A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Design e Criação de Personagens Prof. Felipe Broering Os elementos desta aula foram retirados dos sites: www.amopintar.com www.atelier-online.com Desenho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Design e Criação de Personagens Prof. Felipe Broering Os elementos desta aula foram retirados dos sites: www.amopintar.com www.atelier-online.com Desenho."— Transcrição da apresentação:

1 Design e Criação de Personagens Prof. Felipe Broering Os elementos desta aula foram retirados dos sites: Desenho Básico – Aula 01

2 Aprendendo a Desenhar É tudo uma questão de prática e dedicação: Para a maioria das pessoas é uma questão de aprendizagem e não um dom. Desenhar é uma atividade que deve ser praticada e estudada. É a prática que faz a diferença entre em artista médio e um grande artista.

3 Dedicação Saber como desenhar não é tudo! Dedicar parte de seu tempo com a prática do desenho pelo menos 2 vezes na semana. Se quiser avançar mais rápido, deverá se dedicar mais tempo. Um local calmo ajuda no começo, até que se adquira a capacidade de concentração. Alguns gostam de superfícies planas, como mesas outros preferem um cavalete.

4 Bloco de Rascunho Para quem quer levar o desenho a sério, uma dica é ter um bloco de rascunhos, para que possa desenhar em qualquer lugar que esteja. Observe tudo a sua volta: Tente descobrir as formas básicas; Como a luz se projeta; Observe as sombras, as proporções, os pontos de fuga; Reproduza tudo o que ver.

5 Faça exercícios Antes de iniciar suas aulas semanais, faça exercícios de aquecimento com as mão a fim de descontrair os músculos do desenho e criar um fluxo de energia criativa entre o seu cérebro, os seus olhos, a sua ferramenta de desenho e a superfície de trabalho.

6 Miniaturas rápidas Faça pequenos e rápidos esboços em miniatura, em um papel a parte, antes de começar seu desenho. Crie pequenos quadros de 2 a 4 centímetros e faça traços de tons e meio-tons. Não se preocupe com a precisão. Faça isso durante 3 a 4 minutos até sentir que domina a intensidade das sombras e dos traços.

7 Desenhe com sombras A idéia é ir criando definição da forma dos objetos mediante a realização de pequenos e rápidos traços. Ou seja, definir a forma mediante as sombras. Espaços cheios e vazios representam as sombras, variando a pressão do lápis. Se preocupe com a representação tonal. Mova todo o braço.

8 Elementos básicos do desenho Linha: É o elemento básico de todo desenho. Uma simples linha numa folha de papel, divide o espaço em áreas de desenho. Essa separação pode definir ou diferenciar a luz da sombra, o espaço frontal do fundo, o espaço positivo do negativo. Pode ser uniformo, de igual espessura ou diferentes espessuras.

9 Elementos básicos do desenho Forma: Acontece quando a primeira linha acontece. A definição mais básica de forma pode ser o espaço em branco do papel. É o espaço contido entre as linhas desenhadas. Ajuda a definir o objeto. A incorreta utilização fará com que o desenho não se pareça com o modelo.

10 Elementos básicos do desenho Proporção: Tem a ver com o tamanho de um elemento no desenho em relação aos outros elementos do mesmo desenho. A proporção é o que determina que, por exemplo, no corpo humano, as pernas são mais compridas que os braços, o dedo médio mais comprido que o mindinho, ou que o nariz da mesma largura que o olho.

11 Elementos básicos do desenho Perspectiva: É o efeito que faz com que os objetos mais distantes pareçam ser menores. Os elementos mais próximos ao observador são desenhados maiores. Essa distribuição deve responder a uma correta proporção, caso contrário o desenho perderá o realismo.

12 Elementos básicos do desenho Luz e sombra: Criam o efeito de profundidade e atmosfera em um desenho. A sombra é indispensável para dar realismo a um desenho. Tudo na natureza tem sombra e produz sombra. Um desenho sem sombra é um desenho sem vida. A sombra automaticamente adiciona ao desenho a sensação de perspectiva, indicando a existência de diferentes planos de profundidade.

13 Técnicas de Desenho Desenhar por Encaixe: É o procedimento de desenho mais fácil, rápido e simples de utilizar. Consiste em encaixar em uma figura geométrica ou combinação de várias formas simples, a figura de qualquer objeto. Quase todas as formas podem ser representadas dessa maneira, reduzindo-as a sua estrutura geométrica.

14 Técnicas de Desenho Desenhar por Encaixe: Essa forma geométrica que envolve ou contem o objeto, atua como uma caixa, daí a denominação de encaixe ou encaixar. Podemos observar abaixo como os objetos correspondem a estruturas geométricas simples, como: triângulo, círculo, cone e cubo ou na combinação de várias figuras.

15 Técnicas de Desenho Desenhar por Encaixe: O sorvete se insere em um cone e um círculo, portanto, se iniciarmos o nosso desenho fazendo estas figuras básicas, será mais fácil a segui embelezar a forma básica e desenvolvê-la até ficar como um sorvete.

16 Forma e Tamanho A relação das proporções dos objetos: A forma e tamanho dos objetos nos permitem reconhecê-los e diferenciá-los uns dos outros. Observando a figura abaixo, podemos concluir que o único fator em comum entre eles, é que todos são cogumelos. No entanto, cada um possui características diferentes nas suas proporções que nos permite diferenciá-los entre si.


Carregar ppt "Design e Criação de Personagens Prof. Felipe Broering Os elementos desta aula foram retirados dos sites: www.amopintar.com www.atelier-online.com Desenho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google