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A filosofia está na história e tem uma história!

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Apresentação em tema: "A filosofia está na história e tem uma história!"— Transcrição da apresentação:

1 A filosofia está na história e tem uma história!
Está na história – manifesta e exprime questões e problemas que, em cada época, os homens colocam para si diante do que é novo e ainda não foi compreendido. Tem história – respostas, soluções e perguntas oferecidas pelos filósofos de determinada época tornam-se saberes adquiridos que outros filósofos prosseguem.

2 Filósofos cristãos – entre a fé e a razão.....
Diferentes idéias sobre a fé e a razão: 1. Fé e razão inconciliáveis e a fé superior à razão. 2. Fé e razão conciliáveis, mas a razão subordinada à fé. 3. Razão e fé inconciliáveis, mas cada uma delas tem seu campo próprio de conhecimento e não devem se misturar.

3 Temas da filosofia medieval.
Diferença e a separação entre infinito (Deus) e finito (homem, mundo) Diferença entre razão e fé (primeira deve subordinar-se à segunda). Diferença e separação entre corpo (matéria) e alma (espírito). Universo com hierarquia de seres – superiores dominam e governam os inferiores. Subordinação do poder temporal dos reis ao poder espiritual de papas e bispos.

4 Renascimento Afirmação dos valores da burguesia.
Humanismo – incentivou o desenvolvimento das ciências. Ideal do homem como dono do seu próprio destino – conhecimentos, política, técnicas e artes. Teatro.

5 Renascimento - CETICISMO
Guerras religiosas Descobertas de povos inteiramente diferentes dos europeus. Disputas e querelas filosóficas e teológicas. NÃO SE ADMITIA QUE A RAZAO HUMANA FOSSE CAPAZ DE CONHECIMENTO VERDADEIRO E QUE A VERDADE FOSSE UNIVERSAL E NECESSÁRIA.

6 Filosofia Moderna – SUJEITO DO CONHECIMENTO
Mudança teórica para vencer o ceticismo. Ponto de partida é a reflexão. O sujeitod o conhecimento volta-se para si mesmo para saber se é capaz de conhecimento verdadeiro. Apenas depois de conhecer a si mesmo é qe o sujeito se volta para conhecer as coisas ou para os objetos do conhecimento.

7 FILOSOFIA MODERNA EMPIRISMO NEGA A EXISTÊNCIA DE IDÉIAS INATAS;
DEFENDE QUE O PROCESSO DE CONHECIMENTO DEPENDE DA EXPERIÊNCIA SENSÍVEL; FONTES BÁSICAS: A PERCEPÇÃO DO MUNDO EXTERNO (Atenção) O EXAME DE NOSSA ATIVIDADE MENTAL (Reflexão)

8 FILOSOFIA MODERNA THOMAS HOBBES (1588-1679)
FILOSOFIA = CIÊNCIAS DOS CORPOS CORPOS NATURAIS = Filosofia da Natureza) CORPO ARTIFICIAL OU ESTADO = Filosofia Política NA FILOSOFIA POLÍTICA: CONCEPÇÃO DE ESTADO (Absoluto) CONCEPÇÃO DE ESTADO DE NATUREZA (O Homem é mau por natureza)

9 FILOSOFIA MODERNA JOHN LOCKE (1632-1704) OPUNHA-SE AO INATISMO;
NOSSA MENTE, NO INSTANTE DO NASCIMENTO, É COMO UMA TÁBULA RASA. TODAS AS IDÉIAS QUE POSSUÍMOS SÃO ADQUIRIDAS AO LONGO DA VIDA MEDIANTE O EXERCÍCIO DA EXPERIÊNCIA SENSORIAL E DA REFLEXÃO EXPERIÊNCIA SENSORIAL: Moldados pelas qualidades próprias dos objetos externos. REFLEXÃO: Quando a mente se debruça sobre si mesma, analisando suas próprias operações – das idéias simples às idéias complexas.

10 FILOSOFIA MODERNA DAVID HUME (1711-1776)
PRINCÍPIO DO CONHECIMENTO = IMANÊNCIA EMPÍRICA IMPRESSÕES FORTES...(Experiência) IMPRESSÕES FRACAS... (Idéia) RELAÇÃO CAUSA E EFEITO MORAL E UTILITARISMO: VIRTUDES E VÍCIOS = PAIXÕES AS VIRTUDES CAUSAM PRAZER... OS VÍCIOS CAUSAM DOR

11 FILOSOFIA MODERNA ILUMINISMO – SÉC. XVIII.
RELAÇÃO BURGUESIA E ILUMINISNO IGUALDADE JURÍDICA; TOLERÂNCIA RELIGIOSA OU FILOSÓFICA; LIBERDADE PESSOAL E SOCIAL; PROPRIEDADE PRIVADA (Conforme Lucien Goldmann.A criação Cultural na Sociedade Moderna)

12 FILOSOFIA MODERNA MONTESQUIEU (1689-1755) – O ESPÍRITO DAS LEIS.
J. J. ROUSSEAU ( ) DISCURSO SOBRE A ORIGEM DA DESIGUALDADE ENTRE OS HOMENS. DO CONTRATO SOCIAL EM ESTADO DE NATUREZA O HOMEM É BOM, NO ENTANTO A SOCIEDADE O CORROMPE.

13 FILOSOFIA MODERNA IMMANUEL KANT (1724- 1804)
Despertar do sono dogmático... O PROBLEMA DO CONHECER: CONHECIMENTO PURO (A priori) CONHECIMENTO EMPÍRICO (A posteriori)

14 FILOSOFIA MODERNA JUÍZO ANALÍTICO; é aquele em que o predicado já está contido no sujeito. Ex. O quadrado JUÍZO SINTÉTICO; é aquele em que o predicado não está contido no sujeito. (estes ampliam nosso conhecimento)

15 FILOSOFIA MODERNA MORAL KANTIANA: Distinção entre : MÁXIMAS E LEIS
IMPERATIVO CATEGÓRICO


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