A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Está na história – manifesta e exprime questões e problemas que, em cada época, os homens colocam para si diante do que é novo e ainda não foi compreendido.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Está na história – manifesta e exprime questões e problemas que, em cada época, os homens colocam para si diante do que é novo e ainda não foi compreendido."— Transcrição da apresentação:

1 Está na história – manifesta e exprime questões e problemas que, em cada época, os homens colocam para si diante do que é novo e ainda não foi compreendido. Tem história – respostas, soluções e perguntas oferecidas pelos filósofos de determinada época tornam-se saberes adquiridos que outros filósofos prosseguem.

2 Diferentes idéias sobre a fé e a razão: 1. Fé e razão inconciliáveis e a fé superior à razão. 2. Fé e razão conciliáveis, mas a razão subordinada à fé. 3. Razão e fé inconciliáveis, mas cada uma delas tem seu campo próprio de conhecimento e não devem se misturar.

3 Diferença e a separação entre infinito (Deus) e finito (homem, mundo) Diferença entre razão e fé (primeira deve subordinar-se à segunda). Diferença e separação entre corpo (matéria) e alma (espírito). Universo com hierarquia de seres – superiores dominam e governam os inferiores. Subordinação do poder temporal dos reis ao poder espiritual de papas e bispos.

4 Afirmação dos valores da burguesia. Humanismo – incentivou o desenvolvimento das ciências. Ideal do homem como dono do seu próprio destino – conhecimentos, política, técnicas e artes. Teatro.

5 Guerras religiosas Descobertas de povos inteiramente diferentes dos europeus. Disputas e querelas filosóficas e teológicas. NÃO SE ADMITIA QUE A RAZAO HUMANA FOSSE CAPAZ DE CONHECIMENTO VERDADEIRO E QUE A VERDADE FOSSE UNIVERSAL E NECESSÁRIA.

6 Mudança teórica para vencer o ceticismo. Ponto de partida é a reflexão. O sujeitod o conhecimento volta-se para si mesmo para saber se é capaz de conhecimento verdadeiro. Apenas depois de conhecer a si mesmo é qe o sujeito se volta para conhecer as coisas ou para os objetos do conhecimento.

7 EMPIRISMO NEGA A EXISTÊNCIA DE IDÉIAS INATAS; DEFENDE QUE O PROCESSO DE CONHECIMENTO DEPENDE DA EXPERIÊNCIA SENSÍVEL; FONTES BÁSICAS: A PERCEPÇÃO DO MUNDO EXTERNO (Atenção) O EXAME DE NOSSA ATIVIDADE MENTAL (Reflexão)

8 THOMAS HOBBES ( ) FILOSOFIA = CIÊNCIAS DOS CORPOS CORPOS NATURAIS = Filosofia da Natureza) CORPO ARTIFICIAL OU ESTADO = Filosofia Política NA FILOSOFIA POLÍTICA: CONCEPÇÃO DE ESTADO (Absoluto) CONCEPÇÃO DE ESTADO DE NATUREZA (O Homem é mau por natureza)

9 JOHN LOCKE ( ) OPUNHA-SE AO INATISMO; NOSSA MENTE, NO INSTANTE DO NASCIMENTO, É COMO UMA TÁBULA RASA. TODAS AS IDÉIAS QUE POSSUÍMOS SÃO ADQUIRIDAS AO LONGO DA VIDA MEDIANTE O EXERCÍCIO DA EXPERIÊNCIA SENSORIAL E DA REFLEXÃO EXPERIÊNCIA SENSORIAL: Moldados pelas qualidades próprias dos objetos externos. REFLEXÃO: Quando a mente se debruça sobre si mesma, analisando suas próprias operações – das idéias simples às idéias complexas.

10 DAVID HUME ( ) PRINCÍPIO DO CONHECIMENTO = IMANÊNCIA EMPÍRICA IMPRESSÕES FORTES...(Experiência) IMPRESSÕES FRACAS... (Idéia) RELAÇÃO CAUSA E EFEITO MORAL E UTILITARISMO: VIRTUDES E VÍCIOS = PAIXÕES AS VIRTUDES CAUSAM PRAZER... OS VÍCIOS CAUSAM DOR

11 ILUMINISMO – SÉC. XVIII. RELAÇÃO BURGUESIA E ILUMINISNO IGUALDADE JURÍDICA; TOLERÂNCIA RELIGIOSA OU FILOSÓFICA; LIBERDADE PESSOAL E SOCIAL; PROPRIEDADE PRIVADA (Conforme Lucien Goldmann.A criação Cultural na Sociedade Moderna)

12 MONTESQUIEU ( ) – O ESPÍRITO DAS LEIS. J. J. ROUSSEAU ( ) DISCURSO SOBRE A ORIGEM DA DESIGUALDADE ENTRE OS HOMENS. DO CONTRATO SOCIAL EM ESTADO DE NATUREZA O HOMEM É BOM, NO ENTANTO A SOCIEDADE O CORROMPE.

13 IMMANUEL KANT ( ) Despertar do sono dogmático... O PROBLEMA DO CONHECER: CONHECIMENTO PURO (A priori) CONHECIMENTO EMPÍRICO ( A posteriori)

14 JUÍZO ANALÍTICO; é aquele em que o predicado já está contido no sujeito. Ex. O quadrado JUÍZO SINTÉTICO; é aquele em que o predicado não está contido no sujeito. (estes ampliam nosso conhecimento)

15 MORAL KANTIANA: Distinção entre : MÁXIMAS E LEIS IMPERATIVO CATEGÓRICO


Carregar ppt "Está na história – manifesta e exprime questões e problemas que, em cada época, os homens colocam para si diante do que é novo e ainda não foi compreendido."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google