A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TGMD-2 Test of Gross Motor Development – 2ª ed Auxilia na identificação de crianças entre 3 e 10 anos que estejam atrasadas, em relação aos seus pares,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TGMD-2 Test of Gross Motor Development – 2ª ed Auxilia na identificação de crianças entre 3 e 10 anos que estejam atrasadas, em relação aos seus pares,"— Transcrição da apresentação:

1 TGMD-2 Test of Gross Motor Development – 2ª ed Auxilia na identificação de crianças entre 3 e 10 anos que estejam atrasadas, em relação aos seus pares, em seu desenvolvimento motor grosso. O estudo do Desenvolvimento Motor é busca compreender as mudanças no comportamento motor ao longo da vida e os processos que envolvem estas mudanças (CLARK, 1994). O TGMD-2 é composto por dois sub-testes (6 habilidades cada): Habilidades Locomotoras: correr, galopar, saltitar, salto sobre obstáculo, salto horizontal, deslizar lateralmente Habilidades Manipulativas: rebater uma bola estacionária, chutar, quicar, receber, lançar por cima do ombro e rolar a bola no chão. Pontuação: 0 a 1 ponto – critério não observado ou observado.

2 Subteste 1: Habiidades Locomotoras 1. Correr Equipamento/Condições: 60 pés (9m?) de espaço livre, com um cone ou outro marcador qualquer para a criança saber onde deve parar; Critérios de análise: a) Braços se movem em oposição às pernas com cotovelos flexionados. b) Curto período em que ambos os pés estão fora do solo. c) Entrada da aterrissagem com ponta de pé ou calcanhar (isto é, os pés não planos). d) Manter a flexão da perna de não suporte em aproximadamente 90 graus (isto é, perto das nádegas).

3

4

5

6 Subteste 1: Habiidades Locomotoras 3. Saltitar Equipamento/Condições: 15 pés (3m?) de espaço livre. Equipamento/Condições: 15 pés (3m?) de espaço livre. Critérios de análise: Critérios de análise: a) A perna de balanço move-se para frente como um pêndulo. b) O pé da perna de balanço fica atrás do corpo (?) c) Braços flexionados e oscilando para frente para produzir força. d) Saltitar por três vezes consecutivas com o pé preferido e) Saltitar por três vezes consecutivas com o pé não preferido

7

8 Subteste 1: Habiidades Locomotoras 4. Salto sobre obstáculo Equipamento/Condições: 30 pés (6m?) de espaço livre. Equipamento/Condições: 30 pés (6m?) de espaço livre. Critérios de análise: Critérios de análise: a) Decolar com um pé e aterrissar com o pé oposto. b) Um período em que os dois pés fiquem fora do piso por mais tempo que correndo. c) Levar adiante o braço oposto ao pé que salta.

9

10 Subteste 1: Habiidades Locomotoras 5. Salto Horizontal Equipamento/Condições: 10 pés (2,5m?) de espaço livre. Equipamento/Condições: 10 pés (2,5m?) de espaço livre. Critérios de análise: Critérios de análise: a) Movimento preparatório inclui flexão dos joelhos com os braços estendidos atrás do corpo. b) Braços estendidos fortemente para frente e para cima alcançando extensão total acima da cabeça. c) Decolagem e aterrissagem com ambos os pés simultaneamente. d) Braços vão para baixo durante a aterrissagem.

11

12 Subteste 1: Habiidades Locomotoras 6. Corrida Lateral (deslize) Equipamento/Condições: 25 pés (9 m?) de espaço livre. Equipamento/Condições: 25 pés (9 m?) de espaço livre. Critérios de análise: Critérios de análise: a) Corpo voltado lateralmente de forma que os ombros estejam alinhados com o solo. b) Um passo lateral com o pé da frente seguido por um deslize do outro pé para um ponto próximo ao pé da frente. c) Um mínimo de quatro ciclos de deslizes para a direita. d) Um mínimo de quatro ciclos de deslizes para a esquerda.

13

14 Subteste 2: Habiidades Manipulativas 1. Rebater Equipamento/Condições: bastão de plástico, cone adaptado e bola 10,15-15,24 cm. Equipamento/Condições: bastão de plástico, cone adaptado e bola 10,15-15,24 cm. Critérios de análise: Critérios de análise: a) A mão dominante segura o bastão acima da não-dominante. b) O lado não preferido do corpo volta-se para o oponente imaginário, com pés paralelos. c) Rotação de quadril e ombro durante a oscilação. d) O peso do corpo é transferido para o pé da frente. e) O bastão acerta a bola.

15

16 Subteste 2: Habiidades Manipulativas 2. Quicar Equipamento/Condições: bola 20,35-25,4 cm. Equipamento/Condições: bola 20,35-25,4 cm. Critérios de análise: Critérios de análise: a) O contato com a bola é feito, ao nível da cintura, com uma mão. b) Empurra a bola com as pontas dos dedos (não bater nela). c) A bola toca no solo em frente ou ao lado do pé, do lado preferido. d) Mantém o controle da bola por 4 quiques consecutivos, sem movimentar os pés para recuperá-la.

17

18 Subteste 2: Habiidades Manipulativas 3. Receber Equipamento/Condições: bola 15,24- 20,35 cm. Equipamento/Condições: bola 15,24- 20,35 cm. Critérios de análise: Critérios de análise: a) Fase de preparação em que as mãos estão à frente do corpo e os cotovelos flexionados. b) Braços estendem para alcançar a bola à medida que ela chega. c) A bola é recebida somente com as mãos.

19

20 Subteste 2: Habiidades Manipulativas 4. Chutar Equipamento/Condições: bola 20,35-25,4 cm. Equipamento/Condições: bola 20,35-25,4 cm. Critérios de análise: Critérios de análise: a) Aproximação rápida e contínua da bola. b) Um salto ou passo alongado imediatamente antes do contato com a bola. c) O pé de apoio localizado ligeiramente atrás ou na mesma linha da bola. d) Chutar a bola com peito do pé preferido (cadarços do tênis) ou dedos.

21

22 Subteste 2: Habiidades Manipulativas 5. Lançar Equipamento/Condições: bola de tênis, um muro e um espaço livre de 25 pés (7m?). Equipamento/Condições: bola de tênis, um muro e um espaço livre de 25 pés (7m?). Critérios de análise: Critérios de análise: a) O giro é iniciado com movimento da mão/braço para baixo. b) Rotação do quadril e ombro até o momento em que o lado de não lançamento se volta para a direção do arremesso. c) O peso é transferido para o pé oposto à mão de arremesso. d) Finalizando o arremesso, a bola é solta com a mão cruzando diagonalmente o corpo para o lado não preferido.

23

24 Subteste 2: Habiidades Manipulativas 6. Rolar a bola Equipamento/Condições: bola de tênis para crianças entre 3-6 anos e softball para crianças entre 7-10 anos. Equipamento/Condições: bola de tênis para crianças entre 3-6 anos e softball para crianças entre 7-10 anos. Critérios de análise: Critérios de análise: a) A mão preferida oscila para baixo e atrás do tronco com o mesmo voltado para os cones. b) Passo a frente com o pé oposto à mão preferida em direção ao cone. c) Flexão do joelho para abaixar o corpo. d) Soltura da bola próxima ao solo de modo que a mesma não quique mais do que 10 centímetros de altura.

25


Carregar ppt "TGMD-2 Test of Gross Motor Development – 2ª ed Auxilia na identificação de crianças entre 3 e 10 anos que estejam atrasadas, em relação aos seus pares,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google