A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Kant.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Kant."— Transcrição da apresentação:

1 Kant

2 Vida Nascido em Königsberg – Alemanha
homem metódico e de hábitos regulares Lecionou 40 anos na Universidade de Königsberg o maior filósofo do Iluminismo alemão.

3 Obras “Crítica da razão Pura”- desenvolve um exame crítico da razão.
“Crítica da razão prática” e “Fundamentação da metafísica do costumes”- Examina o agir humano (ética).

4 Inatismo X Empirismo A razão enfrenta impasses quanto à sua intenção de ser conhecimento universal e necessário da realidade. Causou uma tendência ao ceticismo. Kant resolve o problema.

5 O despertar do sono dogmático
Ideias produzidas por nossa razão correspondem exatamente a uma realidade externa. Faz o estudo sobre o que a razão pode e o que não pode conhecer verdadeiramente.

6 “A revolução copernicana”
Reposta aos problemas do inatismo e empirismo oferecidas por Kant. A revolução copernicana na astronomia: >Mundo limitado- >Terra imóvel no centro >Ao seu redor giram planetas

7 revolução copernicana demonstrou que:
>O Universo é infinito; Os astros fazem um movimento em forma de uma elipse; O centro do universo é o sol, a Terra como os outros planetas, gira ao redor dele.

8 Rev. Copernicana em filosofia
Antes de Kant: >Colocaram a realidade exterior ou os objetos do conhecimento no centro e fizeram a razão girar ao redor deles.

9 Após Kant: >colocar no centro do conhecimento a razão que é a luz natural

10 O que é a razão Para entendermos essa revolução é necessário descobrir primeiramente o que é a razão.

11 Estrutura da razão Vazia, uma forma pura sem conteúdos.
Universal, a mesma para todos os seres humanos, em todos os tempos e lugares Inata (à prior)

12 Conteúdos da razão Dependem da experiência- a posteriori.
a experiência fornece a matéria (os conteúdos) do conhecimento para a razão. podem variar no tempo e no espaço,

13 Conhecimento racional
razão por sua vez, fornece a forma (universal e necessária) do conhecimento. Síntese que a razão realiza entre uma forma universal inata e um conteúdo particular oferecido pela experiência;

14 “O que é ilustração” o homem guiar sua própria razão, sem se deixar enganar pelas crenças, tradições e opiniões alheias; “ a saída do homem da sua menoridade”; O ser humano, como uma criança que amadurece, se torna consciente da força e independência (autonomia) de sua inteligência;

15 Questões 1- (UFU 2/1998) Na sua obra "Crítica da Razão Pura", Kant formulou uma síntese entre sujeito e objeto, mostrando que, ao conhecermos a realidade do mundo, participamos da sua construção mental. Segundo Kant, esta valorização do sujeito (possuidor de categorias apriorísticas) no ato de conhecimento, representou, na Filosofia, algo comparável à A) previsão da órbita do Cometa Halley no sistema solar. B) revolução de Copérnico na Física. C) invenção do telescópio por Galileu Galilei. D) Revolução francesa que derrubou o Ancien Régime. E) invenção da máquina a vapor.

16 2- (UFU 1/1999) Na obra Crítica da Razão Pura, Imannuel Kant, examinando o problema do conhecimento humano, distinguiu duas formas básicas do ato de conhecer. Assinale a alternativa CORRETA. A) O conhecimento religioso e o conhecimento ateu. B) O conhecimento mítico e o conhecimento cético. C) O conhecimento sofístico e o conhecimento ideológico. D) O conhecimento empírico e o conhecimento puro. E) O conhecimento fanático e o conhecimento tolerante.

17 3- (UFU 2/1999)Kant, filósofo alemão do séc
3- (UFU 2/1999)Kant, filósofo alemão do séc. XVIII, realiza uma "revolução copernicana", ao afirmar que I- o sujeito do conhecimento é a própria razão universal e não uma subjetividade pessoal e psicológica, pois é sujeito conhecedor. II- por ser inata e não depender da experiência para existir, a razão, do ponto de vista do conhecimento, é anterior à experiência; sua estrutura é a "priori". III- a experiência determina o conhecimento para a razão e fornece a forma (universal e necessária) do conhecimento. Assinale A) se as afirmações I e II são corretas. B) se as afirmações I e III são corretas. C) se apenas a afirmação I é correta. D) se as afirmações II e III são corretas.

18 1-B; 2-D; 3-A;


Carregar ppt "Kant."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google