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INTRODUÇÃO NATAÇÃO À. Vai desde o primeiro contacto com a água até á existência de uma autonomia propulsiva, embora rudimentar, que consiste na aquisição.

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1 INTRODUÇÃO NATAÇÃO À

2 Vai desde o primeiro contacto com a água até á existência de uma autonomia propulsiva, embora rudimentar, que consiste na aquisição de cinco grandes domínios. A aprendizagem da natação divide-se em diferentes fases. Uma primeira fase

3 Imersão Salto Respiração Propulsão Equilíbrio

4 Corresponde á aprendizagem dos quatro estilos (mariposa, costas, bruços e crol ) e respectivos regulamentos. Uma segunda fase

5 Os objectivos gerais e principais da primeira fase de aprendizagem são: -Promover a familiarização do sujeito com o meio aquático. -Promover a criação de autonomia no meio aquático. -Criar fases para posteriormente aprender habilidades motoras aquáticas especificas.

6 O SALTO

7 O salto para a água é o último dos cinco domínios a trabalhar na primeira fase de aprendizagem, e introduz-se quando já se tem os quatro domínios anteriores apreendidos.

8 É o culminar de todo o processo na adaptação ao meio aquático, ou seja, a última fase para a auto-confiança.

9 Pré-requisitos para a aprendizagem do salto

10 Para abordarmos o salto como domínio na natação temos que abordar os quatro domínios anteriores: -Imersão -Equilíbrio -Propulsão -Respiração

11 É a capacidade de entrar duma forma brusca no meio aquático, requer decisão e controlo, fazendo parte do desenvolvimento do equilíbrio. Salto: Esta habilidade não pode ser hierarquizada facilmente, dependendo muito da autoconfiança do aluno.

12 5- 5- Entrada de cabeça de um plano elevado (dependendo da idade dos alunos) O seu desenvolvimento passa pelas seguintes etapas: Entrada de pés na berma Entrada de cabeça, partindo da posição de sentado Entrada de cabeça, partindo da posição de pé Entrada de pés de um plano elevado (dependendo das idades dos alunos, de 1 a 3 metros de altura)

13 Aula I Objectivo Principal: Dominar o salto de pés a partir da posição de sentado sem ajuda Objectivo Secundário: Perder o medo de saltar para a água Gestão do tempo: Cada exercício tem a duração de 5 a 6 minutos

14 Exercício 1 Descrição: Descrição: Sentado na borda o aluno salta para a água auxiliado pelo professor pelas mãos Objectivos: Objectivos: Dominar o salto de pés de um plano médio superior a partir da posição de sentado com ajuda Disposição da turma: Disposição da turma: Dispor os alunos ao longo da borda da piscina

15 Exercício 2 Descrição: Descrição: Igual ao anterior,mas só com a ajuda de uma mão do professor (mão direita) Objectivos: Objectivos: Dominar o salto de pés de um plano médio-superior a partir da posição de sentado com ajuda Disposição da turma: Disposição da turma: Dispor os alunos ao longo da borda da piscina

16 Exercício 3 Descrição: Descrição: Sentado na borda, salta sozinho para a água na posição de pé Objectivos: Objectivos: Dominar o salto de pés de um plano médio-superior a partir da posição de sentado sem ajuda Disposição da turma: Disposição da turma: Dispor os alunos ao longo da borda da piscina

17 Exercício 4 Descrição: Descrição: Sentado na borda da piscina, salta para a água com um pequeno impulso do rabo Objectivos: Objectivos: Dominar o salto de pés de um plano médio-superior a partir da posição de sentado sem ajuda Disposição da turma: Disposição da turma: Dispor os alunos ao longo da borda da piscina

18 Exercício 5 Descrição: Descrição: Sentado na borda da piscina com os braços em extensão á frente com uma mão em cima da outra, cabeça em flexão entre os braços com o queixo no peito. Salta para a água com uma ajuda, do professor, nas costas Objectivos: Objectivos: Ter a noção da colocação dos membros superiores Disposição da turma: Disposição da turma: Ao longo da borda

19 Exercício 6 Descrição: Descrição: Na borda da piscina de joelhos em cima da prancha, salta para a água com os braços na posição anterior Objectivos: Objectivos: Dominar o salto de um plano médio-superior a partir da posição de joelhos com ajuda Disposição da turma: Disposição da turma: Ao longo da borda Material utilizado: Material utilizado: Prancha

