A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modernismo no Brasil. A semana de 1922 Semana de Arte Moderna: A irreverência A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, ocorreu em São.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modernismo no Brasil. A semana de 1922 Semana de Arte Moderna: A irreverência A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, ocorreu em São."— Transcrição da apresentação:

1 Modernismo no Brasil

2 A semana de 1922

3 Semana de Arte Moderna: A irreverência A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, ocorreu em São Paulo no ano de 1922, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro, no Teatro Municipal. Cada dia da semana foi dedicado a um tema: respectivamente, pintura e escultura, poesia, literatura e música.

4 Importância A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado. O evento marcou época ao apresentar novas ideias e conceitos artísticos. O adjetivo "novo" passou a ser marcado em todas estas manifestações que propunha algo no mínimo curioso e de interesse.

5 Participantes Participaram da Semana nomes consagrados do modernismo brasileiro, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos, Tarsila do Amaral, Tácito de Almeida, Di Cavalcanti entre outros.

6 Caminhos e Críticas Alvo de críticas e em parte ignorada, a Semana não foi bem entendida em sua época. Seu objetivo era renovar o ambiente artístico e cultural da cidade. A Semana, de uma certa maneira, nada mais foi do que uma ebulição de novas ideias totalmente libertadas, nacionalista em busca de uma identidade própria e de uma maneira mais livre de expressão. Não se tinha, porém, um programa definido: sentia-se muito mais um desejo de experimentar diferentes caminhos do que de definir um único ideal moderno.

7 Tarsila do Amaral

8 Tarsila do Amaral, ) foi uma pintora e desenhista brasileira e uma das figuras centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.

9

10

11

12 Anita Malfalti Anita Catarina Malfatti foi uma pintora, desenhista e professora brasileira.

13

14

15


Carregar ppt "Modernismo no Brasil. A semana de 1922 Semana de Arte Moderna: A irreverência A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, ocorreu em São."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google