A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Modernid ade Arte Moderna. A Modernid ade A dinâmica é o centro da arte Manifestos (Futurista – Dadaísta) –O futurismo foi um movimento fundado pelo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Modernid ade Arte Moderna. A Modernid ade A dinâmica é o centro da arte Manifestos (Futurista – Dadaísta) –O futurismo foi um movimento fundado pelo."— Transcrição da apresentação:

1 A Modernid ade Arte Moderna

2 A Modernid ade A dinâmica é o centro da arte Manifestos (Futurista – Dadaísta) –O futurismo foi um movimento fundado pelo poeta italiano Fillippo Tomasso Marinetti, que redigiu um manifesto e tentou espalhá-lo em 1909.

3 A Modernid ade O movimento, a velocidade, a vida moderna, a violência, as máquinas e a quebra com a arte do passado eram as principais metas do futurismo. «Deve ser feita uma limpeza radical em todos os temas gastos e mofados a fim de se expressar o vórtice da vida moderna - uma vida de aço, febre, orgulho e velocidade vertiginosa.»

4 A Modernid ade O mundo moderno e a velocidade Após 1912, uma exposição em Paris marca a hegemonia da influência cubista sobre a arte dos novos grupos; Talvez Boccioni, uma das principais forças do futurismo, tenha sido o artista mais bem- sucedido na representação da velocidade. Formas Únicas de Continuidade no Espaço» transmite o efeito de projeção no espaço, diferenciando-se, de acordo com Herbert Read, em História da Pintura Moderna, do vigor dinâmico barroco, por não mais gravitar em torno de si.

5 A Modernid ade A influência das guerras nos movimentos artísticos A Primeira Grande Guerra Mundial e a morte de Boccioni em 1916, ferido no conflito, foram golpes decisivos no movimento futurista que acabou se dissolvendo. Também teve grande influência para artistas importantes como Marcel Duchamp e Robert Delaunay em atentá-los para a representação do movimento que acabaria marcando os estilos característicos dos artistas.

6 A Modernid ade A grande transformação Tecnologias e Revoluções O advento da fotografia Os artistas passam a experimentar –Novas visões, através de idéias inéditas; –Novos materiais; –Novas técnicas; (caminho para a abstração) Mudança na relação entre o artista e a sociedade(mecenas);

7 A Modernid ade Nova função da arte Oposição ao ideal de beleza e perfeição Greco-romano; Os artistas começam a experimentar uma certa liberdade de expressão; Os primeiros pintores modernos os impressionistas; Influencias trazidas de viagens a outros países;

8 IMPRESSIONISTAS Grand Canal de Veneza Pierre-Auguste Renoir Luz da Manhã na Neve Camille Pissarro 1895

9 Claude Monet Meadow with Poplars As corridas de cavalo de Longchamp Degas, que pintou esta tela em 1871.

10 PÓS-IMPRESSIONISTAS Vincent van Gogh Paul Gauguin Henri de Toulose Lautrec Paul Cézanne Odilon Redon Geoges Seurat

11 PABLO PICASSO

12 A Modernid ade SEMANA DE ARTE MODERNA (NO BRASIL) O marco inicial do movimento modernista brasileiro foi a realização da Semana de Arte Moderna de 1922; ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo na semana de 11 a 18 de fevereiro deste ano; diversos artistas plásticos e escritores apresentaram ao público uma nova forma de expressão.

13 A Modernid ade novas tendências artísticas que já vigoravam na Europa; não foi compreendida pela elite paulista, que era influenciada pelas formas estéticas européias mais conservadoras; Em um período repleto de agitações, os intelectuais brasileiros se viram em um momento em que precisavam abandonar os valores estéticos antigos, ainda muito apreciados em nosso país, para dar lugar a um novo estilo completamente contrário, e do qual, não se sabia ao certo o rumo a ser seguido.

14 A Modernid ade Os artistas brasileiros buscavam uma identidade própria e a liberdade de expressão; com este propósito, experimentavam diferentes caminhos sem definir nenhum padrão. Destacam-se como artistas modernistas: Di Cavalcanti, Vicente do Rêgo, Anita Malfatti, Lasar Segall, Tarsilla do Amaral e Ismael Nery,

15 Di Cavalcanti Cinco garotas em Guaratinguetá, 1930 Carnaval, 1954

16 Vicente do Rego Monteiro "O combate 1927 Vicente do Rêgo

17 Anita Malfatti A Estudante

18 Lasar Segall "Refugiados" (1922),

19 Tarsila do Amaral Abaporú (1928),

20 Ismael Nery Figura", 1927


Carregar ppt "A Modernid ade Arte Moderna. A Modernid ade A dinâmica é o centro da arte Manifestos (Futurista – Dadaísta) –O futurismo foi um movimento fundado pelo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google