A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado 1º. Semestre/2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado 1º. Semestre/2008."— Transcrição da apresentação:

1 Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado 1º. Semestre/2008

2 As habilidades motoras rudimentares do bebê são blocos construtores do desenvolvimento mais extenso das habilidades motoras fundamentais no início da infância e das habilidades motoras especializadas na infância posterior.

3 Habilidades Motoras Rudimentares Movimentos Estabilizadores (Estabilidade) Controle da cabeça e do pescoço; Controle da cabeça e do pescoço; Controle do tronco; Controle do tronco; Sentar-se; Sentar-se; Ficar em pé. Ficar em pé.

4 Habilidades Motoras Rudimentares Movimentos Locomotores (Locomoção) Arrastar-se; Arrastar-se; Engatinhar; Engatinhar; Andar (marcha). Andar (marcha).

5 Habilidades Motoras Rudimentares Movimentos Manipulativos (Manipulação) Alcançar; Alcançar; Segurar; Segurar; Soltar. Soltar.

6 Habilidades Motoras Fundamentais Embora relacionada à idade cronológica, a aquisição das habilidades motoras fundamentais maduras não é dependente dela, devido a numerosos fatores inerentes à tarefa, ao indivíduo e ao ambiente. Embora relacionada à idade cronológica, a aquisição das habilidades motoras fundamentais maduras não é dependente dela, devido a numerosos fatores inerentes à tarefa, ao indivíduo e ao ambiente.

7 Habilidades Motoras Fundamentais Por volta do final do 2º. ano de vida, as crianças já devem dominar as habilidades motoras rudimentares desenvolvidas na 1ª. Infância (que serão base para o refinamento e desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais e especializadas nas etapas seguintes). Por volta do final do 2º. ano de vida, as crianças já devem dominar as habilidades motoras rudimentares desenvolvidas na 1ª. Infância (que serão base para o refinamento e desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais e especializadas nas etapas seguintes).

8 Habilidades Motoras Fundamentais As crianças possuem um potencial de desenvolvimento para atingir o estágio maduro da maior parte das habilidades motoras fundamentais por volta dos 6 anos de idade. As crianças possuem um potencial de desenvolvimento para atingir o estágio maduro da maior parte das habilidades motoras fundamentais por volta dos 6 anos de idade.

9 Movimentos Estabilizadores Fundamentais Movimentos Axiais: são movimentos do tronco ou dos membros, enquanto o corpo mantém posição estacionária. Movimentos Axiais: são movimentos do tronco ou dos membros, enquanto o corpo mantém posição estacionária. Ex: inclinar-se, alongar-se, virar-se, balançar-se, alcançar, erguer, empurrar, puxar. Ex: inclinar-se, alongar-se, virar-se, balançar-se, alcançar, erguer, empurrar, puxar. Normalmente há integração com outros movimentos. Normalmente há integração com outros movimentos.

10 Estágio de desenvolvimento dos movimentos axiais (Gallahue,2002).

11 Movimentos Estabilizadores Fundamentais Giro corporal*: rolar para frente, rolar para trás, rolar para os lados. Giro corporal*: rolar para frente, rolar para trás, rolar para os lados. Desvio: rápidas alterações de direção de um lado para outro (bom tempo de reação e velocidade de movimento). Desvio: rápidas alterações de direção de um lado para outro (bom tempo de reação e velocidade de movimento).

12 Estágios de desenvolvimento do rolamento corporal (Gallahue, 2002).

13 Estágios do padrão de desvio (Gallahue, 2002).

14 Movimentos Estabilizadores Fundamentais Equilíbrio em um só pé: medida mais comum de equilíbrio estático. Equilíbrio em um só pé: medida mais comum de equilíbrio estático. Caminhada direcionada: equilíbrio dinâmico. Caminhada direcionada: equilíbrio dinâmico. Apoios invertidos: posturas onde o corpo assume posição de cabeça para baixo. Apoios invertidos: posturas onde o corpo assume posição de cabeça para baixo.

