A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conhecimento Idade Moderna(XV-XVIII) A partir do renascimento, o campo da filosofia passa a se orientar pelo conhecer. É a fase da GNOSEOLOGIA (Gnosis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conhecimento Idade Moderna(XV-XVIII) A partir do renascimento, o campo da filosofia passa a se orientar pelo conhecer. É a fase da GNOSEOLOGIA (Gnosis."— Transcrição da apresentação:

1

2 Conhecimento Idade Moderna(XV-XVIII) A partir do renascimento, o campo da filosofia passa a se orientar pelo conhecer. É a fase da GNOSEOLOGIA (Gnosis = conhecimento), EPISTEMOLOGIA ("Epistemé": saber.) ou Teoria do conhecimento.

3 Teoria do conhecimento > Investigar as origens, as possibilidades, os fundamentos, a extensão e o valor do conhecimento. > Principais filósofos da teoria do conhecimento: René Descartes, John Locke e Immanuel Kant.

4 A questão do método A principal questão do pensamento moderno era buscar uma base segura que garantisse a verdade de um raciocínio: >Procurava-se um do método.

5 Sujeito do conhecimento O pólo de atenção foi invertido ao se centralizar no sujeito do conhecimento. Para saber se o pensamento concorda com o objeto originou-se duas correntes: >racionalismo e empirismo.

6 Racionalismo – ratio =razão. Atribui exclusiva confiança na razão humana como instrumento capaz de conhecer a verdade. Os princípios lógico fundamentais seriam inatos.

7 Descartes: experiência fonte permanente de erros.

8 Os sentidos enganam

9 As fontes do conhecimento Empirismo – empeira = experiência sensorial. Defende que todas as nossas idéias são provenientes de nossa percepções sensoriais.

10 Locke Ao nascermos nossa mente é como um papel em branco, desprovida de idéias. As idéias da mente humana vem da experiência.

11 Questões Na história da Filosofia distinguem-se duas grandes orientações da teoria do conhecimento: o racionalismo e o empirismo. Enquanto o empirismo apresenta a experiência sensível como a fonte de todo e qualquer conhecimento, o racionalismo defende que: A) O conhecimento verdadeiro é dado pelas ciências naturais; B) A experiência controla o trabalho da razão; C) As vivências são responsáveis pela existência das idéias na razão; D) O valor e o sentido da atividade racional dependem da sensibilidade; E) A razão, tomada em si mesma, é o fundamento do conhecimento verdadeiro.

12 2- Em relação ao ceticismo e dogmatismo, assinale a opção falsa. a) O cético tanto observa que conclui na impossibilidade do conhecimento. b) Um cético é aquele que coloca suas crenças e as dos outros sob exame, a fim de verificar se elas são realmente dignas de crédito ou não. c) O dogmático defende de forma categórica, a possibilidade de atingir a verdade. d) O dogmatismo possui posições rígidas, mas não impermeáveis às mudanças ou às críticas.

13 3- Desde seus primórdios, a filosofia se ocupou com o problema do conhecimento. Em relação a teoria do conhecimento na Idade Média, assinale a resposta falsa: a) Para o pensamento medieval o problema principal era a conciliação entre a fé e razão. b) O cristianismo é um tipo de filosofia que surge por volta do século III d.C. e que não afeta o pensamento filosófico anterior. c) Os principais momentos do pensamento medieval são a patrística e a escolástica. d) O principal representante da patrística foi Santo Agostinho.

14 4- Entre os principais problemas filosóficos está o conhecimento. A respeito da teoria do conhecimento, Assinale a alternativa verdadeira: a) Para que haja conhecimento é necessária a relação entre um sujeito conhecedor ou cognoscente (nossa consciência) e um objeto conhecido ou cognoscível (nossa realidade, o mundo). b) Só haverá conhecimento se o sujeito conseguir representar o objeto inconscientemente. c) Nem sempre que tratamos o problema do conhecimento, estamos tratando do problema da verdade. d) O conhecimento é o processo pelo qual o objeto se coloca no mundo, e com ele estabelece alguma relação, é a apropriação intelectual do sujeito, com a finalidade exclusiva de dominá-lo.

15 Respostas 1-d 2-d 3-b 4-a


Carregar ppt "Conhecimento Idade Moderna(XV-XVIII) A partir do renascimento, o campo da filosofia passa a se orientar pelo conhecer. É a fase da GNOSEOLOGIA (Gnosis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google