Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
A Modernidade Arte Moderna
2
A dinâmica é o centro da arte
A Modernidade A Modernidade A Modernidade A Modernidade A Modernidade A dinâmica é o centro da arte Manifestos (Futurista – Dadaísta) O futurismo foi um movimento fundado pelo poeta italiano Fillippo Tomasso Marinetti, que redigiu um manifesto e tentou espalhá-lo em 1909. A Modernidade A Modernidade A Modernidade A Modernidade A Modernidade A Modernidade A Modernidade A Modernidade A Modernidade A Modernidade A Modernidade A Modernidade A Modernidade A Modernidade A Modernidade A Modernidade
3
A Modernidade O movimento, a velocidade, a vida moderna, a violência, as máquinas e a quebra com a arte do passado eram as principais metas do futurismo. «Deve ser feita uma limpeza radical em todos os temas gastos e mofados a fim de se expressar o vórtice da vida moderna - uma vida de aço, febre, orgulho e velocidade vertiginosa.»
4
O mundo moderno e a velocidade
A Modernidade O mundo moderno e a velocidade Após 1912, uma exposição em Paris marca a hegemonia da influência cubista sobre a arte dos novos grupos; Talvez Boccioni, uma das principais forças do futurismo, tenha sido o artista mais bem-sucedido na representação da velocidade. Formas Únicas de Continuidade no Espaço» transmite o efeito de projeção no espaço, diferenciando-se, de acordo com Herbert Read, em História da Pintura Moderna, do vigor dinâmico barroco, por não mais gravitar em torno de si.
5
A influência das guerras nos movimentos artísticos
A Modernidade A influência das guerras nos movimentos artísticos A Primeira Grande Guerra Mundial e a morte de Boccioni em 1916, ferido no conflito, foram golpes decisivos no movimento futurista que acabou se dissolvendo. Também teve grande influência para artistas importantes como Marcel Duchamp e Robert Delaunay em atentá-los para a representação do movimento que acabaria marcando os estilos característicos dos artistas.
6
A grande transformação
A Modernidade A grande transformação Tecnologias e Revoluções O advento da fotografia Os artistas passam a experimentar Novas visões, através de idéias inéditas; Novos materiais; Novas técnicas; (caminho para a abstração) Mudança na relação entre o artista e a sociedade(mecenas);
7
A Modernidade Nova função da arte
Oposição ao ideal de beleza e perfeição Greco-romano; Os artistas começam a experimentar uma certa liberdade de expressão; Os primeiros pintores modernos os impressionistas; Influencias trazidas de viagens a outros países;
8
Pierre-Auguste Renoir
IMPRESSIONISTAS Grand Canal de Veneza Pierre-Auguste Renoir 1881. Luz da Manhã na Neve Camille Pissarro 1895
9
As corridas de cavalo de Degas, que pintou esta tela
Longchamp Degas, que pintou esta tela em 1871. Claude Monet Meadow with Poplars 1875.
10
PÓS-IMPRESSIONISTAS Vincent van Gogh Paul Gauguin
Henri de Toulose Lautrec Paul Cézanne Odilon Redon Geoges Seurat
11
PABLO PICASSO
12
SEMANA DE ARTE MODERNA (NO BRASIL)
A Modernidade SEMANA DE ARTE MODERNA (NO BRASIL) O marco inicial do movimento modernista brasileiro foi a realização da Semana de Arte Moderna de 1922; ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo na semana de 11 a 18 de fevereiro deste ano; diversos artistas plásticos e escritores apresentaram ao público uma nova forma de expressão.
13
A Modernidade novas tendências artísticas que já vigoravam na Europa;
não foi compreendida pela elite paulista, que era influenciada pelas formas estéticas européias mais conservadoras; Em um período repleto de agitações, os intelectuais brasileiros se viram em um momento em que precisavam abandonar os valores estéticos antigos, ainda muito apreciados em nosso país, para dar lugar a um novo estilo completamente contrário, e do qual, não se sabia ao certo o rumo a ser seguido.
14
A Modernidade Os artistas brasileiros buscavam uma identidade própria e a liberdade de expressão; com este propósito, experimentavam diferentes caminhos sem definir nenhum padrão. Destacam-se como artistas modernistas: Di Cavalcanti, Vicente do Rêgo, Anita Malfatti, Lasar Segall, Tarsilla do Amaral e Ismael Nery,
15
Di Cavalcanti Carnaval, 1954 Cinco garotas em Guaratinguetá, 1930
16
Vicente do Rego Monteiro
Vicente do Rêgo Vicente do Rego Monteiro "O combate” 1927
17
Anita Malfatti A Estudante
18
Lasar Segall "Refugiados" (1922),
19
Tarsila do Amaral Abaporú (1928),
20
Ismael Nery Figura", 1927
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.