15 Estágios do equilíbrio em um só pé (Gallahue, 2002).

16 Estágios da caminhada direcionada (Gallahue, 2002).

17 Estágios do desenvolvimento de apoio invertido (Gallahue, 2002).

18 Movimentos Locomotores Fundamentais Caminhada: processo de perda e recuperação do equilíbrio; dependente da maturação + estímulos ambientais; rápida evolução; base para outros movimentos. Caminhada: processo de perda e recuperação do equilíbrio; dependente da maturação + estímulos ambientais; rápida evolução; base para outros movimentos. Corrida: forma exagerada de caminhada; fase aérea. Corrida: forma exagerada de caminhada; fase aérea.

19 Movimentos Locomotores Fundamentais Salto de uma determinada altura; Salto de uma determinada altura; Salto vertical; Salto vertical; Salto em distância; Salto em distância; Saltito; Saltito; Galope com deslocamento; Galope com deslocamento; Pulo. Pulo.

20 Movimentos Manipulativos Fundamentais Obs: são movimentos que envolvem aplicação de força aos objetos ou a recepção de força deles; coordenação. Rolamento de bola: boliche. Rolamento de bola: boliche. Arremesso de bola por cima (ombro, cabeça), demanda força e precisão. Arremesso de bola por cima (ombro, cabeça), demanda força e precisão.

21 Movimentos Manipulativos Fundamentais Ato de receber; Ato de receber; Chute; Chute; Ato de aparar; Ato de aparar; Ato de rebater; Ato de rebater; Ato de quicar. Ato de quicar.

22 Aquisição dos padrões fundamentais de movimento Educação Física Escolar – Fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista (Go Tani et al.)

23 Papel da Educação Física no desenvolvimento motor: estruturar o ambiente adequado para a criança, oferecer experiências, promover o desenvolvimento global. INTRANSITIVIDADE: todas as crianças passam pela mesma ordem de estágios (inicial – rudimentar, básico; elementar – intermediário; maduro – avançado); UNIVERSALIDADE: todas as crianças passam por todos os estágios. Depende da experiência motora!!!

24 0 – 6 anos: fase de aquisição; 6 em diante: fase de refinamento, combinação e estabilização. As habilidades adquiridas nos primeiros anos da vida formam a base para a aprendizagem posterior de tarefas mais complexas. Se as habilidades básicas são adquiridas até aproximadamente 6 – 7 anos de idade, após este período, provavelmente nada do que nós aprendemos é totalmente novo.

25 Crianças nos primeiros anos escolares – desenvolver ao máximo as habilidades básicas sem se preocupar com as habilidades específicas. Períodos críticos para aprendizagens de habilidades específicas dependem da maturação (SN) – aprendizagem o momento oportuno!

26 Desenvolvimento cognitivo e suas implicações para a atividade motora Movimento = meio para o desenvolvimento cognitivo. Movimento = meio para o desenvolvimento cognitivo. Aprender o movimento e aprender pelo movimento. Aprender o movimento e aprender pelo movimento. Exploração do ambiente e auto-conhecimento. Exploração do ambiente e auto-conhecimento.

27 Como os movimentos auxiliam o desenvolvimento cognitivo? Indivíduo está em um universo/ambiente em mudança constante; o fato de receber constantes e diferentes estímulos, levo o indivíduo a transformá-los mentalmente, reorganizar-se e utilizá-los em suas ações (movimentos). A diferenciação destas ações nas faixas etárias = desenvolvimento cognitivo! Indivíduo está em um universo/ambiente em mudança constante; o fato de receber constantes e diferentes estímulos, levo o indivíduo a transformá-los mentalmente, reorganizar-se e utilizá-los em suas ações (movimentos). A diferenciação destas ações nas faixas etárias = desenvolvimento cognitivo!


Carregar ppt "Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado 1º. Semestre/2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google