A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BOLAS SUIÇAS Profª. MSc. Lucia Gill Acad. Daniele Costa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BOLAS SUIÇAS Profª. MSc. Lucia Gill Acad. Daniele Costa."— Transcrição da apresentação:

1 BOLAS SUIÇAS Profª. MSc. Lucia Gill Acad. Daniele Costa

2 Condições da bola  Superfície para os exercícios Quando um paciente tem medo de escorregar, ele ativa grupos musculares  impróprios  sobre o controle motor devido a influência límbica; perdendo a harmonia corporal. Pressão na bola Para os exercícios de equilíbrio, as bolas precisam estar firmemente infladas. Tamanho da bola O tamanho do paciente determina o tamanho da bola a ser utilizada. Limpeza da bola

3 Condições de segurança
Ao usar a bola suíça a segurança do paciente deve ser a preocupação primária do terapeuta durante todo tempo! O terapeuta precisa estar ciente: Da condição física do paciente; Perfil psicológico; Equilíbrio do paciente. Importante: Não tente reparar uma bola estourada; livre-se dela! 

4 Uso de cinta. Estabilizadores. Roupas, calçados e cabelos. Cuidado com o calor! Importante: o paciente não deve girar e “quicar” ao mesmo tempo.

5 Equilíbrio Em pacientes com problemas de equilíbrio, uma 2ª pessoa pode ser chamada para ficar de pé atrás ou próxima do paciente para dar-lhe assistência.A confiança do paciente aumenta quando ele percebe que  não vai cair. 

6 Imagem corporal Pacientes com sensação diminuída em um ou ambos os lados do corpo e diminuição na imagem corporal precisam ser observados de perto. Devem ser usados espelhos  para aumentar a percepção  possibilitando mais segurança durante os exercícios. 

7 Contra-indicações & precauções 
A melhor  precaução é o bom senso Dor- A dor é uma contra-indicação. O terapeuta precisa considerar 2 causas de dor: O exercício está sendo usado incorretamente? O exercício está sendo usado corretamente porem não é apropriado naquele momento para o paciente.

8 OBS: Se o exercício causa dor sendo feito corretamente ele precisa ser abandonado e substituído por outro, onde o paciente possa realiza sem sentir dor. Diminuição no equilíbrio e na imagem corporal- Embora a diminuição no equilíbrio e na  imagem corporal do paciente precisa ser considerada por questão de segurança tais fatores não são uma contra-indicação em geral.

9 EXERCÍCIOS Cowboy Objetivos: Treinar uma postura ereta;
Fortalecer quadríceps e panturrilha; Preparar para marcha; Praticar balanceio simétrico dos MMSS.

10 Cowboy

11 ULA-ULA OBJETIVOS: Mobilizar coluna lombar e quadris em flexão e extensão; Promover o movimento típico de marcha da coluna lombar e quadris.

12 ULA-ULA

13 ULA-ULA, de um lado para outro
OBJETIVOS: Facilitar a flexão lateral da coluna; Facilitar reações de equilíbrio automáticas.

14 ULA-ULA

15 BALANÇA Objetivos: Mover o tronco alinhado para frente e para trás no espaço; Treinar músculos abdominais e extensores da coluna ao estabilizar o tronco; Encorajar o alinhamento dos MMII com a retirada correta de calcanhares e artelhos.

16 Balança

17 FAQUIR Objetivos: Treinar a musculatura abdominal e extensores da coluna; Inclinação do tronco alinhado a partir da posição vertical até a posição horizontal e voltar.

18 Faquir

19 Burrinho alongando você Objetivos :
Mobilizar a coluna em extensão, com ajuda da gravidade Alongar a cadeia ventral do tronco; Trabalhar a flexão da coluna contra a gravidade; Trabalhar a flexão e extensão de quadris e joelhos; Fortalecer os membros inferiores; Alongar os músculos peitorais.         

20 Burrinho alongando você

21 Alongando- me Objetivos: Alongamento peitoral bilateralmente
Alongamento diagonal unilateral de peitorais e tronco Obter mobilização de tecidos moles e tecido neural

22 Alongando-me

23 Pato Objetivos: Conseguir mobilização e estabilização lombar/sacral;
Estabilizar os membros superiores em cadeia cinética fechada; Estimular os movimentos pélvicos no plano sagital.

24 Pato

25 Peixinho Objetivos: Praticar a extensão total de coluna, quadril e joelhos; Praticar a flexão anterior total dos ombros em cadeia cinética fechada; Fortalecer os músculos extensores de coluna e quadril; È indicado para  testar o equilíbrio  do tronco e força dos membros  superiores do paciente.

26 Peixinho

27 Andando nas mãos Objetivos: Estabilizar tronco;
Avaliar o equilíbrio do tronco; Fortalecer os membros superiores, especialmente o tríceps braquial em cadeia cinética fechada.  

28 Andando nas mãos

29 Testa de ferro Objetivo:
Mobilizar ativamente a extensão da coluna contra a gravidade; Fortalecer os músculos trapézio médio e superior; Fortalecer quadríceps.

30 Testa de ferro

31 Movimento perpétuo Objetivo: Praticar flexão e extensão de quadril e de joelho com bom alinhamento de coxa, perna e pé. Treinar movimento alternado de pernas usado na marcha Testar equilíbrio, coordenação  e habilidades para dissociar as pernas Fortalecer os músculos extensores de quadril Mover as pernas alternadamente na velocidade da marcha

32 Movimento perpétuo

33 Pêndulo Objetivo: Fortalecer os músculos abdutores e adutores do quadril; Avaliar  a força  dos músculos  abdutores e adutores do quadril; Fortalecer os músculos abdominais; Fortalecer os músculos extensores da coluna

34 Pêndulo

35 TESOURA OBJETIVOS: Facilitar a rotação do tronco sob uma cintura escapular estável; Trabalhar com os músculos extensores e rotadores de tronco.

36 TESOURA

37 SEREIA OBJETIVOS: Praticar a flexão lateral do tronco contra a gravidade; Fortalecer abdutores do quadril;

38 SEREIA


Carregar ppt "BOLAS SUIÇAS Profª. MSc. Lucia Gill Acad. Daniele Costa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google