadores, o que estimulou o surgimento de novos artistas. Ocorreu também invenção da escrita alfabética, o que levou os gregos a se expressarem de forma mais clara; isso colaborou para que suas idéias fossem melhor compreendidas e difundidas pelo mundo afora, levando a sabedoria às pessoas.

26 Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga A invenção da escrita alfabética Da mesma maneira do calendário e a da moeda, o surgimento da escrita revela o crescimento da capacidade de abstração e de generalização, uma vez que a escrita alfabética ou fonética, diferentemente de outras escritas - como, por exemplo, os hieróglifos dos egípcios ou os ideogramas dos chineses - supõe que não se represente uma imagem da coisa que está sendo dita, mas a ideia dela, o que dela se pensa e se transcreve.

27 Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga Invenção da política Surgiram novas fontes de informação e a lei passou a abranger muitas outras coisas e chegou até as pessoas. Criou-se uma área pública voltada para discursos e debates, local no qual os gregos debatiam e propagavam suas ideias a respeito da política.

28 Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga A invenção da política introduz três aspectos novos e decisivos para o nascimento da filosofia, conforme veremos a seguir.

29 Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga A ideia da lei como expressão da vontade de uma coletividade humana que decide por si mesma o que é melhor para si e como ela definirá suas relações internas. Isso servirá de modelo para a filosofia propor o aspecto legislado, regulado e ordenado do mundo como um mundo racional.

30 Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga O surgimento de um espaço público, que faz aparecer um novo tipo de discurso, diferente daquele que era proferido pelo mito. A política, valorizando o humano, o pensamento, a discussão, a persuasão e a decisão racional, passou a valorizar também o pensamento racional e criou condições para que surgisse o discurso filosófico.

31 Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga A política estimula um discurso que procura ser público, ensinado, transmitido, comunicado e discutido. A ideia de um pensamento que todos podem compreender e discutir, que todos podem comunicar e transmitir é fundamental para a filosofia. A filosofia terá, no correr dos séculos, um conjunto de preocupações, indagações e interesses que lhe vieram de seu nascimento na Grécia.

32 Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga Exercício 1 1) Como os gregos definiam Filosofia? 2) Como nasceu a Filosofia? 3) Quais os principais traços do pensamento filosófico em seu surgimento? 4) Que fatos históricos marcaram o surgimento da Filosofia? 5) Explique a importância da política para o surgimento da Filosofia.

33 Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga A filosofia chegou timidamente, tentando mostrar à humanidade que o mundo não era perigoso e cheio de monstros como a mitologia pregava e, aos poucos, foi conquistando seu espaço, avançando cada vez mais nas profundezas do saber.

34 Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga A ruptura entre essas duas formas de pensamento (a mitológica e a filosófica) como resultante de transformações na sociedade grega da época, que se seculariza (adota aspecto racional), torna-se importante até para a atividade comercial.

35 Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga O surgimento do pensamento filosófico-científico nas colônias gregas da Jônia é significativo, uma vez que ali se dava um maior contato com outras culturas, o que produz uma relativização do mito e das práticas religiosas.

36 Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga A physis Denominados estudiosos ou teóricos da natureza, os primeiros filósofos elegem o mundo natural como objeto de sua investigação científica.

37 Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga A arqué Determina a existência de um elemento primordial (água – Tales de Mileto, ar, fogo).

38 Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga O cosmo Compreende ideias de ordem, harmonia e beleza (universo).

39 Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga O logos (discurso) É fundamentalmente uma explicação, em que razões são dadas.

40 Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga O caráter crítico Compreende teorias que eram apresentadas como passíveis de serem discutidas, de permitirem formulações e propostas alternativas

41 Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga Exercício 2 1) Qual o objeto de investigação dos primeiros filósofos? 2) Que elemento da natureza é considerado primordial para a Filosofia? 3) Qual a importância do cosmo para a Filosofia? 4) O que é o logos no sentido filosófico? 5) Como interpretar o caráter crítico na Filosofia?


Carregar ppt "Ciências Humanas e suas Tecnologias Filosofia Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga Adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google