20 Exercício 7 Descrição: Descrição: Igual ao anterior, mas só com um joelho apoiado Objectivos: Objectivos: Dominar o salto de um plano médio-superior a partir da posição de joelhos com ajuda Disposição da turma: Disposição da turma: Ao longo da borda Material utilizado: Material utilizado: Prancha

21 Exercício 8 Descrição: Descrição: O aluno em cócoras salta para a água com o auxilio do professor Objectivos: Objectivos: Dominar o salto de um plano superior a partir da posição de cócoras sem ajuda Disposição da turma: Disposição da turma: Ao longo da borda

22 Aula II Objectivo Principal: Dominar o salto de pés a partir da posição de pé sem ajuda Objectivo Secundário: Começar a ter noção do impacto do corpo com a água. Aumento da coragem Gestão do tempo: Cada exercício tem a duração de 5 a 6 minutos

23 Exercício 1 Descrição: Descrição: De cócoras com os braços nos joelhos, salta para a água Objectivos: Objectivos: Dominar o salto numa posição médio-superior sem ajuda Disposição da turma: Disposição da turma: Ao longo da borda

24 Exercício 2 Descrição: Descrição: De costas o aluno salta para a água, com o auxilio do professor e de um palito Objectivos: Objectivos: Dominar o salto de pés de um plano superior com ajuda Material utilizado: Material utilizado: Palito Disposição da turma: Disposição da turma: Ao longo da borda

25 Exercício 3 Descrição: Descrição: De pé com as mãos em extensão o aluno lança-se para a água Objectivos: Objectivos: Dominar o salto de pés de um plano superior sem ajuda Disposição da turma: Disposição da turma: Ao longo da borda

26 Exercício 4 Descrição: Descrição: De pé o aluno ganha balanço com os braços e lança-se para a água Objectivos: Objectivos: Dominar o salto de pés de um plano superior sem ajuda Disposição da turma: Disposição da turma: Ao longo da borda

27 Exercício 5 Descrição: Descrição: Na posição de pé, com o balanço dos braços, saltar para a água fazendo meia pirueta Objectivos: Objectivos: Explorar os diferentes planos e eixos corporais através de diferentes saltos Disposição da turma: Disposição da turma: Ao longo da borda

28 Exercício 6 Descrição: Descrição: Na posição de pé, com o balanço dos braços, saltar para a água fazendo pirueta completa Objectivos: Objectivos: Dominar o salto de pé num plano superior sem ajuda Disposição da turma: Disposição da turma: 4 grupos de 5 alunos

29 Exercício 7 Descrição: Descrição: Saltar de pé e entrar num arco Objectivos: Objectivos: Dominar o salto de pé num plano superior sem ajuda Disposição da turma: Disposição da turma: 4 grupos de 5 alunos Material utilizado: Material utilizado: Arco

30 Exercício 8 Descrição: Descrição: De cócoras, o aluno mergulha para dentro de um arco Objectivos: Objectivos: Dominar o salto de pé num plano superior sem ajuda Disposição da turma: Disposição da turma: 4 grupos de 5 alunos Material utilizado: Material utilizado: Arco

31 Aula III Objectivo Principal: Dominar o salto de pés explorando os diferentes planos Objectivo Secundário: Perda do medo de saltar de pé para a água Gestão do tempo: Cada exercício tem a duração de 5 a 6 minutos

32 Exercício 1 Descrição: Descrição: Com um pé á frente do outro mergulhar de cabeça (dar balanço com os braços) Objectivos: Objectivos: Dominar o salto de pé num plano superior sem apoios Disposição da turma: Disposição da turma: Ao longo da borda

33 Exercício 2 Descrição: Descrição: Saltar para a piscina partindo de posições e apoios variados, mergulhando para apanhar um objecto no fundo e voltar para uma posição de flutuação Objectivos: Objectivos: Dominar o salto de pé num plano superior sem apoios Disposição da turma: Disposição da turma: Ao longo da borda

34 Exercício 3 Descrição: Descrição: De pé, o aluno mergulha para dentro de um arco Objectivos: Objectivos: Dominar o salto de pé num plano superior sem apoios Disposição da turma: Disposição da turma: 5 grupos de 4 alunos Material utilizado: Material utilizado: Arco

35 Exercício 4 Descrição: Descrição: Dois a dois, um aluno levanta a perna do companheiro orientando a trajectória; entrada de cabeça Objectivos: Objectivos: Dominar o salto de pé num plano superior sem apoios Disposição da turma: Disposição da turma: Dois a dois

