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INTRODUÇÃO À NATAÇÃO
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A aprendizagem da natação divide-se em diferentes fases.
Uma primeira fase Vai desde o primeiro contacto com a água até á existência de uma autonomia propulsiva, embora rudimentar, que consiste na aquisição de cinco grandes domínios.
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Imersão Equilíbrio Propulsão Respiração Salto
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Uma segunda fase Corresponde á aprendizagem dos quatro estilos (mariposa, costas, bruços e crol ) e respectivos regulamentos.
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Os objectivos gerais e principais da primeira fase de aprendizagem são:
-Promover a familiarização do sujeito com o meio aquático. -Promover a criação de autonomia no meio aquático. -Criar fases para posteriormente aprender habilidades motoras aquáticas especificas.
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O SALTO
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O salto para a água é o último dos cinco domínios a trabalhar na primeira fase de aprendizagem, e introduz-se quando já se tem os quatro domínios anteriores apreendidos.
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É o culminar de todo o processo na adaptação ao meio aquático, ou seja, a última fase para a auto-confiança.
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Pré-requisitos para a aprendizagem do salto
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Imersão Equilíbrio Propulsão Respiração
Para abordarmos o salto como domínio na natação temos que abordar os quatro domínios anteriores: Imersão Equilíbrio Propulsão Respiração
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Salto: É a capacidade de entrar duma forma brusca no meio aquático,
requer decisão e controlo, fazendo parte do desenvolvimento do equilíbrio. Esta habilidade não pode ser hierarquizada facilmente, dependendo muito da autoconfiança do aluno.
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O seu desenvolvimento passa pelas seguintes etapas:
1- Entrada de pés na berma 2- Entrada de cabeça, partindo da posição de sentado 3- Entrada de cabeça, partindo da posição de pé 4- Entrada de pés de um plano elevado (dependendo das idades dos alunos, de 1 a 3 metros de altura) 5- Entrada de cabeça de um plano elevado (dependendo da idade dos alunos)
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Aula I Objectivo Principal:
Dominar o salto de pés a partir da posição de sentado sem ajuda Objectivo Secundário: Perder o medo de saltar para a água Gestão do tempo: Cada exercício tem a duração de 5 a 6 minutos
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Exercício 1 Descrição: Sentado na borda o aluno
salta para a água auxiliado pelo professor pelas mãos Objectivos: Dominar o salto de pés de um plano médio superior a partir da posição de sentado com ajuda Disposição da turma: Dispor os alunos ao longo da borda da piscina
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Exercício 2 Descrição: Igual ao anterior,mas só
com a ajuda de uma mão do professor (mão direita) Objectivos: Dominar o salto de pés de um plano médio-superior a partir da posição de sentado com ajuda Disposição da turma: Dispor os alunos ao longo da borda da piscina
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Exercício 3 Descrição: Sentado na borda, salta sozinho para a água na posição de pé Objectivos: Dominar o salto de pés de um plano médio-superior a partir da posição de sentado sem ajuda Disposição da turma: Dispor os alunos ao longo da borda da piscina
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Exercício 4 Descrição: Sentado na borda da piscina, salta para a água com um pequeno impulso do rabo Objectivos: Dominar o salto de pés de um plano médio-superior a partir da posição de sentado sem ajuda Disposição da turma: Dispor os alunos ao longo da borda da piscina
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Exercício 5 Descrição: Sentado na borda da piscina com os braços em extensão á frente com uma mão em cima da outra, cabeça em flexão entre os braços com o queixo no peito. Salta para a água com uma ajuda, do professor, nas costas Objectivos: Ter a noção da colocação dos membros superiores Disposição da turma: Ao longo da borda
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Exercício 6 Descrição: Na borda da piscina de joelhos
em cima da prancha, salta para a água com os braços na posição anterior Objectivos: Dominar o salto de um plano médio-superior a partir da posição de joelhos com ajuda Material utilizado: Prancha Disposição da turma: Ao longo da borda
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Exercício 7 Descrição: Igual ao anterior, mas só com um joelho apoiado
Objectivos: Dominar o salto de um plano médio-superior a partir da posição de joelhos com ajuda Material utilizado: Prancha Disposição da turma: Ao longo da borda
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Exercício 8 Descrição: O aluno em cócoras salta para
a água com o auxilio do professor Objectivos: Dominar o salto de um plano superior a partir da posição de cócoras sem ajuda Disposição da turma: Ao longo da borda
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Aula II Objectivo Principal:
Dominar o salto de pés a partir da posição de pé sem ajuda Objectivo Secundário: Começar a ter noção do impacto do corpo com a água. Aumento da coragem Gestão do tempo: Cada exercício tem a duração de 5 a 6 minutos
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Exercício 1 Descrição: De cócoras com os braços
nos joelhos, salta para a água Objectivos: Dominar o salto numa posição médio-superior sem ajuda Disposição da turma: Ao longo da borda
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Exercício 2 Descrição: De costas o aluno salta para
a água, com o auxilio do professor e de um palito Objectivos: Dominar o salto de pés de um plano superior com ajuda Material utilizado: Palito Disposição da turma: Ao longo da borda
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Exercício 3 Descrição: De pé com as mãos em extensão o aluno lança-se
para a água Objectivos: Dominar o salto de pés de um plano superior sem ajuda Disposição da turma: Ao longo da borda
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Exercício 4 Descrição: De pé o aluno ganha balanço
com os braços e lança-se para a água Objectivos: Dominar o salto de pés de um plano superior sem ajuda Disposição da turma: Ao longo da borda
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Exercício 5 Descrição: Na posição de pé, com o
