A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teorias do Conhecimento Dogmatismo. Teorias do Conhecimento Aprender através da experiência Relação Sujeito pensante / objecto pensado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teorias do Conhecimento Dogmatismo. Teorias do Conhecimento Aprender através da experiência Relação Sujeito pensante / objecto pensado."— Transcrição da apresentação:

1 Teorias do Conhecimento Dogmatismo

2 Teorias do Conhecimento Aprender através da experiência Relação Sujeito pensante / objecto pensado

3 Três Níveis de Conhecimento: Senso Comum (superficial) Ciência (estudo e investigação) Filosofia (complemento á ciência)

4 Problema: É possível conhecer? Cépticos: não é possível (dúvida metódica) Dogmáticos: é possível conhecer (verdade indiscutível, absoluta)

5 Problema: Origem Com Base no Sujeito (ideias inatas – Platão) Edificação de esquemas mentais (baseados no objecto, através do empirismo)

6 Problema: Natureza Realismo: conhecimento é dado pelo objecto e o sujeito adapta-se Idealismo: conhecimento vem das ideias do sujeito

7 Dogmatismo O dogmatismo é um ramo da filosofia, o qual consiste na aceitação de princípios, ideologias ou doutrinas sem qualquer questionamento acerca da veracidade ou falsidade dos mesmos. Um dogmático é aquele que, geralmente, «acredita sem ver». Um dos exemplos mais fulcrais actualmente é o da religião, onde, na religião católica, as escrituras e as ordens da igreja são incontestáveis e seguidas cegamente por milhares de crentes.

8 No âmbito da filosofia, a autoridade nunca se basta por si só, é preciso uma fundamentação interna que satisfaça as exigências da razão. Dado isto, o termo dogmatismo adquiriu uma significação pejorativa, uma vez que é dito que quem é dogmático aceita uma doutrina sem qualquer fundamento crítico, o que é visto na sociedade actual como algo irracional, infundado.

9 O problema do dogma levantou-se principalmente devido á gnoseologia (estudo do conhecimento); nos séculos IV e III a. C. havia quem considerasse dogmático todos os filósofos que admitissem qualquer certeza para além da experiência.

10 O dogmatismo aparece por oposição a cepticismo, o qual tem por base o questionamento de tudo para assim se chegar a uma verdade; Descartes, com a sua «dúvida metódica». O Dogmatismo é um termo usado pela Filosofia e pela religião, é toda a doutrina ou atitude que afirma a capacidade do homem de atingir a verdade absoluta e indiscutível.

11 Na religião, corresponde ao conjunto de dogmas – crenças que não admitem contestação – considerando a palavra de Deus. Filosofia, é o pensamento contrário à corrente do cepticismo, que contesta a possibilidade de conhecimento da verdade. O dogmatismo filosófico pode ser entendido de três formas: a possibilidade de se conhecer a verdade, a confiança nesse conhecimento e a submissão a essa verdade, sem questionamentos.

12 Dogmas Toda a doutrina ou atitude que afirma a capacidade do homem de atingir a verdade absoluta e indiscutível (contrário ao cepticismo) Principalmente na antiguidade havia filósofos que acreditavam em crenças infundadas.

13 O Iluminismo Com o iluminismo dá-se a procura da razão e com isso o início do fim do dogmatismo Kant acredita que o dogmatismo é toda a atitude de conhecimento que consiste em acreditar na posse da certeza ou da verdade antes de fazer a crítica da faculdade de conhecer

14 O dogmatismo surge como uma das respostas possíveis à possibilidade do conhecimento: –O conhecimento é possível, uma vez, que assenta no contacto entre o sujeito e o objecto e deste contacto surge a verdade.


Carregar ppt "Teorias do Conhecimento Dogmatismo. Teorias do Conhecimento Aprender através da experiência Relação Sujeito pensante / objecto pensado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google