A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Impressionismo e Pós-Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Impressionismo e Pós-Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e."— Transcrição da apresentação:

1 Impressionismo e Pós-Impressionismo no Brasil.

2 IMPRESSIONISMO O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais práticas do que teóricas, que os artistas seguiam em seus procedimentos técnicos para obter os resultados que caracterizaram a pintura impressionista.

3 As principais características da pintura: * A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol. * As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens. * As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado.

4 * Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos. * As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se óptica.

5 Artista Impressionista Augaste Renuir - foi o pintor impressionista que ganhou maior popularidade e chegou mesmo a ter o reconhecimento da crítica, ainda em vida. Seus quadros manifestam otimismo, alegria e a intensa movimentação da vida parisiense do fim do século XIX. Pintou o corpo feminino com formas puras e isentas de erotismo e sensualidade, preferia os nus ao ar livre, as composições com personagens do cotidiano, os retratos e as naturezas mortas.

6 Obra; Auguste Renuir

7 Pós-Impressionismo A arte pós impressionista surge no Brasil de acordo com o cenário da pintura européia,os pintores não se preocupavam com os preceitos do realismo ou da academia. A luz e o movimento tornam-se o principal elemento da pintura e estes eram e deveriam ser os únicos motivos. No século XX quem verdadeiramente representou o Impressionismo no Brasil foi Eliseu Visconti. Pós-impressionismo designa-se por um grupo de artistas e de movimentos diversos onde se seguiram as suas tendências para encontrar novos caminhos para a pintura. Estes, acentuaram a pintura nos seus valores específicos – a cor e bidimensionalidade, chamam-se genericamente pós-impressionistas aos artistas que não mais representavam fielmente os preceitos originais do Impressionismo, ainda que não tenham se afastado muito dele ou estejam agrupados formalmente em novos grupos. Teve a sua origem no impressionismo mas se insurge contra ele devido a sua superficialidade ilusionista da análise à realidade.

8 Introdução A forma das pinturas, o tratamento das cores ou a linha podiam ser objetos de discordância com os impressionistas. Como o nome já menciona, o Pós-impressionismo foi a expressão utilizada para definir a pintura e, posteriormente, a escultura no final do Impressionismo, por volta de 1885, marcando também o início do Cubismo, já no início do século XX. A maioria de seus artistas iniciou-se como Impressionista, partindo daí para diversas tendências distintas.

9 Conclusão Com o conteúdo apresentado podemos concluir que o pós-impressionismo surgiu em oposição a máquina fotográfica, que surgiu no século XX tomando o lugar dos artistas, que, na tentativa de recuperar o espaço perdido para a máquina, começaram a desenvolver novas técnicas de pintura como o cubismo, o pontilhado entre outros.

10 Artista Pós-Impressionista Paul Cézanne foi um pintor pós-impressionista francês, cujo trabalho forneceu as bases da transição das concepções do fazer artístico do século XIX para a arte radicalmente inovadora do século XX. Cézanne pode ser considerado como a ponte entre o impressionismo do final do século XIX e o cubismo do início do século XX. A frase atribuída a Matisse e a Picasso, de que Cézanne "é o pai de todos nós", deve ser levada em conta.

11 Cézanne cultivava sobretudo a paisagem e a representação de naturezas mortas, mas também pintou figuras humanas em grupo e retratos. Antes de começar as suas paisagens estudava-as e analisava os seus valores plásticos, reduzindo-as depois a diferentes volumes e planos que traçava à base de pinceladas paralelas. Árvores, casas e demais elementos da paisagem subordinam-se à unidade de composição. As suas paisagens são sutilmente geométricas.

12

13 Escola Estadual Dr. Martinho Marques Impressionismo e Pós-Impressinismo, artistas e suas obras. Alunas: Dhara Loise, Érica H e Gabriela C. Professora: Édna Perigo Prof. Multiplicadora: Maria Aparecida C. Coordenadora: Maria Bachiega 2°EM A Agosto 2011


Carregar ppt "Impressionismo e Pós-Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google