balanço dos braços, saltar para a água fazendo meia pirueta Objectivos: Explorar os diferentes planos e eixos corporais através de diferentes saltos Disposição da turma: Ao longo da borda
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Exercício 6 Descrição: Na posição de pé, com o
balanço dos braços, saltar para a água fazendo pirueta completa Objectivos: Dominar o salto de pé num plano superior sem ajuda Disposição da turma: 4 grupos de 5 alunos
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Exercício 7 Descrição: Saltar de pé e entrar num arco
Objectivos: Dominar o salto de pé num plano superior sem ajuda Material utilizado: Arco Disposição da turma: 4 grupos de 5 alunos
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Exercício 8 Descrição: De cócoras, o aluno mergulha
para dentro de um arco Objectivos: Dominar o salto de pé num plano superior sem ajuda Material utilizado: Arco Disposição da turma: 4 grupos de 5 alunos
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Aula III Objectivo Principal:
Dominar o salto de pés explorando os diferentes planos Objectivo Secundário: Perda do medo de saltar de pé para a água Gestão do tempo: Cada exercício tem a duração de 5 a 6 minutos
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Exercício 1 Descrição: Com um pé á frente do outro
mergulhar de cabeça (dar balanço com os braços) Objectivos: Dominar o salto de pé num plano superior sem apoios Disposição da turma: Ao longo da borda
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Exercício 2 Descrição: Saltar para a piscina partindo
de posições e apoios variados, mergulhando para apanhar um objecto no fundo e voltar para uma posição de flutuação Objectivos: Dominar o salto de pé num plano superior sem apoios Disposição da turma: Ao longo da borda
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Exercício 3 Descrição: De pé, o aluno mergulha para dentro de um arco
Objectivos: Dominar o salto de pé num plano superior sem apoios Material utilizado: Arco Disposição da turma: 5 grupos de 4 alunos
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Exercício 4 Descrição: Dois a dois, um aluno levanta
a perna do companheiro orientando a trajectória; entrada de cabeça Objectivos: Dominar o salto de pé num plano superior sem apoios Disposição da turma: Dois a dois
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Exercício 5 Descrição: O aluno salta de pé e apanha uma bola no ar
Objectivos: Dominar o salto de pé num plano superior sem apoios Material utilizado: Bola Disposição da turma: 5 grupos de 4 alunos
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Exercício 6 Descrição: Saltar para a água e dar uma cabeçada na bola
Objectivos: Dominar o salto de pé num plano superior sem apoios Material utilizado: Bola Disposição da turma: 5 grupos de 4 alunos
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Exercício 7 Descrição: Ao lado dos blocos de partida,
de joelhos mergulha de cabeça Objectivos: Dominar o salto de pé num plano superior sem apoios Disposição da turma: Dividir a turma a meio e fazer 2 filas indianas perto do professor
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Exercício 8 Descrição: Ao lado dos blocos de partida,
de cócoras mergulhar de cabeça Objectivos: Dominar o salto de pé num plano superior sem apoios Disposição da turma: Dividir a turma a meio e fazer 2 filas indianas perto do professor
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Aula IV Objectivo Principal:
Dominar o salto de cabeça de um plano superior Objectivo Secundário: Dar uma noção da verdadeira partida na natação Gestão do tempo: Cada exercício tem a duração de 5 a 6 minutos
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Exercício 1 Descrição: Ao lado dos blocos de
partida, de pé mergulhar de cabeça Objectivos: Dominar o salto de pé num plano superior Disposição da turma: Dividir a turma e fazer 2 filas indianas perto do professor
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Exercício 2 Descrição: Sentado no bloco de partida,
deixa cair o corpo e passa por cima de um obstáculo Objectivos: Dominar o salto de pé num plano superior Material utilizado: Palito Disposição da turma: Dividir a turma e fazer 2 filas indianas perto do professor
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Exercício 3 Descrição: De pé no bloco com um pé
avançado e outro semi-flectido, com o corpo ligeiramente inclinado, salta para a frente com um ligeiro impulso para cima e desliza o mais longe possível Objectivos: Dominar o salto de pé num plano superior Disposição da turma: Dividir a turma e fazer 2 filas indianas perto do professor
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Exercício 4 Descrição: Saltar do bloco de partida
passando por cima de um palito Objectivos: Dominar o salto de pé num plano superior Material utilizado: Palito Disposição da turma: Dividir a turma e fazer 2 filas indianas perto do professor
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Exercício 5 Descrição: Saltar do bloco de partida
passando por um arco que está colocado fora da água Objectivos: Dominar o salto de pé num plano superior Material utilizado: Arco Disposição da turma: Dividir a turma e fazer 2 filas indianas perto do professor
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Exercício 6 Descrição: De frente e de cócoras dar
uma cambalhota á frente (fica voltado para a frente) Objectivos: Dominar o salto do bloco a partir da posição de pé Disposição da turma: Dividir a turma e fazer 2 filas indianas perto do professor
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Exercício 7 Descrição: De costas e de cócoras dar
uma cambalhota para trás (fica voltado para a berma) Objectivos: Dominar o salto do bloco a partir da posição de pé Disposição da turma: Dividir a turma e fazer 2 filas indianas perto do professor
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Exercício 8 Descrição: De pé no bloco, com as pernas
semi-flectidas, com um pé avançado e o corpo ligeiramente inclinado, saltar para a frente com um pequeno impulso para cima. Baixar o tronco para a linha de água enquanto as pernas se elevam Objectivos: Dominar o salto do bloco a partir da posição de pé Disposição da turma: Dividir a turma e fazer 2 filas indianas perto do professor
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CONCLUSÃO O salto, assim como as habilidades motoras aquáticas básicas devem ser ensinadas de uma forma progressiva. De um nível inferior até um nível superior. De águas pouco profundas até mais profundas.
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FIM DA APRESENTAÇÃO OBRIGADO PELA ATENÇÃO
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