36 Exercício 5 Descrição: Descrição: O aluno salta de pé e apanha uma bola no ar Objectivos: Objectivos: Dominar o salto de pé num plano superior sem apoios Disposição da turma: Disposição da turma: 5 grupos de 4 alunos Material utilizado: Material utilizado: Bola

37 Exercício 6 Descrição: Descrição: Saltar para a água e dar uma cabeçada na bola Objectivos: Objectivos: Dominar o salto de pé num plano superior sem apoios Disposição da turma: Disposição da turma: 5 grupos de 4 alunos Material utilizado: Material utilizado: Bola

38 Exercício 7 Descrição: Ao lado dos blocos de partida, de joelhos mergulha de cabeça de joelhos mergulha de cabeça Objectivos: Objectivos: Dominar o salto de pé num plano superior sem apoios Disposição da turma: Dividir a turma a meio e fazer 2 filas indianas e fazer 2 filas indianas perto do professor perto do professor

39 Exercício 8 Descrição: Ao lado dos blocos de partida, de cócoras mergulhar de cabeça de cócoras mergulhar de cabeça Objectivos: Objectivos: Dominar o salto de pé num plano superior sem apoios Disposição da turma: Dividir a turma a meio e fazer 2 filas indianas e fazer 2 filas indianas perto do professor perto do professor

40 Aula IV Objectivo Principal: Dominar o salto de cabeça de um plano superior Objectivo Secundário: Dar uma noção da verdadeira partida na natação Gestão do tempo: Cada exercício tem a duração de 5 a 6 minutos

41 Exercício 1 Descrição: Descrição: Ao lado dos blocos de partida, de pé mergulhar de cabeça Objectivos: Objectivos: Dominar o salto de pé num plano superior Disposição da turma: Disposição da turma: Dividir a turma e fazer 2 filas indianas perto do professor

42 Exercício 2 Descrição: Descrição: Sentado no bloco de partida, deixa cair o corpo e passa por cima de um obstáculo Objectivos: Objectivos: Dominar o salto de pé num plano superior Disposição da turma: Disposição da turma: Dividir a turma e fazer 2 filas indianas perto do professor Material utilizado: Palito

43 Exercício 3 Descrição: Descrição: De pé no bloco com um pé avançado e outro semi-flectido, com o corpo ligeiramente inclinado, salta para a frente com um ligeiro impulso para cima e desliza o mais longe possível Objectivos: Objectivos: Dominar o salto de pé num plano superior Disposição da turma: Disposição da turma: Dividir a turma e fazer 2 filas indianas perto do professor

44 Exercício 4 Descrição: Descrição: Saltar do bloco de partida passando por cima de um palito Objectivos: Objectivos: Dominar o salto de pé num plano superior Disposição da turma: Disposição da turma: Dividir a turma e fazer 2 filas indianas perto do professor Material utilizado: Material utilizado: Palito

45 Exercício 5 Descrição: Descrição: Saltar do bloco de partida passando por um arco que está colocado fora da água Objectivos: Objectivos: Dominar o salto de pé num plano superior Disposição da turma: Disposição da turma: Dividir a turma e fazer 2 filas indianas perto do professor Material utilizado: Material utilizado: Arco

46 Exercício 6 Descrição: Descrição: De frente e de cócoras dar uma cambalhota á frente (fica voltado para a frente) Objectivos: Objectivos: Dominar o salto do bloco a partir da posição de pé Disposição da turma: Disposição da turma: Dividir a turma e fazer 2 filas indianas perto do professor

47 Exercício 7 Descrição: Descrição: De costas e de cócoras dar uma cambalhota para trás (fica voltado para a berma) Objectivos: Objectivos: Dominar o salto do bloco a partir da posição de pé Disposição da turma: Disposição da turma: Dividir a turma e fazer 2 filas indianas perto do professor

48 Exercício 8 Descrição: Descrição: De pé no bloco, com as pernas semi-flectidas, com um pé avançado e o corpo ligeiramente inclinado, saltar para a frente com um pequeno impulso para cima. Baixar o tronco para a linha de água enquanto as pernas se elevam Objectivos: Objectivos: Dominar o salto do bloco a partir da posição de pé Disposição da turma: Disposição da turma: Dividir a turma e fazer 2 filas indianas perto do professor

49 CONCLUSÃO O salto, assim como as habilidades motoras aquáticas básicas devem ser ensinadas de uma forma progressiva. De um nível inferior até um nível superior. De águas pouco profundas até mais profundas.

50 FIM DA APRESENTAÇÃO OBRIGADO PELA ATENÇÃO


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